8 passos para localizar bons geradores de lixo orgânico

8 passos para localizar bons geradores de lixo orgânico
Avalie este post

lixo orgânico

Como boa parte dos geradores de lixo orgânico não fazerem a separação dos resíduos, principalmente pelo custo de remoção do material, muitos tratadores de lixo orgânico têm dificuldade para conseguir resíduos e localizar bons geradores.

Alguns tratadores de resíduos possuem grande facilidade em encontrar materiais para seu negócio pois há um amplo mercado desenvolvido ao redor dos produtos trabalhados, como por exemplos os recicladores de alumínio, ferro e sucatas em geral.

Neste artigo, abordaremos oito passos para sua empresa conseguir localizar bons geradores de lixo orgânico.

Leia também: Como Política Nacional de Resíduos Sólidos influencia o meu negócio?

1 – Tente fazer contato direto com grandes geradores

O primeiro passo é tentar fazer contato direto com os grandes geradores, uma vez que é neste tipo de empresa que se concentra o material mais vantajoso do ponto de vista financeiro.

Os dados dos gestores de meio ambiente dificilmente são encontrados na internet, mas é possível que seja feito contato com o setor de atendimento aos fornecedores para que eles façam o encaminhamento.

2 – Estabeleça um programa de coleta regular de resíduos

lixo orgânico

Empresas que geram lixo orgânico, geralmente o fazem com uma certa regularidade, seja uma rede de restaurantes que possui descartes diários ou uma grande indústria que produz materiais em fluxo constante.

Por isso, disponibilizar um serviço de coleta regular dos resíduos, não importando o volume é fundamental para que se consiga contratos de fornecimento fixo de lixo orgânico para os processos de compostagem, biodigestão e afins.

Saiba mais: como ganhar dinheiro com a reciclagem de resíduos

3 – Utilize softwares que geram os documentos exigidos pelos grandes geradores

Grandes geradores de resíduos, trabalham com sistemas de gestão de alto desempenho, estes geralmente requerem o cumprimento de certas burocracias para que seja firmada a parceria comercial, além do fato de que precisam de muitos dados para alimentarem seus indicadores e documentos para seu setor jurídico.

Por isso, utilizar um software de gestão de resíduos que permita que o gerador tenha acesso aos dados de destinação do material gerado por ele, bem como a disponibilização de todos os documentos obrigatórios é fundamental para conseguir captar este tipo de fornecedor. Não são raros os casos de grandes indústrias que demonstram interesse por um determinado tratador, mas não firmam a parceria por questões burocráticas.

Nestes casos, um software como o VG Resíduos poderia resolver completamente o problema, uma vez que ele automatiza o processo de gestão de resíduos e disponibiliza a informação e os documentos em tempo real.

4 – Utilize ferramentas adequadas para ter acesso aos geradores

lixo orgânico

Para captar com êxito, bons fornecedores, não só de lixo orgânico, mas de quaisquer outros resíduos, o ideal é usar uma ferramenta feita especificamente para este fim. Um bom exemplo é o Mercado de Resíduos, que funciona como uma espécie de leilão de resíduos com pequenos e grandes participantes.

As empresas que desejam obter os resíduos podem dar lances nos materiais ofertadas pelas empresas que desejam destiná-los. Assim o sistema liga os melhores tratadores aos geradores, representando também uma grande oportunidade para pequenas empresas tratadoras de resíduos terem acesso aos grandes geradores sem ter que passar pelas barreiras burocráticas.

5 – Faça anúncios de coleta de resíduos em sites específicos

Existem alguns sites específicos para comercialização de diversos produtos industriais, dentre eles os resíduos. Caso a empresa faça coletas recorrentes deste tipo de material, pode manter um anúncio fixo em algum portal deste tipo.

O Mercado de Resíduos permite que, além de ter a possibilidade de dar lances nos resíduos dos geradores, seus clientes também possam fazer parte de um catálogo especial que é fornecido às empresas que mais geram o resíduo específico cadastrado pelo tratador.

Desta forma, a empresa, além de poder dar lances nos materiais, estará constantemente exposta aos principais geradores do resíduo desejado, na região em que está localizada.

Confira: Cinco dicas para realizar o gerenciamento de resíduos hospitalares

6 – Utilize as redes sociais como ferramenta de busca

lixo orgânico

Um passo a mais para aprofundar a captação de fornecedores de lixo orgânico é a realização de buscas e anúncios nas redes sociais, especialmente Facebook e Linkedin. É possível que a empresa busque os potenciais geradores do seu resíduo, no caso o lixo orgânico, e também consiga os contatos dos responsáveis pela destinação do material. Assim o contato será feito diretamente com a pessoa de referência para o caso.

7 – Mantenha os dados da empresa sempre atualizados no cadastro dos buscadores

Além de ter uma boa estratégia de captação, utilizar as redes sociais e também os sistemas VG Resíduos e Mercado de Resíduos, é importante que a empresa mantenha seus dados sempre atualizados em todos os seus cadastros, só assim receberá as notificações das ofertas que sejam compatíveis com seu perfil, além de ter mais chance de ser encontrada em buscadores da internet.

8 – Pratique estratégias de preço competitivos

O último passo é praticar uma estratégia de preços competitiva, seja para compra ou para tratamento do resíduo, pois de nada adiantará ter acesso aos geradores e ser achada por elas, se a empresa não se mostrar financeiramente vantajosa para aqueles que lhe enviarão o material.

No caso do lixo orgânico, muitas empresas cobram para buscar o resíduo e fazer seu tratamento. Há outras, no entanto, que conseguem agregar valor ao material e podem coletá-lo por um preço significativamente inferior ou até mesmo gratuitamente, tornando muito maior a possibilidade de conseguir excelentes geradores para o seu processo.

Em todo caso, o importante é a empresa ter uma estratégia bem alinhada ao seu mercado e que lhe permita ter algum tipo de vantagem competitiva, de forma que seja vantajoso para aquele gerador, enviar seus materiais para ela.

Para as empresas que tratam resíduos orgânicos e conseguem agregar valor a eles, é mais difícil encontrar bons geradores de lixo orgânico que em outros mercados, pois o gargalo do processo está na aquisição do material e não em sua destinação.

Assim, utilizar-se das ferramentas adequadas para chegar até estes geradores é ideal para que se consiga efetivar a estratégia e tornar a operação cada vez mais lucrativa.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Quatro dicas para empreender com reciclagem de óleo de cozinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019