educacao ambiental                    
       
22 Dezembro
5 min de leitura

A importância da educação ambiental e da coleta seletiva nas empresas

cover image
A coleta seletiva é uma alternativa que permite diminuir a quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais já transformados
educação ambiental e coleta seletiva nas

O destino final dos resíduos domésticosindustriais e de construção civil é um dos agravantes da degradação do meio ambiente.

Muito se fala na implantação de projetos para redução do volume de resíduo gerado dentro das empresas.

coleta seletiva é uma alternativa que permite diminuir a quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais já transformados, ajudando a preserva a natureza.

A participação da sociedade é de suma importância para desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental. Já em relação as organizações, a participação dos funcionários se mostrou eficiente para a implantação da coleta seletiva.

A educação ambiental visa desenvolver uma filosofia de ética, moral e respeito à natureza e aos homens. É uma importante ferramenta que mobiliza a comunidade para mudanças de hábitos.

A conscientização da população é um fator importante para que as políticas ambientais alcancem sucesso.

Educação Ambiental aplicada na gestão de resíduos dentro das organizações

 

Educação Ambiental aplicada na gestão de resíduos

A educação ambiental é um processo informativo e formativo dentro das organizações, que tem como finalidade despertar a preocupação dos colaboradores em relação ao meio ambiente. A linguagem utilizada deve ser de fácil entendimento para os colaboradores.

A partir da Educação Ambiental nas empresas serão construídos valores sociais, atitudes e competências voltadas para a conservação da natureza.

Organizações que cumprem o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente, utiliza a Educação Ambiental como um instrumento para resolver os problemas associados aos resíduos sólidos, desde a geração, coleta, transporte até a disposição no destino final.

Ressaltamos que implantar projetos de redução de resíduos deve ser entendido pela empresa não apenas como algo obrigatório, mas relevante para os negócios, meio ambiente e para a sociedade.

Os princípios da Educação Ambiental para a gestão de Resíduos

Educação Ambiental para a gestão de Resíduos

resíduo pode ser considerado como qualquer material que a empresa não considere com valor para conservá-lo. O descarte inadequado de resíduos pode causar grande impacto ao meio ambiente.

Parte dos resíduos gerados dentro das empresas ainda possui valor comercial, se manejado e tratado de maneira adequada.

A educação ambiental apresenta três princípios básicos para os resíduos: reduzir, reutilizar e reciclar (conceito dos três Rs).

Esses conceitos visam diminuir o desperdício a partir do princípio que a empresa aprenda a reduzir o resíduo gerado, reutilizar sempre que possível os materiais antes de descartá-los e, por último a reciclagem.

Toda ação que visa reduzir os resíduos e os impactos que causam ao meio ambiente devem ser planejados e bem gerenciados para que não prejudique o crescimento econômico da empresa.

Grupo Verde Ghaia possui uma equipe e ferramentas eficientes para sua empresa realizar a implantação da coleta seletiva ou de qualquer outro projeto de redução de resíduo de forma assertiva.

Com a consultoria em Gestão de Resíduos da Verde Ghaia a suja empresa irá contribuir para um ambiente mais sustentável.

A Educação Ambiental auxilia as empresas na implantação do Sistema de Gestão Ambiental

A implantação da ISO 14001 favorece não apenas um ambiente mais sustentável, mas também as empresas certificadas, os fornecedores, os clientes e os órgãos ambientais, ou seja, todas as partes interessadas se beneficiam.

Através da disseminação da política e objetivos ambientais, a empresa conscientiza seus colaboradores da importância das boas práticas ambientais.

nova versão ISO 14001 foca o uso eficiente dos recursos naturais, gestão adequada dos resíduos, emissões de gases, entre outros.

COLETA SELETIVA E 5S

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para as empresas e para a população, pois além de gerar renda para catadores que sobrevivem dessa atividade, também gera economia para as empresas e diminui a poluição do meio ambiente.

Através da coleta seletiva vemos uma aplicação da educação ambiental, uma vez que é necessária a conscientização dos funcionários para a separação correta dos resíduos.

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem, se misturados a sua reciclagem torna muito cara ou inviável.

Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva permita a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos.

O 5s é uma das ferramentas do pensamento Lean que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A proposta do 5s é reduzir o desperdício de recursos.

A educação ambiental e a prática do 5s funcionam a partir do momento que os colaboradores de uma empresa internalizam o conceito e os colocam em prática.

Nas empresas, a metodologia dos 5s permite desenvolver uma melhoria contínua na destinação dos materiais.

É dividida em 5 palavras de origem japonesa: seiriseitonseisoseiketsu e shitsuke.

·      Seiri – Senso de Utilização: Nesta fase questionamos se “Nós precisamos disso?”.

·      Seiton – Senso de Organização

·      Seiso – Senso de Limpeza

·      Seiketsu – Senso de Padronização

·      Shitsuke – Senso de disciplina

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Educação Ambiental para a gestão de Resíduos na construção civil

Os resíduos da construção civil também causam muito impacto ambiental quando o descarte é feito incorretamente.

Os descartes de resíduos de construção muitas vezes são feitos em lixões a céu aberto (terrenos baldios, margens de mananciais, calçadas e terrenos), levando assim ao desperdício de recurso.

A construção civil consome um grande volume dos recursos naturais e, também, é responsável pela geração considerável de resíduos sólidos. Contudo, esse setor pode ser considerado como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável, já que pela diversidade dos produtos por ela consumidos o setor pode atuar como receptor de resíduos gerados por outras indústrias.

A aplicação da educação ambiental dentro desse setor mostra que não dependemos apenas de recursos criados, mas da mão de obra que será capacitada para trabalhar com a preocupação da reutilização e conservação da matéria prima.

 As vantagens da coleta seletiva na empresa

Quando analisamos desde a geração do resíduo até a disposição ambientalmente adequada vemos que a Educação Ambiental é um instrumento fundamental para integrar valores e participação dos funcionários, objetivando a promoção da conscientização deles a respeito da crise ambiental e do papel que cada um desempenha enquanto responsável pelos problemas da empresa.

Também, vemos que através da Educação Ambiental, os colaboradores participam mais das alternativas de solução para o resíduo.

A implantação da coleta seletiva contribui para inúmeros benefícios à sua empresa. Vejamos alguns:

·       Diminuição do consumo de matérias primas virgens;

·       Contribui para redução da poluição do solo, água e ar;

·       Gera receita para os pequenos e micro empresários;

·       Gera receita com a comercialização dos recicláveis;

·       Estimula a concorrência, uma vez que os produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.

Com a Consultoria Verde Ghaia a sua empresa implantará um sistema de coleta seletiva eficiente, pois contamos com profissionais qualificados para a disseminação da educação ambiental dentro da sua organização.

Entre em contato conosco e veja os benefícios que uma consultoria permite a sua empresa adquirir.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima