gerenciamento de residuos                    
       
29 Outubro
8 min de leitura

6 medidas para a redução da geração de resíduos na sua empresa

cover image
Os resíduos quando não gerenciados, controlados e monitorados geram grandes impactos ambientais. Por isso é necessário adotar medidas para a ... Leia!
6 medidas para a redução da geração de resíduos na sua empresa

Os resíduos quando não gerenciados, controlados e monitorados geram grandes impactos ambientais. Por isso é necessário adotar medidas para a redução da geração de resíduos. Entre essas medidas têm práticas e estratégias sustentáveis de otimização, redução de desperdício, melhoria de processos, que contribuirão para redução de custos e consequente aumento de lucro na sua empresa. Confira!

Uma das estratégias mais empregadas na redução da geração de resíduos é a aplicação da Política 5R’s: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Esta é a estratégia que possui maior potencial para redução da geração de resíduos. Isto porque é mais seguro e menos custoso prevenir do que controlar os impactos.

Outra é a gestão de resíduos, que viabiliza as ações de triagem dos resíduos recicláveis e reutilizáveis, contribuindo assim para a redução dos níveis de poluição ambiental. Comumente reduz a utilização dos recursos naturais através da economia de energia e matérias-primas – ações que contribuem bastante para o desenvolvimento sustentável.

Veja agora o que abordaremos neste artigo:

  • quais as medidas para a redução da geração de resíduos
  • redução de resíduos na fonte
  • reutilização dos insumos
  • reciclagem: recuperação da matéria
  • melhorias no processo
  • 5S – Programa de redução de resíduos
  • gestão de resíduos
  • casos de especiais: resíduos tóxicos ou perigosos
  • como implantar a Política 5R’s na sua empresa

Medidas para a redução da geração de resíduos

medidas para a redução da geração de resíduos na sua empresa

Pensando em como podemos ajudar a sua empresa a desenvolver uma política sustentável, separamos seis medidas simples para diminuir resíduos. Essas medidas contribuem para tornar sua empresa mais ecologicamente correta.

As medidas mais adotadas são:

Redução de Resíduos na Fonte

O funcionamento de qualquer empresa gera resíduos, e esses precisam de destinação e tratamento adequado.

Diminuir resíduos reduz os custos com sua destinação e cumpre com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Quanto menor for à quantidade, menor será o custo para o seu tratamento e disposição e os problemas a eles associados.

A diminuição de resíduos na fonte geradora pode ser atingida a partir de processos ecoeficientes.

A redução é caracterizada por diminuir os insumos utilizados na própria indústria. O objetivo é eliminar a maior quantidade possível de resíduos ainda na fonte de geração. Nessa prática de redução, a gestão e logística são primordiais para prevenção de desperdícios.

Para medidas de redução na geração de resíduos podem ser realizadas modificações de processo, substituição de matérias-primas e maquinários mais eficientes. Além disso, protocolos constantes que visem quantificar, controlar, gerenciar e inspecionar a geração também colaboram para a redução.

Um projeto de redução de resíduos na fonte geradora deve ter:

alteração da matéria-prima: para isso deve-se fazer um estudo sobre a possibilidade de reutilização de insumos e reinserção de matérias-primas recicláveis no processo; alteração dos processos geradores: modificar o processo e ter maquinários mais eficientes, para reutilizar matérias-primas e diminuir os resíduos.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

Reutilização dos insumos

A reutilização de insumos evita que o resíduo que poderia voltar ao processo seja descartado. Esse processo contribui para reduzir a exploração de recursos naturais utilizadas para a produção de novos produtos e a quantidade de resíduos descartados.

A reutilização consiste na reinserção de materiais, que seriam descartados, de volta ao processo produtivo.

A reutilização pode ser realizada na própria empresa ou fora dela. No segundo caso, a empresa se utiliza de mercados de venda de resíduos, onde outras empresas que se interessem na compra podem reutilizar o resíduo em seu processo produtivo.

Nesse processo existe a vantagem de que o resíduo gerado não passará por nenhum processo de tratamento industrial, já que a reutilização dispensa o reprocessamento como acontece na reciclagem. Há, portanto, tanto uma vantagem ambiental, como econômica.

Reciclagem: recuperação da matéria

medidas para a redução da geração de resíduos na sua empresa

A reciclagem de materiais para a redução da geração de resíduos dá-se pela transformação química ou física dos resíduos. Nesse processo, existe a recuperação da matéria-prima e/ou a formação de um subproduto com valor comercial. Com isso diminui a geração de resíduos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

As técnicas de reciclagem vão desde a separação dos resíduos por material (plástico, papel, metal e vidro são alguns exemplos) até a sua transformação final em outro produto.

Através da reciclagem reduzimos o consumo de recursos naturais, poupamos energia e água, diminuímos o volume de resíduos e damos emprego a milhares de pessoas.

Mais uma vez ressalta-se que essa nova matéria-prima pode ser utilizada tanto pela empresa geradora como por uma empresa que realiza a compra do subproduto pelo mercado de resíduos.

Para conhecer mais sobre os mercados de resíduos acesse aqui.

Melhorias no processo

O aperfeiçoamento dos processos é uma maneira para diminuir resíduos da sua empresa.

Para melhorar processo é necessário adotar ideias inovadoras que busquem propor alternativas aos métodos já existentes. Exemplos têm: a troca de maquinários mais eficientes, para reutilizar matérias-primas e diminuir os resíduos; a substituição de matéria-prima com um grau de pureza mais elevado.

