gestao de residuos                    
       
14 Setembro
8 min de leitura

A tecnologia a serviço da gestão de resíduos sólidos

cover image
O uso da tecnologia a serviço da gestão de resíduos sólidos permite a empresa acompanhar os resíduos desde o local de sua geração até a destinação final... Saiba mais!
A tecnologia a serviço da gestão de resíduos sólidos

O uso da tecnologia a serviço da gestão de resíduos sólidos permite a empresa acompanhar os resíduos desde o local de sua geração até a destinação final, a examinar o tratamento dado a eles sempre buscando meios de destinação limpa, além disso, facilita o monitoramento e o controle na geração. Neste artigo vamos entender melhor como usar a tecnologia a serviço da gestão de resíduos sólidos!

A tecnologia é ótima para aumentar a produtividade da organização e renovar as práticas sustentáveis em seus processos.

Veja agora o que abordaremos neste artigo:

  • por que fazer gestão de resíduos sólidos
  • benefícios da gestão de resíduos sólidos
  • como a tecnologia melhora a gestão de resíduos sólidos
  • motivos para investir em tecnologia
  • software especializado em gestão de resíduos

Por que fazer gestão de resíduos sólidos?

A tecnologia a serviço da gestão de resíduos sólidos

O gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos está diretamente vinculado à conduta empresarial adotada e disseminada pelos dirigentes da organização. Trata-se de uma questão de gestão institucional, definida pelo alinhamento de dois fatores: a atitude, envolvendo os valores; e o comportamento, no campo das ações ou omissões.

Um estudo realizado pela PwC em 2006 (quatro anos antes da publicação da lei 12.305/10) demonstrou que as empresas tendem a assumir três tipos de conduta frente à gestão ambiental, são elas: negligente, cautelosa ou responsável.

As empresas de conduta negligente simplesmente não se preocupam com a temática, por ignorância ou má-fé, omitem-se, evadem-se. As cautelosas buscam não descumprir a lei, pelo menos ao nível formal, são passivas ou reativas. Já as responsáveis têm a qualidade ambiental como um valor incorporado em seus objetivos empresariais, são ativas ou pró-ativas.

Essa conduta não mudou muito após mais de dez anos. O Relatório de Avaliação por Área de Gestão (nº 9) de Resíduos Sólidos do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), lançado ao final de 2017, destaca diversas evidências de que os resultados referente à gestão de resíduos, mesmo após a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, não foram eficientes.

Um dos maiores desafios dos órgãos de proteção ambiental, no que tange o cumprimento das diretrizes previstas na PNRS, é o estímulo à mudança de cultura nas empresas com condutas caracterizadas como negligentes ou cautelosas; e o aperfeiçoamento dos instrumentos de fomento e incentivo para uma conduta responsável, sem que se tenha como motor dessa transição o medo das possíveis penalidades oriundas de fiscalizações.

Nesse sentido, o crescimento da educação ambiental, nas escolas e na mídia em geral, tem formado consumidores mais conscientes, que demandam e cobram por produtos com impactos ambientais reduzidos.

Portanto, em uma concorrência entre empresas de igual qualidade no produto ou serviço, as empresas sustentáveis são preferidas por essa nova geração de consumidores.

Benefícios da gestão de resíduos sólidos

Constrói-se dessa forma uma via de mão dupla, onde a sociedade é beneficiada pelas ações de impactos ambientais reduzidos e a empresa é beneficiada pela preferência do consumidor. E, em alguns casos, a longo prazo, pela redução do custos de alguns materiais reciclados ou reutilizados.

Observa-se também um crescimento da exigência do consumidor que tem gerado um crescimento na busca por ferramentas e processos que minimizem os impactos ambientais e correspondam as expectativas do público alvo, estabelecendo um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e meio ambiente sadio e equilibrado.

Como a tecnologia melhora a gestão de resíduos sólidos?

Gestão ambiental

Na gestão de resíduos são gerados um número grande de informações que a empresa deve registrar e uma série de etapas que devem ser seguidas. Por isso é importante aplicar a tecnologia para uma gestão assertiva.

A tecnologia na sua gestão de resíduos busca alternativas para otimizar o trabalho do gestor ambiental, evitar erros que podem prejudicar a organização financeiramente e ambientalmente e, ter controle sobre cada etapa. Uma vez que ao realizar a gestão de resíduos a empresa esta adotando um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Tais atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento.

Sendo assim, a utilização da tecnologia auxilia a organização a promover a gestão de resíduos e a garantir que esteja sendo seguida à legislação referente ao gerenciamento (Lei 12.305/2010).

Motivos para investir em tecnologia

Veja alguns motivos para investir em tecnologia para melhoria da sua gestão de resíduos:

Controle total da gestão de resíduos

Na gestão de resíduos é essencial ter controle total sobre todo o resíduo produzido dentro da empresa. Haja vista que somente assim serão tomadas decisões assertivas sobre a destinação ambientalmente correta de resíduos.

Contudo, pela grande quantidade de informações que é gerado o controle acaba ficando difícil. Imagine se esse controle fosse realizado manualmente? O risco de dados incertos ou perda de informações seria muito grande. Aumentando assim as chances de não ser cumprido todos os requisitos legais.

Para facilitar esse controle surgiram no mercado softwares especializados em integrar essas informações, de forma que toda quantidade de resíduo gerado e em qual fonte geradora foram produzidos é armazenado, bem como o destino desses resíduos.

