comercio de residuos                    
       
19 Outubro
5 min de leitura

A importância das parcerias na gestão de resíduos

cover image
Com o avanço das regulações para tratar alguns resíduos, encontrar parceiros para realizar o processo de destinação pode ser uma grande vantagem operacional

Com o avanço das regulações e exigência de licenças especiais para tratar alguns resíduos, encontrar parceiros para realizar o processo de destinação pode ser uma grande vantagem operacional

importância das parcerias na gestão de resíduos

Nos últimos anos com o crescimento da preocupação com o meio ambiente e a necessidade de conscientização das empresas para adequarem suas operações à nova realidade, um dos pontos mais trabalhados é a gestão de resíduos.

Temas como reciclagem, destinação adequada e logística reversa passaram a ser cada vez mais presentes no cotidiano das organizações de forma que hoje figuram até nos planos de estratégia de negócios de muitas empresas.

Neste artigo vamos discorrer sobre a importância das parcerias para a obtenção do sucesso na gestão de resíduos.

Foque no que sua empresa faz de melhor

importância das parcerias na gestão de resíduos

Gerir os resíduos é uma tarefa básica de cada empresa, mas destinar, transportar, tratar e etc. não necessariamente precisam ser atribuições da organização.

A existência de um setor de controle de resíduos em uma grande indústria, que gera toneladas de materiais para descarte todos os dias, é justificável, pois há uma certa complexidade por trás da gestão de resíduos do empreendimento. Mas para pequenas e médias empresas que não geram quantidades tão expressivas de resíduos, podem apenas fazer controles internos e terceirizar toda o transporte e destinação dos materiais.

Sob este ponto de vista, parcerias com empresas de reciclagem e destinação final de resíduos são imprescindíveis, pois retiram da organização geradora a responsabilidade de realizar todo o processo e permite que ela foque mais em seu negócio principal, aumentando assim a lucratividade.

Além do mais, empresas especializadas em transporte e destinação de resíduos já possuem uma estrutura adequada para a emissão de toda a documentação de destinação dos materiais, eliminando assim o passivo jurídico da empresa em caso de fiscalização ambiental.

Procure parcerias que geram receitas (ou que no mínimo reduzam custos)

importância das parcerias na gestão de resíduos

Uma das principais vantagens em se trabalhar com parcerias é usufruir da especialização da outra empresa para praticar ganhos de escala, na prática isso significa redução de custos.

Por exemplo, uma empresa que gera resíduos que são úteis para outras indústrias, mas cujo preço de mercado não é suficiente para cobrir os custos de destinação, pode abrir mão de receber algum valor pelo produto em troca do serviço de transporte feito por outra empresa. Assim, uma operação custosa ao caixa, poderia ser eliminada, mesmo que a empresa não receba nada por isso.

Outras possibilidades são as de comercialização dos resíduos para a transformação daquilo que era custo em receita. Em geral, tais parcerias são mais fáceis de serem encontradas por empresas cujos resíduos são materiais com processos de reciclagem já consolidados, como sucata eletrônica, metais, papel, plástico e etc. Contudo, é um pouco mais difícil gerar receita a partir de resíduos menos comuns, como produtos químicos e etc.

Uma solução comum para o problema dos custos de destinação, são as plataformas de anúncios na internet, aonde a empresa pode divulgar resíduos que pretende vender ou comprar.

Já uma solução mais confiável, é algum tipo de portal aonde resíduos podem ser comercializados diretamente com os tratadores, garantindo assim que toda a documentação obrigatória será emitida e livrando a empresa de passivos judiciais.

Um exemplo desse tipo de serviço é a plataforma Mercado de Resíduos, que é acoplada ao sistema VG Resíduos. A plataforma utiliza a base de centenas de indústrias que geram e destinam resíduos diariamente para encontrar outras empresas que estejam dispostas a tratar tais resíduos

Como Funciona o Mercado de Resíduos?

mercado de resíduos

Uma vez cadastrada no sistema, a empresa passará a receber ofertas de resíduos que sejam do seu perfil de tratamento à um determinado raio de aceitação de coleta. Ela também poderá fazer ofertas de compras de resíduos obedecendo aos mesmos parâmetros.

Algo importante a se destacar é que as ofertas, tanto de compra quanto de venda, são feitas por meio de leilão confidencial, ou seja, cada empresa faz sua melhor oferta e o sistema seleciona a melhor delas para que o negócio seja realizado.

A VG não participa da negociação, tampouco cobra taxas sobre os resíduos comercializados ou mensalidades para permanência no sistema.

Efetive Parcerias

Uma das melhores maneiras de se garantir a segurança do processo de destinação, é ter parceiros fixos, principalmente no transporte dos resíduos. Tendo em vista que assim, é possível repassar dados da demanda para as empresas parceiras, permitindo que elas planejem sua operação para melhor atender a empresa geradora.

Contudo, o mais interessante em se efetivar parcerias, é a possibilidade de firmar acordos comerciais no intuito de maximizar as receitas e/ou reduzir os custos de destinação e transporte.

Uma vez que as operações das empresas geradora e tratadora estejam sincronizadas, o processo de destinação será muito mais seguro e estável. Além de melhorar o resultado operacional das suas empresas envolvidas.

A importância de se estabelecer múltiplos parceiros

mercado de resíduos

Em muitas empresas a produção de resíduos não é estável ao longo do ano, isso faz com que em determinadas épocas de pico de produção, o volume de resíduos cresça rapidamente, o que forçará a demanda por destinação destes resíduos.

Para que a destinação possa continuar sendo feita regularmente mesmo com a variação na produção, é importante que a empresa tenha vários parceiros, pois assim, a capacidade de destinação sempre será maior que a produção de resíduo, evitando que seja necessária a redução nas receitas oriundas dos resíduos em função da negociação em grandes volumes.

Com a internet, encontrar parceiros ficou mais simples, pois ele está localizado a poucos cliques de distância. É possível encontrar tratadores e transportadores, contudo a pesquisa esporádica acaba não sendo tão efetiva na concretização das parcerias, pois na prática, o processo de destinação continua o mesmo.

Com o advento da plataforma de negociação, como o Mercado de Resíduos, este trabalho fica mais simples, uma vez que a empresa pode fazer muitas ofertas, que serão exibidas para diversos tratadores, permitindo que haja melhor distribuição dos materiais a serem destinados e evitando gargalos na comercialização dos resíduos, tornando a operação da empresa muito mais fluida.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima