reciclagem de residuos                    
       
4 Junho
5 min de leitura

6 dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

cover image
Em um cenário cada vez mais competitivo, é fundamental saber algumas dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado e captar mais clientes. Leia!
tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

Em um cenário cada vez mais competitivo, é fundamental se posicionar e se destacar para obter melhores resultados. Logo, separamos abaixo algumas dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado e captar mais clientes.

Nos últimos anos, a legislação ambiental passou a ficar cada vez mais rigorosa, bem como a fiscalização por parte dos clientes das indústrias que passaram a exigir que o processo delas fosse ambientalmente adequado. Com isso, um grande número de empresas ingressou no mercado de tratamento de resíduos, oferecendo soluções para o acondicionamento e destinação dos materiais descartados pelas empresas.

Mas, devido a este aumento, a concorrência no mercado de tratadores também aumentou vertiginosamente, forçando às empresas competidoras a adotarem alguns diferenciais para a captação de novos clientes geradores de resíduos. Confira!

Leia também: Quais leis influenciam o tratamento de resíduos e o seu negócio?

Dica 1: Mantenha as licenças da empresa atualizadas

tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

O primeiro passo para não fazer feio na hora de captar novos clientes é manter todas as licenças ambientais e operacionais em dia. Uma empresa com licenças vencidas ou com vencimento próximo, porém sem protocolo de renovação, dificilmente conseguirá se destacar no mercado de resíduos.

Isso ocorre porque os geradores de resíduos precisam comprovar aos órgãos ambientais responsáveis, que eles estão destinando seus materiais para locais devidamente licenciados e caso isso não esteja sendo feito, são passiveis de alguma sanção ou até mesmo responsabilidade solidária em caso de ocorrências que envolvam seus materiais.

Este item não é um grande “diferencial”, afinal de contas, todas as empresas estão obrigadas a atendê-lo, contudo, sem ele a empresa será imediatamente descartada de qualquer possibilidade de contratação, por isso o colocamos logo na primeira dica para um tratador de resíduos que quer se destacar no mercado.

Gestão ambiental

Dica 2: Utilize as redes sociais

tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

Uma excelente maneira para captar clientes é a utilização das redes sociais. Sua empresa pode se destacar ao compartilhar conteúdo relevante sobre a atividade prestada e também ao exibir suas características inovadoras para o mercado.

É possível postar conteúdos em texto, foto e vídeo, que demonstrem a operação de tratamento de resíduos, bem como o emprego de novos equipamentos e tecnologias modernas, sempre dando destaque às vantagens para os possíveis clientes.

Através das redes sociais é possível também fazer contato direto e ativo com possíveis geradores de resíduos, os quais poderão ter uma boa primeira impressão da empresa ao visitarem seu perfil.

Hoje em dia, as principais redes para este tipo de ação são o Linkedin e o Facebook, contudo, outras redes como o Instagram têm ganhado muito espaço. O que é ótimo para que a empresa deixe de usar apenas a tradicional divulgação por e-mail.

Saiba mais: Cinco vantagens de se realizar o tratamento biológico de resíduos orgânicos

Dica 3: Invista em novas tecnologias

Aliado às constantes divulgações nas redes sociais, deverá estar o investimento em novas tecnologias que representem vantagem para o gerador de resíduos. Isso aumentará muito as chances de um tratador se destacar.

Por exemplo: se as empresas de reciclagem de fios elétricos de uma região, realizam a separação manual entre o plástico e o cobre, sua empresa pode adquirir uma máquina de separação automática e repassar a vantagem de sua utilização para o gerador, sejam em divulgação de processo ambientalmente adequado, seja em melhores preços para a compra dos materiais.

Todo investimento em novas tecnologias deve ser tratado como destaque nas campanhas de divulgação da empresa, pois os geradores de resíduos considerarão os diferenciais do tratador na hora de contratar o serviço.

Dica 4: Utilize uma plataforma para mostrar seus diferenciais

A melhor maneira de se destacar como tratador no mercado de resíduos é, sem dúvida, aparecer justamente para as empresas que estão precisando do serviço logo de imediato. Assim, a empresa pode utilizar plataformas que conectem geradores a tratadores e que mostrem quais os resíduos estão disponíveis para tratamento.

Neste sentido, a plataforma Mercado de Resíduos tem se destacado no Brasil, uma vez que reúne milhares de tratadores e indústrias de todos os portes, permitindo que os geradores façam leilões de seus materiais e que os tratadores deem lances nos resíduos cadastrados, assim, os geradores conseguem destinar corretamente seus descartes e os tratadores alcançam novos clientes.

A plataforma Mercado de Resíduos tem sido um diferencial muito grande para tratadores de vários tipos de resíduos na hora de conseguir novos clientes ou serviços.

Comprar Resíduos

Dica 5 : Informatize todo o processo

tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

Algo que é realmente um grande diferencial para tratadores de resíduos no cenário atual do mercado brasileiro, é a informatização da gestão do processo. Quase todas as empresas utilizam o velho Excel para gerenciar o que entra e sai da operação, bem como para gerar documentos de controle e manifestos de transporte.

Um software como o VG Resíduos pode ajudar muito a empresa e ainda se sair como um diferencial no mercado de tratadores, pois é possível que todos os clientes sejam cadastrados, cada um com seu acesso privado.

Desta maneira, todos os resíduos destinados por cada gerador serão acessíveis online e poderão ter seus comprovantes baixados a qualquer momento, gerando muito mais confiabilidade para os clientes.

Dica 6: Garanta a rastreabilidade dos resíduos tratados

tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

Grande parte das indústrias brasileiras já é certificada pela ISO 14001, muitas outras que não são certificadas já procuram atender aos requisitos da norma, um deles é a rastreabilidade dos resíduos, isto é, a organização deve saber exatamente o que foi feito com o material, mesmo após ele ter deixado sua planta produtiva.

Assim, se o tratador garante a rastreabilidade dos resíduos –através de um software como o VG Resíduos por exemplo-, ele terá muito mais chances de se destacar no mercado de destinação industrial.

Em um cenário cada vez mais competitivo, é ideal que cada tratador de resíduos saiba se posicionar e destacar aquilo que o diferencia dos demais na tentativa de atrair os clientes. Fatores como custo do serviço e qualidade da prestação são fundamentais, uma vez que estamos falando de organizações com processos bem estabelecidos quanto à seleção de fornecedores. Assim, esperamos que as dicas dadas neste artigo possam ajudar a sua empresa a obter destaque no mercado de tratadores de resíduos.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Precisa se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como se destacar sendo um especialista no tratamento de resíduos

Gerenciamento de resíduos
seta para cima