gestor ambiental                    
       
25 Agosto
5 min de leitura

Quais são as áreas de atuação do Gestor Ambiental em uma empresa?

cover image
A atuação do gestor ambiental é muito importante dentro de uma empresa que deseja implementar processos sustentáveis. Confira!
atuação do gestor ambiental

A atuação do gestor ambiental é muito importante dentro de uma empresa que deseja implementar processos sustentáveis. O gestor é o responsável por conscientizar a todos sobre os impactos ambientais e o mau uso dos recursos naturais. Ele pode atuar na recuperação de áreas degradadas ou em degradação, na educação ambiental, na certificação ambiental, geoprocessamento, extração de recursos naturais, licenciamento ambiental e gestão de resíduos.

O gestor ambiental é um profissional de suma importância. Ele atua atento ao bom uso dos recursos naturais e, desenvolve maneiras de reduzir os impactos ambientais produzidos pelas atividades das empresas no meio ambiente.

A profissão surgiu devido à crescente preocupação de ambientalistas com a relação entre homem e o meio ambiente. E, da necessidade de as organizações respeitarem as leis ambientais.

Neste artigo vamos conhecer as suas principais áreas de atuação. Confira!

Gestão ambiental

Qual papel do gestor ambiental na empresa?

atuação do gestor ambiental

Você sabe o que faz um gestor ambiental? O gestor ambiental atua atento ao bom uso dos recursos naturais e, desenvolve maneiras de reduzir os impactos ambientais produzidos pelas atividades das empresas no meio ambiente. As principais funções do gestor ambiental estão ligadas a gestão dos processos administrativos e de produção das organizações, garantindo a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento da sustentabilidade.

O gestor planeja, gerencia e também faz o diagnóstico dos impactos que uma determinada organização pode causar na natureza. Ele deve atuar na prevenção a fim de evitar catástrofes e abusos.

Faz parte das tarefas diárias de um gestor o monitoramento da emissão de poluentes na atmosfera, do consumo de energia da organização e o acompanhamento do tratamento e destinação de resíduos.

Também, monitora as normas, requisitos e leis ambientais, e verifica as suas implantações dentro da empresa.

Ele pode implementar o gerenciamento de resíduos e também um SGA (Sistema de Gestão Ambiental eficiente permitindo a tomada de decisão.

Quais são as responsabilidades do gestor ambiental?

atuação do gestor ambiental

O gestor ambiental é responsável por garantir a execução de práticas como:

  • redução dos impactos da empresa na natureza;

  • uso racional e sustentável dos recursos naturais;

  • preservação da biodiversidade;

  • uso dos métodos corretos de destinação de resíduos e materiais tóxicos;

  • adoção de sistemas de reciclagem;

  • uso de métodos que reduzam a poluição do ar, da água e do solo;

  • gestão de resíduos;

  • tratamento e reutilização de resíduos e de matéria-prima no processo produtivo de empresas;

  • redução do consumo de água e energia;

  • desenvolvimento de programas de educação ambiental, reciclagem e logística reversa de produtos como pilhas, pneus, baterias, peças de eletrônicos etc.

Gerenciamento de resíduos

Quais as áreas de atuação do gestor ambiental?

atuação do gestor ambiental

As principais áreas de atuação do gestor ambiental estão ligadas na elaboração, planejamento e gerenciamento de projetos de educação ambiental, conscientização e preservação ambiental e cumprimento da legislação ambiental.

Veja as principais áreas de atuação:

Recuperação de áreas degradadas ou em degradação Que consiste em investigar áreas contaminadas ou desmatadas. Neste campo, o gestor ambiental deve elaborar relatórios sobre a situação dessas áreas e criar programas de recuperação da biodiversidade.

Educação ambiental O gestor atua na criação de programas de conscientização, mostrando a importância da preservação da natureza e do meio ambiente. Do uso racional dos recursos produtivos, da importância do manejo correto dos resíduos e da separação já na fonte geradora.

Certificação ambiental O gestor ambiental atua no controle, atualização, cumprimento e implementação de normas e leis ambientais. Por exemplo, na certificação da norma ISO 14001, o gestor será responsável por adequar os procedimentos de implantação, oferecer a certificação, realizar treinamentos para a equipe, fazer a verificação da norma e acompanhar os avaliadores.

Geoprocessamento O profissional de gestão ambiental atua no tratamento de dados e informações geográficas através da utilização de programas específicos, como o SIG, Sistema de Informação Geográfica, para a elaboração de projetos de ocupação humana, gerenciamento urbano, rede de infraestrutura, gestão de bacias hidrográficas, monitoramento de áreas de preservação, elaboração de estudos de impacto ambiental, diagnósticos ambientais e mapeamento de vegetação.

Extração dos recursos naturais Nesta área o gestor garantirá que as técnicas utilizadas de extração e uso de recursos naturais gerem menos impacto ao meio ambiente. Além disso, o gestor ajuda a reverter possíveis danos causados.

Licenciamento ambiental O gestor ambiental atua na obtenção da licença ambiental. O licenciamento ambiental é o processo administrativo de responsabilidade da gestão ambiental. É uma exigência legal e uma ferramenta do poder público para o controle ambiental.

Gestão de resíduos O gestor ambiental atua no manejo correto dos resíduos, desde a sua geração até a destinação e disposição final ambientalmente correta.

A atuação do gestor ambiental na gestão de resíduos

atuação do gestor ambiental

O gestor ambiental tem uma participação fundamental para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Eles elaboram projetos com o objetivo de alcançar resultados positivos em relação ao meio ambiente, bem como a redução dos impactos ambientais provocados pelas ações da empresa.

Esses projetos melhoram a qualidade de vida para todos, uma vez que o ambiente se torna menos poluído. Também, garante o uso mais racional dos recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras, assim, contribuindo para a sustentabilidade.

Na gestão de resíduos, o gestor ambiental quantifica, controla, gerencia e inspeciona a geração de resíduos, isso colabora para a redução.

Ao realizar a gestão de resíduos a empresa está adotando um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada.

Também, facilita o cumprimento dos regulamentos ambientais por meio da padronização e organização de toda a documentação referente à gestão de resíduos.

Elabora todos os documentos necessários como MTR, inventários, relatórios, CDF, entre outros.

Como o software de gestão facilita a atuação do gestor ambiental?

atuação do gestor ambiental

O uso da tecnologia digital surge com grande aliada para o gestor ambiental. Ele pode trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão.

Todos os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente virtual aumentando a agilidade dos processos e a segurança das informações.

A gestão automatizada agiliza a comunicação entre os setores da empresa. Permitindo que o gestor foque nos assuntos mais urgentes e relevantes de uma forma simples e fácil.

Com os processos automatizados os impactos ambientais são monitorados.

Um sistema automatizado de gestão ambiental facilita o controle de documentos. A melhor maneira de gerir todos os documentos comprobatórios necessários é com o uso de ferramentas que auxiliem no arquivamento de documentos, como softwares de gestão.

A automatização, também, torna o processo de controle de licenças mais fácil.

Para facilitar a gestão ambiental dentro das organizações, a Verde Ghaia Consultoria, criou o software VG RESÍDUOS. Com o software, os gestores ambientais podem ter o controle total de todos os processos de gestão ambiental e de resíduos.

Sendo assim, a atuação do gestor ambiental é manter os processos, aspectos e impacto ambiental de uma empresa sob controle, para assim serem caracterizadas como uma empresa sustentável.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima