reciclagem                    
       
26 Fevereiro
5 min de leitura

Ação incentiva reciclagem de lâmpadas

cover image
A Reciclus distribuiu mais de 300 pontos de coleta, espalhados por diversas cidades brasileiras com o intuito de incentivar a reciclagem de lâmpadas.
Reciclagem de lâmpada

A Reciclus (associação sem fins lucrativos formada por fabricantes, comerciantes, distribuidores e importadores de lâmpadas de uso doméstico) distribuiu mais de 300 pontos de coleta, espalhados por diversas cidades brasileiras com o intuito de incentivar a reciclagem de lâmpadas.

A iniciativa foi uma ação para colocar em prática o acordo setorial da logística reversa, firmado em 2014 pelo Governo através do Ministério do Meio Ambiente.

Ao todo, são até agora 336 pontos de coleta, espalhados por todas as regiões do Brasil, em 63 cidades de 22 estados e Distrito Federal. No ano passado, foram recolhidas 198.592 lâmpadas, que contabilizou em 29 toneladas.

Vale destacar que a reciclagem das lâmpadas é um processo que inclui: serviço de informação junto aos gerados de resíduos, explicando como devem ser transportados para não ocorrer a quebra dos bulbos durante o transporte, e também a garantia de que o mercúrio seja removido dos componentes recicláveis e o vapores de mercúrio sejam contidos no processo de reciclagem.

A Verde Ghaia, com a VG Resíduos lembra que todos os componentes das lâmpadas são reaproveitáveis: vidro, metal e componentes químicos. Estes materiais sendo separados adequadamente e descontaminados, conforme determinado em legislação ambiental específica, podem ser reaproveitados e podem até mesmo serem ofertados com valor no mercado de resíduos.

Conheça o processo da reciclagem de lâmpadas

Reciclagem de lâmpada

O processo de reciclagem de lâmpadas envolve basicamente duas fases:

- Processo de esmagamento:

As lâmpadas descartadas são introduzidas em processadores especiais para esmagamento, quando então os materiais constituintes são separados por peneiramento, separação eletrostática e ciclonagem, em cinco classes distintas:

  • Terminais de alumínio
  • Pinos de latão;
  • Componentes ferro-metálicos;
  • Vidro,
  • Poeira fosforosa rica em Hg;
  • Isolamento baquelítico.

No início do processo, as lâmpadas são implodidas e/ou quebradas em pequenos fragmentos, por meio de um processador (britador e/ou moinho). Permitindo separar a poeira de fósforo contendo mercúrio dos outros elementos constituintes.

As partículas esmagadas restantes são, conduzidas a um ciclone por um sistema de exaustão, onde as partículas maiores, tais como vidro quebrado, terminais de alumínio e pinos de latão são separadas e ejetadas do ciclone e separadas por diferença gravimétrica e por processos eletrostáticos.

A poeira fosforosa e demais particulados são coletados em um filtro no interior do ciclone. Posteriormente, por um mecanismo de pulso reverso, a poeira é retirada desse filtro e transferida para uma unidade de destilação para recuperação do mercúrio.

O vidro, em pedaços de 15 mm, é limpo, testado e enviado para reciclagem. A concentração média de mercúrio no vidro não deve exceder a 1,3mg/kg.

O vidro nessa circunstância pode ser reciclado, por exemplo, para a fabricação de produtos para aplicação não alimentar.

O alumínio e pinos de latão, depois de limpos, podem ser enviados para reciclagem em uma fundição. A concentração média de mercúrio nesses materiais não deve exceder o limite de 20 mg/kg.

A poeira de fósforo é normalmente enviada a uma unidade de destilação, onde o mercúrio é extraído. O mercúrio é, então, recuperado e pode ser reutilizado.

A poeira fosforosa resultante pode ser reciclada e reutilizada, por exemplo, na indústria de tintas.

O único componente da lâmpada que não é reciclado é o isolamento baquelítico existente nas extremidades da lâmpada.

- Processo de destilação do mercúrio

A fase subsequente nesse processo de reciclagem é a recuperação do mercúrio contido na poeira de fósforo. A recuperação é obtida pelo processo de reportagem, onde o material é aquecido até a vaporização do mercúrio (temperaturas acima do ponto de ebulição do mercúrio, 357° C).

O material vaporizado a partir desse processo é condensado e coletado em recipientes especiais ou decantadores.

O mercúrio obtido pode passar por nova destilação para se removerem impurezas. Emissões fugitivas durante esse processo podem ser evitadas usando-se um sistema de operação sob pressão negativa.

Campanha de incentivo da Associação Reciclus para reciclagem de lâmpadas

Reciclagem de lâmpada

A Campanha da Reciclus foi criada para convocar o setor produtivo para implantar a logística reversa no país, baseada na campanha do Governo publicada em 2012.

As lâmpadas que são descartadas podem ser recicladas para produção de vários tipos de produtos: desde vidros de uso não alimentar até cimento. Quando não descartadas corretamente, tem o risco da contaminação do meio ambiente com substâncias perigosas como o mercúrio.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/10, contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

O regulamento institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e cidadãos.

Custo para descontaminação de lâmpadas

Para descontaminar uma lâmpada do mercúrio, o custo da reciclagem e a descontaminação varia de acordo com o volume, distância e serviços específicos escolhidos pelo cliente. O preço está incluído os custos de frete, embalagem e seguro contra acidentes.

Os subprodutos resultantes do processo de reciclagem, como: vidro, alumínio, pinos de latão e mercúrio, possuem baixo valor agregado. Portanto é de se esperar que a reciclagem de lâmpadas tenha um alto custo, o que explica a quantidade de lâmpadas descartada em local inadequado.

Software de gestão de resíduos, ISO 14001 e a reciclagem das lâmpadas

Reciclagem de lâmpada

A ISO 14001 é uma forte aliada para ter sua empresa em conformidade com a legislação ambiental e auxiliar seu negócio no que diz respeito ao gerenciamento de resíduos, como por exemplo a questão das lâmpadas. O que facilitará muito na hora do acondicionamento, separação, destinação final.

Com o SGA, implantar o PGRS se torna um processo muito mais simples.

Verde Ghaia pode te auxiliar na implementação e manutenção dessa e de outras normas ISO. Recentemente atualizada, nova versão da ISO 14001 além de possuir maior compatibilidade com as demais normas ISO, traz requisitos relacionados ao gerenciamento dos resíduos sólidos.

Outro importante serviço oferecido pela Verde Ghaia é a plataforma de Gestão dos Resíduos Sólidos. A partir do software você conta com toda a documentação e informação necessária para realizar todo o processo de gerenciamento de resíduos, como lâmpadas ou qualquer outro material que seu negócio produza.

Caso sua empresa precise gerenciar os resíduos sólidos e gestão do descarte das suas lâmpadas, mas você ainda não sabe a maneira correta de iniciar o processo, entre em contato com a VG Resíduos

Gerenciamento de resíduos
seta para cima