5S                    
       
11 Outubro
5 min de leitura

A importância dos programas para a redução de resíduos

cover image
Programas devem atuar não só de forma a garantir a coleta, o tratamento e a disposição, mas principalmente deve estimular a redução na produção de resíduos
redução de resíduos

A geração de resíduos é um dos problemas mais agravantes das empresas em relação à preservação do meio ambiente. Esses desafios são reforçados pelo crescimento gradativo e desordenados da população e pelo crescimento acentuado dos bens de consumo.

Diante deste cenário preocupante, muitas organizações adotam programas de gestão de resíduos. Esses programas devem atuar não só de forma a garantir a coleta, o tratamento e a disposição, mas principalmente deve estimular a redução na produção de resíduos desde a sua geração.

Os programas de redução na geração de resíduos são importantes porque priorizam um sistema circular no qual a quantidade de resíduos reaproveitados seja cada vez maior e a de resíduos gerados, cada vez menores.

Reduzir, reutilizar e reciclar – Programa de redução de resíduos

programa de redução de resíduos

A redução na geração de resíduos em uma empresa que entende a importância da preservação ambiental e enxerga a oportunidade de redução de custos deve ser algo fundamental.

Algumas empresas adotam o programa 3R’s como forma de reduzir a geração de resíduos.

Os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são ações práticas que buscam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos.

Reduzir

O termo Reduzir no programa 3 R’s consiste em adotar ações que visem diminuir a geração de resíduos, seja minimizando na fonte ou reduzindo desperdícios.

Basicamente as empresas adotam um consumo com consciência ambiental e econômica, pois compram bens e serviços de acordo com suas necessidades para evitar desperdícios.

Reutilizar

logistica reversa

A ação de reutilizar prolonga a vida útil dos produtos, dando novos usos a materiais que seriam jogados no lixo. Quando reutilizamos os produtos colaboramos para o desenvolvimento sustentável do planeta, pois evita o consumo de energia para fabricação, além de reduzir a retirada da matéria-prima empregada na confecção de um novo produto.

Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins.

Reciclar

reciclagem

Alguns resíduos podem passar por processamento físico ou químico para serem reutilizados sob a forma original ou como matéria-prima para produção de novos materiais com finalidades diversas. Por exemplo, pneus antigos podem se tornar componentes para asfalto ou latas de alumínio podem ser fundidas para darem origem a novas latas.

5S -  Programa de redução de resíduos

O 5S é uma metodologia japonesa utilizada também nas organizações para diminuir o desperdício e reduzir a geração de resíduos. A metodologia foca 5 sensos, cada um deles iniciados com a letra S: Seiri – Senso de Utilização: separar o que é útil do que não é e melhorar o uso do que é útil. Seiton – Senso de Ordenação: um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar. Seisou – Senso de Limpeza: limpar e evitar sujar. Seiketsu – Senso de Saúde: padronizar as práticas saudáveis. Shitsuke – Senso de Autodisciplina: assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.

Gestão e gerenciamento buscando a redução de resíduos

**

gerenciamento de resíduos

**

A redução na geração de resíduos é a segunda prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos conforme a Lei 12.305/2010.

A primeira é a não geração, porém quando as empresas esgotam os métodos para não gerar o próximo passo é tentar reduzir ao máximo a sua geração podendo utilizar processos de inovação tecnológica em busca de uma melhor eficiência na produção ou serviços, mas também na criação de novos serviços e produtos com tarefas semelhantes e com maior eficiência.

O controle dos resíduos em uma empresa é algo fundamental no processo produtivo de qualquer bem. O seu gerenciamento é um excelente método que cria oportunidades de redução dos custos. Isto pode ser viabilizado através do reaproveitamento e venda de resíduos e aumento de possibilidades de reciclagem, ou por meio da descoberta de novos componentes ou de novas matérias-primas que resultem em produtos mais confiáveis e tecnologicamente mais limpos.

Um dos grandes desafios das empresas é assegurar que todos os resíduos sejam gerenciados de forma apropriada e segura, desde a geração até a disposição final (do berço ao túmulo), envolvendo as etapas de geração, caracterização, manuseio, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final.

Quais são as vantagens dos programas de redução na geração de resíduos?

Reduzir a geração de resíduos nas empresas traz vários benefícios. Dentre tantas vantagens as mais relevantes são:

  • Redução no custo de coleta, transporte e destinação em local apropriado.
  • Aumento do lucro, pois reutilizando ou reciclando os resíduos a empresa consegue gerar receita no mercado de compra e venda de resíduos. O produto da empresa passará a ter uma imagem vinculada à responsabilidade socioambiental, possibilitando destaque entre seus concorrentes. Especialmente se for um produto de exportação.
  • Não sofrer penalidades pela legislação vigente, em decorrência de não conformidades da destinação de resíduos em local apropriado.
  • Redução de riscos de acidentes industriais devido ao acúmulo de resíduos. Reduzindo com isso todas as implicações legais e financeiras em decorrência desses acidentes.

A cultura de redução de resíduos redução de resíduos

Eliminar desperdícios, reduzir resíduos e consequentemente reduzir custos não são somente atos, mas são hábitos que uma empresa deve possuir. É importante para os programas de redução na geração de resíduos que esse hábito esteja claro tanto para a alta direção quanto para toda a equipe.

Caso essa cultura não seja disseminada será muito difícil dispor de ações que tragam resultados.

Reduzir a geração de resíduos visando minimizar os custos e preserva o meio ambiente é um dos principais objetivos de empresas que desejam cumprir as exigências ambientais, e principalmente empresas certificadas no Sistema de Gestão Ambiental.

A Verde Ghaia é uma empresa especializada em consultoria que pode auxiliar a sua empresa a atender todos os requisitos legais da Lei 12.305/2010, e a buscar soluções para redução de resíduos na suam empresa.

Através da plataforma VG Resíduos é apresentado para sua empresa uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Entre em contanto e veja os benefícios de uma consultoria para o gerenciamento de resíduos.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima