mercado de residuos                    
       
22 Março
5 min de leitura

Como vender resíduos e obter renda com isso?

cover image
A vender resíduos e obter renda com resíduos é um mercado em crescente expansão, inclusive para as pequenas e médias empresas. Confira!
vender resíduos e obter renda

A vender resíduos e obter renda com resíduos é um mercado em crescente expansão, inclusive para as pequenas e médias empresas.Os empresários têm descoberto que é possível lucrar com os resíduos  em vez de criar gastos para descartá-los adequadamente.

No Brasil, em tempos de crise, complementar os rendimentos do negócio, além de evitar o desperdício, é uma chance de incrementar o processo produtivo. A grande dificuldade, no entanto, é estruturar essas negociações e descobrir como vender resíduo. Vejamos!

Leia mais: Como as empresas estão lucrando com a reutilização de sucata de cobre?

gestao de compra e venda de residuos

A oportunidade em números

vender resíduos e obter renda

Segundo estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os brasileiros jogam fora 76 (setenta e seis) milhões de toneladas de lixo. Desse montante, 30% (trinta por cento) poderia ser reaproveitado, no entanto, apenas 3% (três por cento) são destinados à reciclagem. Por causa desse baixo índice de reciclagem, estima-se um prejuízo de cerca de R$ 8 (oito) bilhões por ano.

Na Alemanha, país-modelo de gestão de resíduos, 34% (trinta e quatro por cento) dos detritos são enviados para a incineração e boa parte é transformada em energia.

Gestão ambiental

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estima que, no Brasil, a movimentação das cadeias produtivas envolvidas com resíduos gerem por volta de 22 (vinte e dois) bilhões de reais em receitas por ano. Esse número, que sequer inclui a manipulação de resíduos gerados por hospitais e indústrias, tende a dobrar até o fim deste ano, segundo Carlos Silva Filho, diretor da Abrelpe.

O lixo eletrônico, por exemplo, é um dos resíduos que tem grande potencial de crescimento no mercado de resíduos. Isso porque, em uma tonelada de computadores, por exemplo, existe mais ouro do que em uma tonelada de minério. Segundo o Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, reciclagem do lixo eletrônico tem o potencial de gerar dez mil empregos e fomentar R$ 700.000.000,00 (setecentos milhões de reais) na economia brasileira.

Além disso, o padrão de vida do cidadão brasileiro tem sido modificado muito nos últimos anos, e o seu poder de consumo aumentou. A propósito, mesmo em um cenário econômico crítico, o poder de consumo dos brasileiros em 2020 deverá ser 60% (sessenta por cento) mais alto em relação a 2010, de acordo com estudos da McKinsey,

Segundo o Banco Mundial, em 2025 cada brasileiro deverá produzir 584 (quinhentos e oitenta e quatro) quilos de lixo urbano. Isso representa acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em apenas 20 (vinte) anos. Nesse mesmo intervalo, a produção de resíduo mundial aumentará 25% (vinte e cinco por cento).

Isto é, temos um campo de oportunidades particularmente promissor. Visualizar bons negócios onde a maioria das pessoas enxerga apenas entulho pode ser a porta para um efetivo incremento lucrativo.

Saiba mais: Como sua empresa pode gerar renda reciclando lâmpadas?

Mercado de Resíduos

Um dos maiores entraves desse tipo de negociação é a desorganização da rede de articulação de contatos entre os geradores (vendedores), transportadores, tratadores e interessados no reprocessamento da matéria-prima (compradores).

Nesse contexto, a utilização do Mercado de Resíduos, uma espécie de “MercadoLivre dos resíduos”, facilita as negociações. Assim a pergunta clássica “como vender resíduo?” casa-se com o interesse de outros em comprá-lo. E o mais interessante é que, atualmente, embora o maior volume de resíduos negociados seja oriundo de grandes empresas, o maior número de usuários é formado pelas micro e pequenas empresas.

Confira também: Como obter lucro utilizando restos de alimentos para fazer adubo?

Mas afinal, o que é Mercado de Resíduos?

Mercado de Resíduos é uma plataforma eletrônica de oferta e busca de resíduos. Utilizando-o você terá como vender resíduo, mas também poderá trocar e comprar, além de contratar fornecedores para transporte e tratamento.

A plataforma gera valor transformando o resíduo em matéria-prima que possa ser aproveitada no processo produtivo de outras empresas e, ainda, estimula a destinação correta dos resíduos, minimizando impactos ambientais.

Os resíduos mais negociados são plástico, borracha, papéis e materiais eletrônicos.

Com o Mercado de Resíduos, o processo de negociação de resíduos é facilitado e estruturado, viabilizando as negociações de forma prática, rápida e eficiente.

Leia: Quatro dicas para empreender com reciclagem de óleo de cozinha

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Quais as vantagens desse método?

São várias as vantagens de utilizar esse mercado. Dentre elas podemos citar:

  • Reduz os gastos com transporte e disposição em local apropriado, seguindo a legislação vigente;
  • Auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos;
  • Evita a saturação de aterro e lixões e os gastos, privados e públicos;
  • Evita contaminação de solo, água e ar;
  • Reduz a proliferação de vetores de doenças, que se reproduzem nos amontoados de resíduos;
  • Gera lucro com algo que seria descartado.

Como funciona o processo de oferta e demanda?

A plataforma da VGR integra empresas geradoras de resíduos, aquelas que desejam reutilizar os resíduos em seus processos e as demais que são capacitadas, e devidamente licenciadas, a transportar e/ou tratar.

São milhares de empresas de todo Brasil em um único lugar com acessibilidade 24 (vinte quatro) horas por dia, de qualquer lugar do mundo. Um ambiente propício para criar oportunidades e otimizar a gestão das organizações para melhor aproveitamento e destinação dos resíduos.

Viabiliza-se uma comunicação simplificada entre os interessados tanto em comprar como vender resíduos com ambiente específico de troca de mensagens e negociação de valores e condições de entrega e pagamento.

O sistema oferece, ainda, a completa gestão das transações gerando histórico personalizado de negociações, relatórios de compra, venda e oferecimento de serviços, além de acompanhamento dos processos pela atualização do status.

Como participar?

As empresas cadastradas ativam seus anúncios e aguardam o contato de interessados.

O comprador tem acesso gratuito para visualização e cadastro de resíduos, com opção de contratação de funcionalidades exclusivas. O vendedor tem opções de contratos semestral e anual. Os fornecedores podem firmar contratos mensais para veiculação de anúncio.

Na plataforma do Grupo Verde Ghaia somente empresas que estejam em conformidade com as legislações são aceitas para compor o quadro de negociantes. Isto é, você tem segurança e confiabilidade nos serviços realizados e vendas acordadas.

Descubra quais as oportunidades mais apropriadas para o seu tipo de negócio. Clique abaixo e conheça mais a respeito! Gerenciamento de resíduos

seta para cima