5S – Programa de redução de resíduos

O 5S é uma metodologia japonesa utilizada também nas organizações para diminuir o desperdício e reduzir a geração de resíduos. A metodologia foca 5 sensos, cada um deles iniciados com a letra S:

Seiri – Senso de Utilização: separar o que é útil do que não é e melhorar o uso do que é útil. Seiton – Senso de Ordenação: um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar. Seisou – Senso de Limpeza: limpar e evitar sujar. Seiketsu – Senso de Saúde: padronizar as práticas saudáveis. Shitsuke – Senso de Autodisciplina: assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.

Gestão de resíduos

A redução na geração de resíduos é a segunda prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos conforme a Lei 12.305/2010.

Gestão ambiental

O controle dos resíduos em uma empresa é algo fundamental no processo produtivo. O seu gerenciamento é um excelente método que cria oportunidades de redução dos resíduos. Isto pode ser viabilizado através do reaproveitamento e venda de resíduos e aumento de possibilidades de reciclagem, ou por meio da descoberta de novos componentes ou de novas matérias-primas que resultem em produtos mais confiáveis e tecnologicamente mais limpos.

Um dos grandes desafios das empresas é assegurar que todos os resíduos sejam gerenciados de forma apropriada e segura, desde a geração até a disposição final (do berço ao túmulo), envolvendo as etapas de geração, caracterização, manuseio, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final.

Através da plataforma VG Resíduos você encontra uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Casos de Especiais: Resíduos Tóxicos ou Perigosos

Em alguns casos, a redução da geração de resíduos não pode ser obtida pela aplicação de algumas medidas listadas acima. Isso ocorre quando o resíduo é tóxico ou demanda algum tipo de cuidado especial por ser considerado perigoso.

Nesses casos é recomendado o sistema de tratamento, na fonte geradora, objetivando reduzir seu volume ou toxicidade no tratamento final.

O tratamento desses resíduos consiste em métodos, técnicas e processos que possibilitem sua alteração, física, química e/ou biológica alterando as características que o fazem ser tóxico ou perigoso. Geralmente esse tipo de resíduo possui legislação específica e seu transporte e armazenamento são regulamentados.

Vantagens da redução na geração de resíduos

Um grande estímulo para a implantação são os benefícios que a redução pode trazer para a sua empresa. Dentre tantos os mais relevantes são:

redução no custo de coleta, transporte e destinação em local apropriado;

aumento da receita: reutilizar ou reciclar resíduos pode gerar receita no mercado de compra e venda de resíduos. Caso não deseje participar do mercado de resíduos, os materiais podem ser doados para entidades filantrópicas. A sua empresa passará a ter uma imagem vinculada à responsabilidade socioambiental, possibilitando destaque entre seus concorrentes, especialmente se for um produto de exportação;

redução de riscos de acidentes industriais devido ao acúmulo de resíduos, diminuindo com isso todas as implicações legais e financeiras em decorrência desses acidentes;

não sofrer penalidades pela legislação vigente, em decorrência de não conformidades da destinação de resíduos em local inapropriado;

redução dos valores requeridos pelas seguradoras pela cobertura para de acidentes causados por poluição.

Como implantar a Política 5R’s na sua empresa?

A política dos 5R’s tem como ponto central a formação de uma nova cultura de consumo, o que significa mudança de hábitos dentro das empresas.

Confira dicas para implantar a política na sua empresa:

Criação de programas de educação ambiental

Os envolvidos no processo de transporte e processamento da matéria-prima precisam compreender a relevância da redução da geração de resíduos na sua empresa.

É necessário que eles se sintam envolvidos e conscientes dos impactos gerados pela redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos de sua empresa.

Sabendo a importância de suas ações é mais fácil gerar um sentimento de responsabilidade e comprometimento em sua equipe.

Capacitação de capital humano

Não basta que sua equipe saiba a importância de reduzir a geração de resíduos e esteja comprometido agir com esse objetivo. É necessário que sua equipe seja capacitada para aplicar as estratégia dos 5 R’s na realidade da sua empresa.

Você pode optar pela contratação de pessoal com capacitação especializada, ou proporcionar aos seus funcionários a realizar capacitação específica. Esta segunda opção envolve alguns gastos, mas tem como vantagem a valorização da equipe que já conhece, na prática, os processos com maior potencial para redução da geração de resíduo.

Investimento em maquinário mais eficiente

Em alguns casos, faz-se necessário trocar alguns produtos, por outros mais puros ou com menor potencial de poluição. A geração de qualquer resíduo e em qualquer quantidade deve ser reduzido. A aplicação de estratégias para reduzir a geração de resíduos deve ser praticada mesmo quando não existem grandes quantidades de resíduos.

Investimento com retorno a longo prazo

Apesar da redução de geração de resíduos demandar um investimento inicial, as vantagens econômicas e a imagem da empresa devem ser levadas em consideração. Lembrando também que a maioria dos gastos é concentrada na implementação.

Quando as estratégias de redução de geração de resíduos já estiverem sendo colocadas em prática, os custos serão consideravelmente reduzidos. O cumprimento da legislação já demanda esforço de separação de resíduos por classe, portanto, por mais complexo que seja seu processo de produção, a implementação de estratégias para redução da geração de resíduos é viável. Não há, portanto, esforço adicional na fase de análise e separação de resíduos.

Além disso, a prática de redução da geração de resíduos é importante para o bem do meio ambiente e da imagem da sua empresa.

Sendo assim, consideramos que as 6 medidas para a redução da geração de resíduos apresentadas acima contribuiu para diminuição de custos, melhoria do processos e aumento de lucro na sua empresa.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima