certificação b                    
       
30 Julho
6 min de leitura

Passo a passo para adquirir a Certificação B para sua empresa

cover image
A Certificação B é uma tendência na governança corporativa - que levou ao crescimento do pensamento de “resultado triplo”. Saiba mais!
adquirir a Certificação B

Sua empresa sabe como adquirir a Certificação B?A tendência na governança corporativa - que levou ao crescimento do pensamento de “resultado triplo” - alimentou o surgimento de uma nova forma organizacional: a Certificação B.

A visão das corporações americanas mudando. Se até a pouco tempo o modelo econômico era pautado em práticas de governança corporativa, vinculada com o objetivo dos negócios e a maximização do valor para o acionista, hoje esta visão tem ficado cada vez mais para trás.

O século XXI tem sido marcado por um aumento da ênfase em outros valores das partes interessadas, particularmente as preocupações sociais e ambientais.

Neste post, nós entenderemos melhor sobre a Certificação B, bem como suas vantagens e como adquirir a Certificação B para sua empresa. Acompanhe!

Agende uma demonstração Online

Empresa B, Sistema B ou Certificação B: são similares?

adquirir a Certificação B

Sim! As organizações que recebem a certificação B, se tornam Empresa B e assim, passam a compor o Sistema B.

As empresas registradas como B devem obter uma pontuação mínima na Avaliação de Impacto, uma avaliação do impacto da empresa em seus trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente. Eles também devem tornar seu Relatório de Impacto B - o detalhamento da avaliação - transparente por meio do Sistema B.

Tornar-se um B corp permite que as empresas mantenham sua missão social, ao mesmo tempo que permite a expansão dos negócios. Como têm fins lucrativos, a empresa pode crescer e arrecadar dinheiro, embora ainda mantenha um padrão socialmente responsável.

O que é Certificado B e quais vantagens para sua empresa?

adquirir a Certificação B

A certificação da B Corporation ajuda as empresas a agirem como uma força do bem, ao mesmo tempo que ajuda os investidores a selecionar organizações que se alinham com seus valores. Para os aventureiros e viajantes que estão por aí, esse credenciamento significa que podem confiar que atendem a padrões rigorosos de impacto socioambiental positivo.

Algumas das principais vantagens de iniciar uma empresa B são:

  • Incentiva a responsabilidade social. Quando sua empresa é uma corporação B, ela responsabiliza você e suas práticas pela responsabilidade social e ambiental. Os consumidores estão cada vez mais interessados ​​em empresas sustentáveis ​​e querem se convencer de seus esforços sociais. Ao aderir aos padrões B que se tornam transparentes, os clientes podem ver como as empresas que eles apoiam estão fazendo a diferença.
  • Atraia funcionários com ideias semelhantes. Saber que sua empresa está ativamente tentando fazer uma mudança social positiva atrairá os principais talentos que procuram encontrar um significado em suas carreiras. A certificação B valida a cultura centrada no funcionário da empresa, o que significa que você também poderá reter os melhores talentos.
  • Poupança de custos. O registro como uma Empresa B pode economizar o dinheiro da sua empresa a longo prazo. Você terá acesso aos dados do sistema B, que fornecem acesso para aprender os meios mais econômicos para ser sustentável. Além disso, o processo de certificação ajuda as empresas a identificar gastos desnecessários.

O que são empresas do setor B e por que adotar o selo B Corp?

Empresas do setor B são um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro. Eles são legalmente obrigados a considerar o impacto de suas decisões sobre seus funcionários, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. Esta é uma comunidade de líderes, impulsionando um movimento global de pessoas usando os negócios como uma força do bem.

Passo a passo para adquirir a Certificação B para sua empresa

adquirir a Certificação B

Basicamente, existem 07 passos para sua empresa adquirir a Certificação B

1. Conclua a avaliação de impacto B Para se tornar um B Corp, você deve preencher a Avaliação de Impacto B. Trata-se de uma ferramenta gratuita e confidencial, desenvolvida para ajudá-lo a medir e gerenciar o impacto positivo de sua empresa em relação aos trabalhadores, comunidade, consumidores e meio ambiente.

Esta ferramenta inclui uma análise detalhada de como sua empresa interage com seus públicos de interesse: governo, trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente.

2. Questionário de divulgação e setores controversos Além de preencher a Avaliação de Impacto B, a empresa deve declarar a relação que mantém com setores ou práticas controversas ou negativas.

Embora a Avaliação de Impacto B se concentre principalmente na avaliação do impacto positivo de uma empresa, qualquer impacto negativo significativo é considerado por meio do Questionário de Divulgação, da verificação de antecedentes e de um canal público para reclamações.

O Questionário de Divulgação permite que a empresa compartilhe com o B Lab de forma confidencial qualquer prática sensível, penalidades ou sanções recebidas pela empresa ou seus parceiros.

As respostas do Questionário de Divulgação não afetarão o resultado numérico obtido na Avaliação de Impacto B, porém pode exigir mais transparência, remediação ou mesmo implicar na paralisação do processo de certificação. Para obter mais informações sobre o Questionário de divulgação, clique aqui.

3. Enviando Avaliação de Impacto B para revisão Concluída a Avaliação de Impacto B, a empresa deve obter uma pontuação de no mínimo 80 pontos para enviar sua avaliação para análise e, assim, iniciar formalmente o processo de certificação.

4. Análise de elegibilidade Nesta etapa, o Sistema B confirma que a empresa cumpriu os requisitos básicos para fundamentar a Certificação de Empresa B e os requisitos adicionais dependendo das características da Empresa.

5. Pagamento inicial Finalizada esta primeira etapa denominada Elegibilidade Inicial (também conhecida como Diagnóstico), a empresa deverá efetuar o Pagamento Inicial para iniciar formalmente o processo de Certificação. Este pagamento inicial não reembolsável corresponde a 30% da taxa anual de certificação, avaliada de acordo com o faturamento anual da empresa.

6. Verificação Após concluir a Avaliação de Impacto B, tendo alcançado 80 pontos ou mais, a empresa pode solicitar o processo de certificação.

Assim que a avaliação de impacto B é enviada para revisão, cada empresa passa por uma avaliação inicial antes de fazer a verificação com o Laboratório B.

Para iniciar o estágio de verificação, documentos e evidências são necessários para apoiar as práticas, políticas e processos relatados na Avaliação de Impacto B.

Se após a verificação a empresa ainda permanecer com 80 pontos é elegível para se tornar um Certified B Corp pagando uma taxa anual e assinando o compromisso com o B Lab. Todas as empresas estão sujeitas a uma revisão do site possível e aleatória. Além disso, existem empresas que devem ter uma Revisão do Site obrigatória, sendo determinada na fase de Elegibilidade Inicial.

7. Taxa anual O custo da certificação deve ser pago anualmente e varia de acordo com o faturamento anual da empresa. Após a conclusão do processo e obtenção da certificação, os restantes 70% da taxa são pagos conforme estabelecido no início do processo.

Como interfere na Gestão Ambiental e Gestão dos Resíduos?

A maioria das empresas gera diferentes tipos de resíduos líquidos e precisa garantir que eles sejam descartados da maneira correta. Esses resíduos podem incluir qualquer coisa, desde ácido e água de lavagem a graxa e óleos. Existem regulamentações muito rigorosas no Brasil sobre como os resíduos podem ser descartados, O lançamento inadequado pode incorrer em multa e crime ambiental.

É responsabilidade de cada empresa garantir que os resíduos gerados em sua propriedade sejam descartados dentro do prazo.

A gestão de resíduos envolve a coleta regular, transporte, bem como processamento e descarte ou reciclagem e monitoramento de diferentes tipos de materiais residuais. Esses serviços podem economizar uma quantia considerável de dinheiro para a sua empresa e também podem evitar que o meio ambiente seja prejudicado.

Assim, é de extrema importância a adoção de práticas e sistemas que favoreçam a correta gestão ambiental e gerenciamento dos resíduos gerados, bem como de suporte ao Gestor para que todos os processos sejam bem elaborados, executados e monitorados, garantindo a obtenção e manutenção do certificado B àquela organização.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar o Gestor ambiental?

adquirir a Certificação B

Desenvolver uma gestão de resíduos eficiente pode parecer complicado, burocrático e até cansativo. Mas é fundamental para garantir o máximo reaproveitamento de todos os rejeitos, ainda aqueles com pouca viabilidade técnica ou econômica para a reciclagem (como os resíduos hospitalar, por exemplo).

Para as organizações, a gestão é essencial para evitar prejuízos financeiros, preservar a imagem e principalmente minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos que suas atividades podem causar.

As empresas têm aderido ao software VGR Gestão de resíduos online como uma ferramenta capaz de fazer a gestão eficiente de resíduos. O software centraliza as informações e possibilita uma gestão mais estratégica do processo.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir
seta para cima