Essa tecnologia facilita a gestão de resíduos permitindo localizar e identificar cada resíduo gerado nos processos da organização. Permite o acesso ao histórico do material até seu destino final, fornecendo, de modo estruturado e organizado, informações detalhadas referentes à coleta, ao transporte, ao recebimento, ao tratamento e o descarte final.

Geração automática de documentos e relatórios

Para gestão de resíduos é exigido que as empresas disponibilizem aos órgãos ambientais uma série de documentos e relatórios, tais como: CADRI, CDF, MTR, Inventário de Resíduos, entre outros.

Coma tecnologia é possível gerar automaticamente esses documentos e relatórios. Através dela todas as informações e registros de destinação do resíduo, bem como os dados dos transportadores e tratadores dos resíduos são sincronizados gerando os documentos necessários exigidos pelos órgãos ambientais que comprovam o gerenciamento correto dos resíduos.

O uso da tecnologia facilita na elaboração desses documentos e relatórios.

Facilidade para encontrar fornecedores qualificados

Encontrar fornecedor qualificado para destinar resíduos é ponto importante na gestão de resíduos. É necessário que os fornecedores estejam alinhados com á estratégica da empresa, principalmente com a política voltada para preservação ambiental.

Utilizando a tecnologia, como páginas de pesquisa da internet ou plataformas especializadas em gestão de resíduos, a empresa encontra quem fornece o serviço que precisa. Sempre observando o menor preço e a qualidade na prestação do serviço.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

A tecnologia trouxe um processo de contratação de fornecedores mais rápido acabando com a perda de tempo.

Nesse contexto, tem crescido a busca por novas tecnologias que forneçam alternativas que facilitem o gerenciamento dos negócios e propiciem melhores respostas quanto ao custo-benefício.

Software especializado em gestão de resíduos

Uma das medidas que veem sendo tomadas por empresas que atribuem a devida importância ao setor de gerenciamento integrado de resíduos é o investimento em tecnologia da informação, com alguns softwares que podem ser utilizados na melhoria da qualidade, eficiência e destinação dos produtos processados e descartados no ambiente.

A partir da automação industrial e do aumento da dinâmica de circulação de informações internas, a TI está cada vez mais presente no ambiente empresarial, sendo indispensável para qualquer atividade de gerenciamento.

Quando se alcança o melhor gerenciamento da informação interna da empresa, esse fluxo gera reflexos também no ambiente externo, no nicho de mercado em que a organização se encontra.

O uso da tecnologia, como o software de gestão da VG Resíduos, é uma ferramenta de suporte à tomada de decisões e em favor da obtenção de vantagens competitivas. A VG resíduos pode ser, portanto, uma porta para o sucesso.

Por meio do software é possível:

  • controlar os processos (geração, acondicionamento, armazenamento, transporte, destinação/disposição final) e os serviços prestados pelos fornecedores;

  • disponibilizar um painel de tarefas e alertas para monitoramento das principais pendências e documentos com vencimento próximo;

  • auxiliar na gestão estratégica da empresa ao gerar gráficos e relatórios automáticos a partir das informações incorporadas;

  • conceder ao usuário maior segurança quanto ao cumprimento dos parâmetros legais;

  • bem como auxiliar no preenchimento de documentos em geral.

Além disso, a atual tendência do mercado de softwares vinculados à gestão empresarial, de um modo geral, é a de sistemas in cloud (que em inglês significa em nuvem), isto é, disponível em um servidor on-line.

Com softwares in cloud, os gestores podem acessar as informações empresariais a todo o momento, de qualquer lugar do mundo, bastando apenas um dispositivo conectado à internet.

Outra vantagem desse tipo de serviço é que o investimento em infraestrutura local passa a ser dispensado, bem como despesas com a manutenção do software, tampouco investimentos em pessoal especializado para suporte.

A empresa economiza substancialmente na aquisição de helpdesks (serviço de apoio e suporte à problemas técnicos) e servidores. Isso porque, a equipe técnica que fornece o software já garante toda a resolução de eventuais problemas e atualizações do sistema de maneira remota.

A empresa não necessitará realizar a compra de nenhum equipamento específico para a implementação do sistema. Seu negócio economiza na aquisição de helpdesks (serviço de apoio e suporte à problemas técnicos) e servidores.

Os softwares em nuvem também são mais flexíveis, uma vez que os recursos à disposição podem ser aumentados ou diminuídos com facilidade, de acordo com a necessidade do negócio. E, ainda, portáteis, sendo possível o acesso aos dados de qualquer lugar. Não é mais necessário o uso de HD externo e pendrives, por exemplo.

Pode-se dizer, ainda, que a própria opção por um sistema desse tipo é também uma escolha empresarial sustentável, já que os serviços on-line poupam energia, espaço, refrigeração e emitem menos dióxido de carbono; e, até mesmo, a facilidade de compartilhar e visualizar documentos virtualmente, também reduz os custos com impressões.

Sistemas in cloud, portanto, podem oferecer soluções mais céleres, menos onerosas, flexíveis, sustentáveis e portáteis para empresas de todos os portes.

Sendo assim, o que se observa, portanto, é que a integração da tecnologia a serviço da gestão de resíduos sólidos e da consciência ambiental no processo industrial traz inovações que facilitam a tarefa cotidiana das empresas. Os softwares de gestão instituem mecanismos que favorecem a tomada de decisões estratégicas e geram valor para as corporações ao viabilizar a percepção das melhores alternativas cabíveis dentro do seu nicho, como por promover uma gestão ambientalmente mais responsável e economicamente viável. É a tecnologia em prol da responsabilidade socioambiental.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima