materiais reciclaveis                    
       
17 Agosto
5 min de leitura

5 dicas para sua empresa gerar renda com a reciclagem de papelão

cover image
A possibilidade de gerar renda com reciclagem de papelão, alumínio, entre outras, tem crescido bastante atualmente. Saiba mais!
reciclagem de papelão

A possibilidade de gerar renda com reciclagem de papelão, alumínio, entre outras, tem crescido bastante atualmente. Muitas empresas de reciclagem têm surgido, o que se deve, principalmente, pela reciclagem de papel, papelão, sucata e alumínio.

Nas últimas décadas, avanços tecnológicos permitiram a reciclagem de muitos materiais, que até então eram descartados como lixo. Estes avanços provocaram um aumento expressivo da quantidade de empresas que coletam materiais para serem destinados à reciclagem, elevando a competição no setor e exigindo que tais organizações implementassem estratégias para se manterem fortes em seus mercados.

Vamos dar a seguir, 5 dicas para que sua empresa possa gerar renda com a reciclagem de papelão, um material cujo mercado é muito consolidado.

Saiba mais: como gerar renda com compostagem de resíduos de jardinagem?

1 – Estruture um processo que ofereça vantagens aos geradores

reciclagem de papelão

A primeira ação a ser tomada para se destacar no mercado de captação de resíduos, especialmente na reciclagem de papelão, é oferecer um processo que dê vantagens ao gerador. No caso, condições diferenciadas de recepção do material, transporte e a emissão de todos os certificados de destinação são fundamentais para se distinguir dos demais compradores.

Em geral, geradores de resíduos não têm nestes materiais, sua operação principal, então o tratador que oferecer o melhor processo para retirar os descartes é quem irá se destacar na visão do gerador. Não é só o preço que importa para as empresas que precisam destinar seus resíduos, fatores como flexibilidade, disponibilidade, e documentação regular são muito importantes.

Para o caso dos geradores de papelão, é necessário que o tratador ofereça um suporte para a coleta do material, pois em geral, os resíduos ocupam um volume muito grande, o que pode até prejudicar a operação do gerador. Portanto, para gerar renda com a reciclagem de papelão, o primeiro passo é oferecer vantagens ao gerador do resíduo.

Gerenciamento de resíduos

2 – Atualize com frequência os perfis das redes sociais

reciclagem de papelão

Uma excelente estratégia para captação de fornecedores de resíduos para reciclagem é a divulgação das ofertas de compras nas redes sociais. Hoje, muitas empresas buscam em canais como o Facebook e o Linkedin, parceiros comerciais. Neste sentido, se sua organização mantém um perfil bem atualizado, com muitos seguidores e postagens constantes, as chances de ela ser achada são maiores.

As redes sociais são uma forma eficiente e barata (muitas vezes gratuita) para obter resíduos e gerar renda com reciclagem de papelão.

Leia também: como destinar e tratar corretamente resíduos de origem animal?

3 – Utilize uma plataforma para ajudar com a reciclagem de papelão

reciclagem de papelão

Das estratégias que podem ser utilizadas para se destacar na reciclagem de papelão e outros materiais, de longe, a mais eficaz é o uso de uma plataforma específica para a captação de resíduos. Uma das que tem se destacado fortemente no Brasil é o Mercado de Resíduos, um software versátil, online e eficiente na tarefa de unir geradores e tratadores.

O Mercado de Resíduos possibilita que leilões sejam feitos para a comercialização de vários tipos de descartes ou serviços de tratamento. Assim, empresas geradoras podem encontrar tratadores e vice-versa. A utilização é simples e barata, ajudando não só na operação comercial, mas também na obtenção de informações do mercado.

Confira: como a Gestão de Resíduos Auxilia Sua Empresa a Afastar Passivos Ambientais?

4 – Esteja em conformidade com a legislação do setor

reciclagem de papelão

Foi-se o tempo em que era possível ganhar muito dinheiro com negócios informais de compra e venda de resíduos. Nos mercados onde a compra é pulverizada e os maiores vendedores são pessoas físicas, ainda é possível este tipo fenômeno. Mas nos segmentos onde os fornecedores de resíduos são indústrias ou empresas de grande porte, é cada vez mais difícil operar sem comprovar a total adequação à legislação vigente.

Os órgãos de fiscalização estão cobrando das empresas, o certificado de destinação dos materiais gerados, além do inventário de resíduos e histórico de descartes. Isso as obriga a destinar seus materiais com empresas habilitadas, licenciadas e com estrutura para fornecer toda a documentação solicitada.

Portanto, para gerar renda no mercado de reciclagem de papelão, bem como de outros resíduos, perigosos ou não, o fornecimento da documentação exigida pela legislação é fundamental. Não são poucos os negócios que são fechados comercialmente, mas acabam sendo inviabilizados por questões burocráticas.

Uma maneira de adequar a operação de resíduos ás exigências legais é utilizar um software que garanta que os processos estão regulares e que emita toda documentação obrigatória para cada tipo de resíduo. Assim é o VG Resíduos, uma ferramenta exclusiva para gerenciamento de resíduos e que gera todos os documentos exigidos por lei de maneira automática, privando a empresa de retrabalho e de não conformidades legais.

Gestão ambiental

5 – Invista em tecnologias inovadoras que reduzam seus custos

Com a competição acirrada no mercado de compra de resíduos, se destacarão as empresas que oferecerem as melhores condições, tanto operacionais quanto comerciais. Por isso, investir em maquinários que reduzem custos e o tempo de processamento é fundamental para se gerar renda com reciclagem de papelão. Os grandes geradores querem enviar seus materiais para quem puder atendê-los em escala, com baixos custos unitários e prazos competitivos.

O investimento em tecnologia também é útil para melhoria do resultado interno, uma vez que a empresa pode operar com custos mais baixos e garantir um lucro excedente na venda do material às indústrias de reciclagem.

Gerar renda com reciclagem de papelão não é uma tarefa simples, pois o mercado de compra está com disputas acirradas entre os tratadores. Contudo, com ferramentas adequadas para gestão (VG Resíduos) e aquisição (Mercado de Resíduos), a organização pode obter vantagens competitivas e aumentar sua força tanto na compra, quanto na revenda dos descartes dos materiais mais diversos.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

Gerenciamento de resíduos
seta para cima