6 medidas para a redução da geração de resíduos na sua empresa

6 medidas para a redução da geração de resíduos na sua empresa
3.8 (76.72%) 67 votos

 

Uma das estratégias mais empregadas na redução da geração de resíduos é a aplicação dos 3R’s: Redução, Reutilização e Reciclagem.

Entre os 3R’s, é a estratégia que possui maior potencial para redução da geração de resíduos. Isto porque é mais seguro e menos custoso prevenir do que controlar a contaminação. Saiba mais!

Redução de Resíduos na Fonte

redução geração de residuos

A redução é caracterizada por diminuir os insumos utilizados na própria indústria.

O objetivo é eliminar a maior quantidade possível de resíduos ainda na fonte de geração. Nessa prática de redução, a gestão e logística são primordiais para prevenção de desperdícios.

Para medidas de redução na geração de resíduos podem ser realizadas modificações de processo, substituição de matérias-primas e maquinários mais eficientes. Além disso, protocolos constantes que visem quantificar, controlar, gerenciar e inspecionar a geração de resíduos também colaboram para a redução.

Reutilização dos insumos

redução geração de residuos

Consiste na reinserção de materiais, que seriam descartados, de volta ao processo produtivo.

A reutilização pode ser realizada na própria empresa ou fora dela. No segundo caso, a empresa se utiliza de mercados de venda de resíduos, onde outras empresas que se interessem na compra podem reutilizar o resíduo em seu processo produtivo. Nesse processo existe a vantagem de que o resíduo gerado não passa por nenhum processo de tratamento industrial. Há, portanto, tanto uma vantagem ambiental, como econômica.

Reciclagem: recuperação da matéria

redução geração de residuos

A reciclagem de materiais para a redução da geração de resíduos dá-se pela transformação química ou física dos resíduos. Nesse processo, existe a recuperação da matéria-prima e/ou a formação de um subproduto com valor comercial. Mais uma vez ressalta-se que essa nova matéria-prima pode ser utilizada tanto pela empresa geradora como por uma empresa que realiza a compra do subproduto pelo mercado de resíduos.

Para conhecer mais sobre os mercados de resíduos acesse aqui.

Casos de Especiais: Resíduos Tóxicos ou Perigosos

Em alguns casos, a redução da geração de resíduos não pode ser obtida pela aplicação da estratégia dos 3R’s. Isso ocorre quando o resíduo é tóxico ou demanda algum tipo de cuidado especial por ser considerado perigoso.

Nesses casos é recomentado o sistema de tratamento, na fonte geradora, objetivando reduzir seu volume ou toxicidade no tratamento final.

O tratamento desses resíduos consiste em métodos, técnicas e processos que possibilitem sua alteração, física, química e/ou biológica alterando as características que o fazem ser tóxico ou perigoso. Geralmente esse tipo de resíduo possui legislação específica e seu transporte e armazenamento são regulamentados.

Vantagens da redução na geração de resíduos

redução geração de residuos

Um grande estímulo para a implantação é a ciência dos benefícios que a redução pode trazer para a sua empresa. Dentre tantas vantagens, apontados aqui as mais relevantes. São elas:

  • Redução no custo de coleta, transporte e destinação em local apropriado.
  • Reutilizar ou reciclar seus resíduos pode gerar receita no mercado de compra e venda de resíduos. Caso não deseje participar do mercado de resíduos, os materiais reciclados ou reaproveitados podem ser doados para entidades filantrópicas. O produto de sua empresa passará a ter uma imagem vinculada à responsabilidade socioambiental, possibilitando destaque entre seus concorrentes. Especialmente se for um produto de exportação.
  • A conscientização ambiental e a logística reversa são a vanguarda da “nova revolução industrial”. E como em toda revolução, quem não se atualiza e se reinventa perde competitividade e pode até mesmo desaparecer. Estar um passo a frente da concorrência é característica de um gestor de sucesso.
  • Redução de riscos de acidentes industriais devido ao acúmulo de resíduos. Reduzindo com isso todas as implicações legais e financeiras em decorrência desses acidentes.
  • Não sofrer penalidades pela legislação vigente, em decorrência de não conformidades da destinação de resíduos em local apropriado.
  • Diminuir os valores requeridos pelas seguradoras pela cobertura para de acidentes causados por poluição.

Como implantar os 3R’s na sua empresa?

Criação de programas de educação ambiental

Os envolvidos no processo de transporte e processamento da matéria-prima precisam compreender a relevância da redução da geração de resíduos na sua empresa.

É necessário que eles se sintam envolvidos e conscientes dos impactos gerados pela redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos de sua empresa.

Sabendo a importância de suas ações é mais fácil gerar um sentimento de responsabilidade e comprometimento em sua equipe.

Capacitação de capital humano

Não basta que sua equipe saiba a importância de reduzir a geração de resíduos e esteja comprometido agir com esse objetivo. É necessário que sua equipe seja capacitada para aplicar as estratégia dos 3 R’s na realidade da sua empresa.

Você pode optar pela contratação de pessoal com capacitação especializada, ou proporcionar aos seus funcionários a realizar capacitação específica. Esta segunda opção envolve alguns gastos, mas tem como vantagem a valorização da equipe que já conhece, na prática, os processos com maior potencial para redução da geração de resíduo.

Alguns cursos de capacitações relacionados à gestão e monitoramento de resíduos são ministradas, por meio on-line, pelo Grupo Ghaia. Acesse a loja virtual e verifique os que podem estar mais adequados às necessidades da sua empresa.

Investimento em maquinário mais eficiente

Em alguns casos, faz-se necessário trocar alguns produtos, por outros mais puros ou com menor potencial de poluição.

A geração de qualquer resíduo e em qualquer quantidade deve ser reduzido. A aplicação de estratégias para reduzir a geraçao de resíduos deve ser praticada mesmo quando não existem grandes quantidades de resíduos.

Todos os resíduos geram impactos negativos ao meio ambiente e as sociedades em geral, por isso devem ser reduzidos.

Investimento com retorno a longo prazo

Apesar da redução de geração de resíduos demandar um investimento inicial, as vantagens econômicas e a imagem da empresa devem ser levadas em consideração. Lembrando também que a maioria dos gastos é concentrada na implementação. Quando as estratégias de redução de geração de resíduos já estiverem sendo colocadas em prática, os custos serão consideravelmente reduzidos.

O cumprimento da legislação já demanda esforço de separação de resíduos por classe, portanto, por mais complexo que seja seu processo de produção, a implemetação de estratégias para redução da geração de resíduos é viável. Não há, portanto, esforço adicional na fase de análise e separação de resíduos.

Além disso, a prática de redução da geração de resíduos é importante para o bem do meio ambiente e da imagem da sua empresa.

Tem dúvidas sobre como você pode adequar essas medidas à realidade da sua empresa? Consulte on-line um consultor acessando aqui e saiba como o software VG Resíduos pode ajudar na tomada de decisões com base em gráficos que identificam a geração de resíduos por setor e por classe indicando as necessidade prioritárias.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: 5 dicas para sua empresa gerar renda com a reciclagem de papelão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019