6 formas de aplicar a sustentabilidade nas empresas

31/07/2020

A sustentabilidade é uma temática cada vez mais debatida nas esferas sociais. Afinal, as questões ambientais e os impactos causados pelas ações humanas podem influenciar na redução da qualidade de vida e afetar o futuro das próximas gerações.

Dessa forma, é importante mencionar que a sustentabilidade deve ser encarada de forma responsável, a fim de minimizar os efeitos nocivos no meio ambiente. Por isso, muitos empresários passaram a debater as maneiras de contribuir com a vida útil da natureza.

Com isso, podemos afirmar, com segurança, que é possível, sim, aplicar a sustentabilidade em empresas e comércios sem realizar grandes investimentos. Na verdade, as práticas sustentáveis exigem uma mudança de postura e alterações de hábitos cotidianos.

Pensando na importância da sustentabilidade para o desenvolvimento do meio ambiente, preparamos este post. Nele, você, empreendedor, verá 6 dicas práticas para aplicar atitudes que vão deixar a sua empresa mais verde. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe:

##1. Reduza o consumo de materiais descartáveis Certamente você já deve ter ouvido ou até mesmo lido que a produção de um copo descartável exige 500 ml de água, certo? Por isso, que tal substituir o tradicional copo por uma caneca? Ou mesmo por um componente biodegradável?

Para se ter ideia, consumir os dois litros de água recomendado por dia é necessário 10 copos de 200 ml. Ou seja, quanto maior o consumo, maior os resíduos que tem a natureza como destino.

Dessa forma, além de minimizar os impactos ambientais e diminuir os resíduos tóxicos, é possível gerar economia para a empresa. Em média, uma companhia com 200 pessoas usa 60 mil copos por ano. Dinheiro que poderia ser aplicado em ações estratégicas.

Para alterar essa realidade, você pode incentivar o uso de canecas e materiais biodegradáveis. Você pode até fornecer um brinde ou uma recompensa para aqueles que contribuírem.

2. Evite o desperdício de água

De acordo com especialistas, a água é um dos recursos que ficará escasso nas próximas décadas. Para evitar essa triste realidade, é muito importante aplicar medidas que mudem as formas de utilização desse recurso.

Com isso, é fundamental desenvolver novos hábitos de consumo e ficar atento a alguns pontos, como:

Vazamentos na rede hidráulica; Torneiras defeituosas; Utilização do aquecedor de água elétrico; Entre outros.

Além disso, é preciso promover uma campanha interna sobre a demanda de consumo da água. Assim, conscientizar os colaboradores em relação ao uso deste recurso, com dicas como: escovar os dentes com a torneira fechada, tomar banhos rápidos, etc.

Mas, engana-se quem pensa que isso é o suficiente. É interessante reutilizar a água da chuva para limpar os espaços e até mesmo os arredores da empresa. Isso pode ser feito por meio de sistemas a tribulações.

3. Substitua as lâmpadas incandescentes por LED

Outro pilar da sustentabilidade são as formas de iluminação. Sendo assim, é importante destacar que as lâmpadas fluorescentes possuem uma série de benefícios e já levam vantagens sobre as incandescentes.

Em resumo, os itens fluorescentes têm uma vida útil 10 vezes maior que as incandescentes, são mais econômicas e ainda diminuem a emissão de gás carbônico na atmosfera. Mudar de uma para outra pode resultar em uma economia de 60% na conta de energia elétrica.

Contudo, se você busca por uma economia significativa, o ideal é apostar nas lâmpadas de LED, que duram 50 vezes mais que as incandescentes e geram uma economia de 80% na sua conta de luz!

4. Estimule o uso do transporte alternativo

Você sabia que muitas organizações instalam bicicletários no estacionamento? Essa é uma forma muito eficiente de incentivar a sustentabilidade e o uso do transporte alternativo que, nesse caso, estamos falando da bicicleta.

Por mais que pareça complicado, não é preciso definir um local enorme para armazenar bicicletas, basta escolher um cantinho com tela alambrado para que o colaborador possa trocar de roupa e promover essa iniciativa.

No entanto, caso isso não seja possível, muitas cidades já contam com a locação de bicicletas por um valor bem acessível. Outra alternativa é estimular a carona solidária. Para isso, promova um horário de trabalho flexível para que os funcionários adotem essa ação.

5. Invista em fontes de energias renováveis

Engana-se quem pensa que os tradicionais painéis solares exigem o mesmo investimento de antigamente. Na verdade, já é possível encontrá-los por um preço bem acessível e que caiba no orçamento.

Se a sua empresa possui uma área de produção de esteira transportadora, por exemplo, este é o local ideal para instalar um painel solar a reduzir custos. Há companhias de energia que chegam a dar descontos ou até mesmo reutilizar a produção extra para o bairro em questão. Busque por informações.

Além disso, incentive os colaboradores a manterem as janelas abertas a fim de promover a iluminação natural. Assim, é possível diminuir o consumo de energia elétrica e gerar um ambiente de trabalho mais confortável, aconchegante e natural.

6. Busque fornecedores que atuam com a sustebtaviliade

Por fim, já que você começou a aplicar a sustentabilidade na sua empresa, que tal buscar por fornecedores que também partilham da mesma preocupação e iniciativa? Atualmente, existem uma série de normas e certificações para nichos que adotam essa prática.

Portanto, as práticas sustentáveis são essenciais para minimizar os impactos ambientais e gerar um ambiente mais limpo, saudável e agradável de viver. Como empreendedor, você deve ser o primeiro a alterar os hábitos!

Gostou do nosso post sobre como aplicar a sustentabilidade em empresas? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!