gestao de residuos                    
       
16 Maio
5 min de leitura

3 alternativas para o descarte correto de resíduos têxteis

cover image
O descarte correto de resíduos têxteis além de ser uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente é lei e se não cumprida pode ser passiva de ações penais. Saiba mais!
VG Resíduos: descarte correto de resíduos têxteis

O descarte correto de resíduos têxteis, além de ser uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente, é lei, que, se não cumprida, pode ser passiva de ações penais. Por falta de conhecimento ou por negligência muitas empresas descartam esses resíduos sem um tratamento adequado ou não buscam alternativas ambientalmente correta para destiná-los.

Os resíduos têxteis são todo material derivado de sobra e resto da produção, que não possui mais utilidade após determinado processo. Geralmente são descartados e tratados como indesejáveis e a geração desse resíduo acaba sendo inevitável.

Diante disso, a gestão de resíduos para indústria têxtil representa que esta empresa adotará um conjunto de ações ambientalmente adequadas nas etapas de coleta. Essas ações são: armazenamento, transporte**,** tratamento, destinação final e disposição final . E tem o objetivo de minimizar os efeitos adversos que o resíduo pode causar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

Então, vamos descobrir algumas alternativas para o descarte correto dos resíduos têxteis?

Gestão ambiental

1º Reutilize as sobras dentro do próprio processo

VG Resíduos: descarte correto de resíduos têxteis

Tentar minimizar ao máximo a geração de resíduos têxteis  é o ideal. No entanto, sabemos que sua geração é inevitável. Sempre haverá restos de produção. O que é importante para as indústrias têxtil é destinar os resíduos gerados de forma ambientalmente correta.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) do Ministério do Meio Ambiente, a reutilização é a terceira prioridade no gerenciamento de resíduos.

A organização pode reutilizar o retalho dentro do próprio processo produtivo. Através da reutilização a empresa reduzirá o custo e volume para dispor os resíduos em aterro sanitário. Além disso, será possível criar uma linha de produtos alternativos onde possam ser encaixadas as sobras.

Algumas empresas que reutilizam os resíduos têxteis em seus processos conseguem até o mesmo lucro ou até mais com uma peça feita a partir das sobras.

Saiba mais: como as empresas podem resolver o problema para gerar menos resíduos.

2º Recicle os resíduos têxteis

Há muitas empresas de reciclagem que transformam resíduos têxteis em novos produtos e existem vários métodos para isso. Normalmente eles serão processados novamente e transformados em tecido ou fios.

Hoje encontramos inúmeros outros segmentos que utilizam os resíduos têxteis em seus processos. São eles:

  • centros automotivos: utilizam para limpeza de peças, o que, além de economizar na compra de panos, diminui resíduos;
  • fabricação de produtos esportivos: fazem enchimento dos sacos de pancadas com tecidos descartados;
  • diversos artesãos: podem utilizar para fazerem bijuterias, objetos de decoração, obras de arte, entre outros produtos.

Através do Mercado de Resíduos a empresa encontram outras organizações que possuem o interesse de comprar os resíduos têxteis gerando em seus processos.

Leia também: como ganhar dinheiro com resíduos da indústria têxtil.

3º Doe os resíduos têxteis

VG Resíduos: descarte correto de resíduos têxteis

Outra alternativa de descartar dos resíduos têxteis sem causar problemas para o meio ambiente e para o bolso da empresa são as doações para ONGs.

Essas ONGs utilizam as doações para criar artesanatos e vendê-los para obter renda extra. Com isso contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Muitas se responsabilizam pela coleta e transporte dos resíduos, o que se torna ótimo para o controle de despesas da empresa. A doação dos resíduos têxteis é uma ação de responsabilidade social da organização.

Além disso, essa maneira ambientalmente correta de descarte de resíduos pode ser um marketing inteligente e positivo para empresa. Pois, a empresa demonstra para o consumidor a sua preocupação com a preservação ambiental.

Soluções conscientes para o descarte correto de resíduos têxteis

VG Resíduos: descarte correto de resíduos têxteis

Abaixo listamos soluções conscientes para o descarte correto dos resíduos têxteis. São apresentados alguns projetos que dão um destino ambientalmente correto para as sobras de fabricação.

Ecotece

A Ecotece é uma organização não governamental que desenvolve produtos sustentáveis e práticas educativas.  Visa promover a conscientização a respeito da importância de reutilizar resíduos e diminuir o descarte em aterros sanitários.

A ONG adquire os retalhos descartados pelas indústrias têxteis e os reaproveitam para produzir camisetas, ecobags e diversos outros produtos.

Confira: Aterros sanitários: porque eles devem ser evitados?

Retalho Fashion

Essa ideia foi criada pela Sinditêxtil do Estado de São Paulo – Sindicato da indústria de fiação e tecelagem. Surgiu justamente pela dificuldade das empresas do setor descartar corretamente os resíduos têxteis.

Eles conscientizam as empresas sobre a importância do descarte organizado dos retalhos, separando-os por composição (algodão, poliéster, polipropileno, etc.), cor e tamanho. Recolhem os retalhos reparados e os destinam para reciclagem para transforma-los em fibras.

Dois fatores incentivaram o sindicato a inserir esse projeto no Estado. O primeiro foi à promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece o fim dos lixões e a importância de reduzir o volume de lixo disposto nos aterros sanitários. E o outro fator foram as medidas que prevê a devolução de produtos pós-consumo ao fabricante.

O descarte correto dos resíduos têxteis além de ser muito fácil de ser realizado, já que não necessita de técnicas complicadas, ainda pode trazer vários benefícios a sua empresa. Uma delas é o reconhecimento da marca da organização no mercado como uma empresa ambientalmente correta. Basta apenas se adequar e tomar os devidos cuidados de coleta e separação para que não haja contaminação do tecido e assim ele possa ser reaproveitado.

Uma indústria têxtil que não realiza a gestão dos seus resíduos perde muitas oportunidades, principalmente de realizar negócio com novos clientes. Também, para aquelas que desejam implantar um Sistema de Gestão Ambiental com a ISO 14001, norma da ABNT, não consegue a certificação por não atenderem os quesitos da norma.

Vale lembrar que é crime ambiental causar poluição ou danos à saúde humana, à fauna e a flora, com pena de reclusão de um a cinco anos além das demais penalidades civis e administrativas se forem despejados resíduos sólidos sem o adequado tratamento.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Gestão de resíduos para Indústria Têxtil: tudo que você precisa saber

Gerenciamento de resíduos
seta para cima