sustentabilidade                    
       
25 Setembro
5 min de leitura

7 dicas importantes para tornar sua empresa sustentável

cover image
Um empreendedor pode tornar a sua empresa sustentável com a adoção de algumas práticas simples, como: reduzir o consumo, inovar e compartilhar ideias. Leia!
empresa sustentável na gestão de resíduos

Um empreendedor pode tornar a sua empresa sustentável com a adoção de algumas práticas simples, como: reduzir o consumo, inovar e compartilhar ideias.

Nos últimos anos muito se tem falado sobre a sustentabilidade no mundo corporativo. Para alcançá-la é preciso que a organização adote atitudes e estratégias sustentáveis. Essas ações sustentáveis é que consegue garantir a manutenção das empresas e da própria natureza.

A principio o conceito de sustentabilidade pode parecer bastante complexo, porém tornar a empresa sustentável é muito menos complicado.  Confira agora 7 dicas importantes para tornar sua empresa sustentável!

negociação online de resíduos

O conceito de empresa sustentável

empresa sustentável na gestão de resíduos

Para tornar a empresa sustentável muitas organizações incorporaram internamente práticas sociais e ambientais, visando atender as necessidades da sociedade, a valorização da imagem e da marca.

Classificar uma empresa como sustentável apenas com pequenos esforços nos escritórios ou linhas de produção, incentivando os funcionários a terem suas pró­prias canecas ou fazer uma ampla campanha de gestão de resíduos deixou de ser um diferencial e passou a serem prerrogativas básicas.

Uma empresa sustentável é motivo de orgulho para clientes e para os próprios colaboradores.

O conceito de empresa sustentável está baseado em três pilares: econômico, ambiental e social. Esse termo é definido como sendo um conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente e com atitudes éticas. O que ela mais visa é o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida.

Saiba como a Indústria 4.0 pode impactar na gestão de resíduos da sua empresa.

Como implementar processos sustentáveis na organização?

empresa sustentável na gestão de resíduos

Existem diferentes maneiras de uma empresa implementar processos sustentáveis. As ações vão desde a utilização de coleta seletiva até a instalação de máquinas e equipamentos mais econômicos e com menor nível de emissões.

A organização, também, pode optar pela implantação da ISO 14001, que define os padrões para o sistema de gestão ambiental das organizações. A ISO 14001 ajudará a tornar a empresa sustentável ao redesenhar seus processos com base nos principais padrões de sustentabilidade.

Outro ponto de atenção é utilizar tecnologias modernas que permitam o reaproveitamento e destinação correta dos resíduos. A gestão eficiente dos resíduos é fundamental para se tornar uma empresa sustentável

Neste aspecto, o VG Resíduos pode ajudar muito a empresa. Com a VG Resíduos a empresa mapeia 100% dos resíduos gerados, realiza gestão integrada das unidades, aplica metas de redução, monitora e destina adequadamente os resíduos.

Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

Saiba as 7 dicas para tornar a empresa sustentável:

1. Crie processos com transparência

Umas das preocupações da empresa sustentável é o impacto social que suas atividades causam. Por isso, é fundamental que essa empresa mantenha seus processos transparentes para o publico. O que isso significa? Que a empresa mostrara aos envolvidos os resultados de seus processos e como são realizados e monitorados.

Quando as pessoas sabem o que acontece dentro da organização elas passam a ter mais empatia, confiança e entendimento sobre os valores e a missão da empresa.

Adotar essa prática acaba aumentando consideravelmente as taxas de fidelização de clientes em longo prazo.

negociação online de resíduos

Exemplo de transparência são os relatórios de sustentabilidade que muitas organizações disponibilizam para o publico. Nestes relatórios são informados pontos importantes, como a gestão de resíduos da empresa.

Saiba como VG Resíduos pode ajudar na gestão de resíduos da sua empresa.

2. Evite muito papel adotando a documentação eletrônica

Na gestão de resíduos são exigidos pelos órgãos ambientais várias licenças e documentos que comprovam a destinação correta dos resíduos. Consequentemente, são gerados vários papéis com as informações pertinentes.

Saiba como a VG Resíduos pode ajudar na gestão de resíduos da sua empresa

Gestão ambiental

O grande empecilho é o que fazer com esses papéis após o fim de sua legalidade. Se a organização quer se tornar uma empresa sustentável o primeiro passo é eliminar essa papelada.

Ao adotar um sistema online de controle de documentos, é possível, reduzir o consumo de papel, economizar espaço de arquivamento, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, agilizar a busca economizando tempo.

3. Verifique a infraestrutura da empresa

Verifique os desperdícios da empresa. Se a existência de vazamentos de água, instalações elétricas mal feitas e sistemas de ar-condicionado.

Além disso, podem ser empregadas atitudes simples, tais como: pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz; trocar as lâmpadas fluorescentes por modelos de LED; instalar sensores de presença em locais com pouca circulação de pessoas; e fazer a manutenção ou a substituição de equipamentos. Essas atitudes podem significar uma economia de energia elétrica.

4. Gerencie os resíduos

Para se tornar uma empresa sustentável é essencial criar um gerenciamento de resíduos eficiente e efetivo.

A organização deve se preocupar em separar os resíduos, buscar parcerias com cooperativas de reciclagem locais e criar campanhas de redução do uso de descartáveis.

Saiba como implantar um projeto de coleta seletiva eficiente nas empresas.

5. Busque parceiros sustentáveis

Gerenciamento de resíduos

Toda cadeia produtiva do negócio, desde a compra de insumos até a forma que o produto final e distribuído aos clientes deve ser considerado para definir a empresa como sustentável.

Por isso é importante buscar fornecedores que praticam a sustentabilidade em suas atividades.

6. Treine a equipe

Para a organização se tornar uma empresa sustentável é necessário que toda a equipe tenha conhecimento sobre práticas sustentáveis. Por isso, os colaboradores devem estar plenamente convencidos do valor e da efetividade das ações sustentáveis. Além disso, deve saber da relevância do retorno trazido para a empresa.

Por isso é importante investir em treinamento, principalmente para quem ocupa cargos estratégicos dentro da corporação.

7. Envolva a equipe

Para implantar ações sustentáveis dentro da empresa a equipe deve se sentir parte atuante na implementação.

Essa é uma oportunidade única de melhorar o relacionamento entre todos e promover educação e engajamento dos colaboradores.

Ao tornar uma empresa sustentável, os benéficos para a organização, para o meio ambiente e para a sociedade são imensuráveis. É importantíssimo desenvolver dentro da empresa, com a equipe, uma mentalidade corporativa voltada para as evoluções sociais e ambientais. Além do mais, Viabiliza a manutenção dos recursos naturais e assegura uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo em nosso blog: Saiba as sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos.

negociação online de resíduos
seta para cima