mercado de residuos                    
       
23 Julho
5 min de leitura

7 dicas para sua empresa localizar geradores de resíduo siderúrgico

cover image
Resíduo siderúrgico é aquele produzido pelas indústrias de aço e ferro fundido. Esse resíduo deve receber um tratamento para evitar danos ambientais. Leia!
Resíduo siderúrgico

O resíduo siderúrgico é aquele produzido pelas indústrias de aço e ferro fundido. Esse resíduo deve receber um tratamento para evitar danos ao meio ambiente devido a sua complexidade. Boa parte do resíduo siderúrgico é reaproveitado em outros processos, como na fabricação de concreto, cerâmica, pigmentos de tintas e etc.. Em média as indústrias brasileiras geram 700 quilos de resíduos por cada tonelada de aço produzida. Só em 2017 foram produzidos 34,4 milhões de toneladas de aço bruto, conforme Instituto Aço Brasil.

Esses fatores contribuíram muito para que empresas de tratamento de resíduos ganhassem dinheiro com a compra e venda dos resíduos siderúrgicos. O setor especializado em tratamento tem potencial para transformar resíduos em lucro. Contudo, para localizar fornecedores de resíduo siderúrgico as empresas enfrentam algumas barreiras. Então, vamos descobrir os passos para localizar os fornecedores desse valioso resíduo.

Leia também: Como as Indústrias estão lucrando com as sobras de fabricação do aço?

1ª dica: Conheça os geradores de resíduo siderúrgico

Resíduo siderúrgico

Saber quem gera o resíduo que o seu negócio precisa é primordial. A indústria siderúrgica é o gerador desse tipo de material. São eles:

  • escória de alto forno;
  • escória de aciaria;
  • finos, pós e lamas;
  • refratários;
  • carepas;
  • sucata metálica.

Saiba como aumentar sua renda com o tratamento de resíduos industriais.

2a dica: Procure no Mercado de resíduos

Atualmente, a popularização da internet para compra e venda de qualquer produto se tornou a melhor opção para a empresa localizar fornecedores de resíduo siderúrgico. Antes da internet, era necessário deslocamento até o gerador, horas e horas em reuniões para realizar grande parte das relações comerciais.

As vantagens em utilizar a internet são o ganho de tempo e poder maior de negociação, pois é possível realizar uma pesquisa rápida e identificar vários fornecedores de resíduo siderúrgico. A internet trouxe um processo de compra e venda rápido acabando com a perda de tempo.

Hoje é possível localizar fornecedores de resíduo siderúrgico a partir de paginas da internet que reúnem várias empresas que precisam de alguma forma destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta.

Mercado de Resíduos é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de resíduos. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

Para localizar fornecedores de resíduo siderúrgico ideais é vantajoso aderir uma plataforma que reúna as empresas dispostas a venderem seus resíduos.

A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa especializada no tratamento de resíduos aumentar seu lucro.  É uma excelente alternativa que beneficia a todos, gerador e comprador.

comprar e vender resíduos

3a dica: Procure pela internet geradores

Resíduo siderúrgico

A internet é usada para comercializar um vasto leque de ofertas de resíduos, entre eles o resíduo siderúrgico.

Portanto, pesquise os possíveis setores da economia que gere resíduos através do Google.

Depois de identificado os fornecedores entre em contato e mostre os diferenciais em tratar resíduo siderúrgico ao invés somente de descarta-los em aterros.

Saiba também como demonstrar seus diferenciais como tratador de resíduos perigosos.

4a dica: Faça parcerias com a indústria

Procure as industrias que geram resíduo siderúrgico e forneça seu serviço de tratamento.

O ideal é que sua empresa, ao fazer a parceria com a indústria siderúrgica, disponibilize recipientes específicos para receber os resíduos. A coleta também deve ser realizada nos dias corretos.

Essas parcerias permite que a tratadora tenha um controle da quantidade de resíduo siderúrgico que precisa para manter seu negócio.

5a dica: Negocie com cooperativas

Resíduo siderúrgico

Outra forma usada por muitos para encontrar resíduo siderúrgico é a partir das cooperativas de resíduos.

As cooperativas ganharam muito com a valorização da consciência ecológica das empresas, reforçada pela obrigatoriedade da destinação correta dos resíduos. Por isso, também, aumentaram seu poder de negociação.

Como as cooperativas são organizações focadas no recebimento de resíduos, a empresa terá mais facilidade para comprar quantidades mais fixas desses materiais.

As cooperativas se tornaram uma excelente fornecedora de resíduos, mesmo muitas possuindo um fluxo de resíduos variável. No entanto, esse problema é fácil de ser resolvido, pois muitos realizam pré-acordos com seus clientes garantindo um fornecimento mínimo de resíduos.

Além disso, ao adquirir resíduo siderúrgico das cooperativas a empresa estará contribuindo para o desenvolvimento social, uma vez que essas cooperativas geram emprego a muitos trabalhadores.

Leia também: Como se destacar sendo um especialista no tratamento de resíduos.

6a dica: Procure nos leilões de resíduos

Resíduo siderúrgico

Uma novidade que surgiu há pouco tempo foi os leilões de resíduos. Nesses leilões grandes empresas organizam leilões para vender seus resíduos.

A ideia desses leilões é a mesma que os leilões comuns possuem: a disputa por resíduos junto a outras concorrentes. É dado um lance mínimo e os concorrentes disputam o resíduo oferecido ofertando outros valores. O concorrente que dê o maior lance leva o material.

Os leilões são divulgados nos sites das empresas e também nos noticiários e podem ocorrer tanto pela internet quanto presencialmente.

Essa é uma boa forma de localizar fornecedores de resíduo siderúrgico e adquirir a um preço acessível.

7ª dica: Saiba os desafios para localizar geradores

As empresas especializadas que ganham dinheiro com os resíduos enfrentam alguns desafios. Entre esses desafios, temos as seguintes questões:

  • onde encontrar os resíduos siderúrgicos?
  • como descobrir empresas que geram continuamente uma quantidade considerável de resíduos?
  • existe algum processo confiável e seguro para localizar os fornecedores de resíduos?

Com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da lei 12.305/10, os geradores se preocupam com as formas de destinar seus resíduos de forma ecologicamente correta. A lei determina que o gerador busque alternativas para destinar o resíduo protegendo o meio ambiente. A PNRS através dessas determinações trouxe várias vantagens para que os tratadores aumentassem seus lucros negociando os resíduos de outras organizações.

Confira: Crie Oportunidades com o Mercado de Resíduos e saia da crise.

Em um cenário cada vez mais competitivo, é ideal que a empresa especializada em tratamento de resíduos saiba se posicionar. É importante que elas busquem alternativas para localizar fornecedores de resíduo siderúrgico que forneçam uma quantidade mínima necessária. Assim, esperamos que as sete dicas dadas neste artigo possam ajudar a sua empresa localizar fornecedores de resíduo siderúrgico no mercado.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo em nosso blog: 6 dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar
seta para cima