4 passos para localizar geradores de resíduos inertes

4 passos para localizar geradores de resíduos inertes
Avalie este post

localizar geradores de resíduos inertes

O setor de tratamento de resíduos tem potencial para transformar resíduos em lucro. Contudo, para localizar geradores de resíduos inertes, as empresas enfrentam algumas barreiras.

Sem dúvida, um dos principais objetivos das empresas é o lucro. Sem o lucro se manter no mercado e investir em melhorias de qualidade para seus clientes se torna uma tarefa árdua. No entanto, as empresas parecem não enxergar uma oportunidade de lucrar com os resíduos inertes gerados em seus processos.

O resíduo inerte que era considerado prejuízo para muitos tem se tornado fonte de lucros para várias outras organizações. Algumas, inclusive, utilizam os resíduos com matéria prima ao invés de utilizar recursos naturais. O que se tornou um grande desafio: encontrar resíduos que cada tipo de negócio precisa.

Então, vamos descobrir os passos para localizar fornecedores de resíduos inertes.

Desafios para localizar geradores de resíduos inertes

localizar geradores de resíduos inertes

As empresas especializadas que ganham dinheiro com os resíduos enfrentam alguns desafios:

Entre esses desafios, temos as seguintes questões:

  • onde encontrar os resíduos inertes?
  • como descobrir empresas que geram continuamente uma quantidade considerável de resíduos inertes?
  • existe algum processo confiável e seguro para localizar os fornecedores de resíduos inertes?

Com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da lei 12.305/10, os geradores se preocupam com as formas de destinar seus resíduos de forma ecologicamente correta. A lei determina que o gerador busque alternativas para destinar o resíduo protegendo o meio ambiente. A PNRS através dessas determinações trouxe várias vantagens para que os tratadores aumentassem seus lucros negociando os resíduos de outras organizações. Porém, onde localizar esses fornecedores?

Para responder os questionamentos há alguns métodos práticos e simples que podem ser adotados pelas tratadoras.

Vamos saber cada uma delas e localizar o fornecedor ideal de resíduo inerte?

1º passo: Mercado de resíduos

localizar geradores de resíduos inertes

Atualmente, a popularização da internet para compra e venda de qualquer produto se tornou a melhor opção para a empresa localizar fornecedores de resíduos inertes.

As vantagens em utilizar a internet são o ganho de tempo e poder maior de negociação, pois é possível realizar uma pesquisa rápida e identificar vários fornecedores de resíduos inertes.  Antes da internet, era necessário deslocamento até o gerador, horas e horas em ligações telefônicas e longas reuniões presenciais para realizar grande parte das relações comerciais.

A internet trouxe um processo de compra e venda rápido acabando com a perda de tempo.

Hoje é possível localizar fornecedores de resíduos inertes a partir de paginas da internet que reúnem não apenas uma ou duas, mas várias empresas que precisam de alguma forma destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta. O Mercado de Resíduos é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de resíduos. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

Para localizar fornecedores de resíduos inertes ideais é vantajoso aderir uma plataforma que reúna as empresas dispostas a venderem seus resíduos.

A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa especializada no tratamento de resíduos aumentar seu lucro.

Além do mais, o mercado de resíduos trás algumas vantagens. Entre elas:

  • contribui para o desenvolvimento sustentável do País;
  • reduz impactos socioambientais;
  • minimiza a utilização de recursos;
  • fomenta a economia com novas opções de produtos;
  • incentiva novas tecnologias;
  • aumenta a vida útil de aterros;
  • contribui para a criação de alternativas tecnológicas de menor custo.

É uma excelente alternativa que beneficia a todos, gerador e comprador.

2º passo: Procure pela internet geradores

A internet é válida para localizar fornecedores de resíduos inertes. Hoje são comercializados um vasto leque de ofertas de resíduos.

Portanto, pesquise os possíveis setores da economia que gere resíduos através do Google.

Após identificado os fornecedores entre em contato e mostre os diferenciais em tratar resíduos inertes ao invés somente de descarta-los em aterros.

Saiba também como demonstrar seus diferenciais como tratador de resíduos perigosos.

3º passo: Negocie com cooperativas de catadores

localizar geradores de resíduos inertes

Outra forma usada por muitos para encontrar resíduos inertes é a partir das cooperativas de catadores de resíduos.

As cooperativas ganharam muito com a valorização da consciência ecológica das empresas, reforçada pela obrigatoriedade da destinação correta dos resíduos. Por isso, também, aumentaram seu poder de negociação.

Como as cooperativas são organizações focadas no recebimento de resíduos, a empresa terá mais facilidade para comprar quantidades mais fixas desses materiais.

As cooperativas se tornaram uma excelente fornecedora de resíduos, mesmo muitas possuindo um fluxo de resíduos variável. No entanto, esse problema é fácil de ser resolvido, pois muitos realizam pré-acordos com seus clientes garantindo um fornecimento mínimo de resíduos.

Além disso, ao adquirir resíduos inertes das cooperativas a empresa estará contribuindo para o desenvolvimento social, uma vez que essas cooperativas geram emprego a muitos trabalhadores.

Leia também: Como se destacar sendo um especialista no tratamento de resíduos.

4º passo: Procure nos leilões de resíduos

localizar geradores de resíduos inertes

Uma novidade que surgiu há pouco tempo foi os leilões de resíduos. Nesses leilões grandes empresas organizam leilões para vender seus resíduos.

A ideia desses leilões é a mesma que os leilões comuns possuem: a disputa por resíduos junto a outras concorrentes. É dado um lance mínimo e os concorrentes disputam o resíduo oferecido ofertando outros valores. O concorrente que dê o maior lance leva o material.

Os leilões são divulgados nos sites das empresas e também nos noticiários e podem ocorrer tanto pela internet quanto presencialmente.

Essa é uma boa forma de localizar fornecedores de resíduos inertes e adquirir a um preço acessível.

Em um cenário cada vez mais competitivo, é ideal que a empresa especializada em tratamento de resíduos saiba se posicionar. É importante que elas busquem alternativas para localizar fornecedores de resíduos inertes que forneçam uma quantidade mínima necessária. Assim, esperamos que as quatros dicas dadas neste artigo possam ajudar a sua empresa localizar fornecedores de resíduos inertes no mercado.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo em nosso blog: 6 dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019