Para que serve uma auditoria de sistema de gestão ambiental?

10/08/2020

auditoria de sistema de gestão ambiental

A auditoria de sistema de gestão ambiental é de suma importância para a melhoria do desempenho da gestão ambiental. A auditoria serve como apoio para a tomada de decisão, pois é um processo de verificação, executado para obter e avaliar evidências de conformidades das atividades relacionadas à gestão ambiental dentro de uma empresa.

Dentro do Sistema de Gestão Ambiental, a auditoria ambiental é uma das ferramentas mais simples e eficientes para avaliar o desempenho do sistema de gestão ambiental, seu grau de conformidade com os requisitos da norma ABNT 14001:2015 e se está de acordo com a política ambiental da empresa.

Neste artigo vamos entender melhor sobre a auditoria de sistema de gestão ambiental. Continue conosco!

Gestão ambiental

O que é auditoria de sistema de gestão ambiental?

auditoria de sistema de gestão ambiental

A auditoria ambiental de sistema de gestão ambiental é responsável por avaliar o grau de conformidade de uma empresa com os requisitos da norma ABNT 14001:2015, com a legislação ambiental e com a política ambiental de uma empresa.

Necessariamente, a auditoria é um instrumento que possibilita fazer uma avaliação sistemática, periódica, documentada e objetiva do sistema de gestão ambiental.

A auditoria de sistema de gestão ambiental é uma ferramenta de gestão muito utilizada para identificar falhas e problemas ambientais na empresa para, então, buscar a adequação.

As normas da série ISO 14000 – Sistema de Gestão Ambiental - SGA, é que rege a auditoria de sistema de gestão ambiental. A premissa do SGA é a minimização dos efeitos nocivos ao ambiente proveniente das atividades da empresa. Além disso, a norma avalia as consequências ambientais das atividades, produtos e serviços da organização.

A auditoria de SGA além de avaliar a conformidade e o cumprimento das normas ambientais, também avalia a regularidade das licenças e os procedimentos internos capazes de gerar impactos negativos ao meio ambiente.

Tipos de auditorias de sistema de gestão ambiental

auditoria de sistema de gestão ambiental

A auditoria de sistema de gestão ambiental pode ser realizada por uma entidade externa à empresa ou por auditores internos.

As entidades externas avaliam a adequação do sistema com as normas e demais critérios de proteção do meio ambiente. Essas entidades externas podem ser órgãos públicos voltados à fiscalização das normas ambientais, ou mesmo entidades privadas que visa tanto à certificação, quanto a avaliação de conformidade.

Portanto as auditorias são divididas em três tipos:

Auditoria interna Também chamada de auditoria de primeira parte - é realizada pela própria empresa para auditar seus próprios sistemas, processos e procedimentos assegurando que os parâmetros do sistema de gestão ambiental estão sendo seguidos à risca e os resultados esperados estão sendo alcançados;

Auditoria no fornecedor Ou auditoria de segunda parte - é realizada pela empresa ou por outras pessoas em seu nome com o objetivo de avaliar a conformidade do sistema de gestão ambiental, requisitos legais e/ou contratuais;

Auditoria externa Auditoria de terceira parte - é realizada por um auditor independente designado pelo órgão certificador credenciado pelo INMETRO para fins de certificação do sistema de gestão ambiental. Nessa auditoria é verificado se o sistema de gestão ambiental foi estabelecido, documentado, implementado e mantido de acordo com uma norma específica.

biblioteca virtual

Leis e normas para auditoria de sistema de gestão ambiental

Há no Brasil várias leis e normas ambientais que regulamentam a preservação ambiental e as práticas sustentáveis. Portanto, é importante que a empresa observe quais são essas leis.

Além das normas que regulam a questão ambiental — Política de Meio Ambiente e Política Nacional de Resíduos Sólidos — existem normas específicas que tratam sobre o processo de auditoria.

Neste caso é a NBR ISO 19011, que dispõe de diretrizes específicas para todas as auditorias que contemplam o sistema de gestão de qualidade ou ambiental.

Também temos a resolução CONAMA nº 306, de 5 de julho de 2002 que estabelece os requisitos mínimos para realização de auditorias ambientais.

Há, também, a Lei 6.938/81. Nela é determinado os critérios de como o processo de verificação nas organizações ocorrerão e se eles cumprem a lei.

Como a auditoria de sistema de gestão ambiental beneficia seu negócio e atrai mais clientes?

auditoria de sistema de gestão ambiental

Além da auditoria de sistema de gestão ambiental trazer para as empresas melhores oportunidades de negócios, já que o mercado passou a ter um comportamento mais exigente, mais responsável e preocupado com o meio ambiente e sua preservação, há outros benefícios como:

  • melhoria na imagem da empresa;
  • promove a melhoria dos processos produtivos;
  • cumprimento da legislação ambiental - evitando penalidades, problemas com indenizações e processos e paralisações de atividades;
  • aumento da competitividade no mercado nacional e internacional;
  • redução de custos;
  • possibilidade de obter melhores financiamentos, uma vez que a empresa demonstra esta alinhada as políticas ambientais.

Qual a relação da auditoria de SGA com a gestão de resíduos?

A gestão de resíduos demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam principalmente os associados ao descarte final. Além disso, contribui para alcançar a sustentabilidade. Haja vista, que através da gestão serão adotadas práticas que contribuem para a preservação ambiental.

O Sistema de Gestão Ambiental possibilita o controle sobre os resíduos, o acompanhamento do ciclo de vida deles no impacto ambiental, o gerenciamento estruturado e o estabelecimento de objetivos e metas para redução na geração de resíduos.

Através do SGA os requisitos legais do âmbito federal, estadual e municipal serão cumpridos, como a elaboração dos relatórios e emissão de documentos que comprovam a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

As organizações que implementam o sistema de gestão ambiental têm a capacidade de evitar desperdícios, além de reutilizar os materiais que antes eram descartados, reduzindo assim custos com a aquisição de matéria prima.

Portanto a aplicação da auditoria de sistema de gestão ambiental é de fundamental importância para identificar e avaliar os procedimentos adotados em relação ao acondicionamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos gerados.

A auditoria de sistema de gestão ambiental é uma forma de organizar as ações ambientais na organização. Também, fornece uma gestão de resíduos eficiente para atingir os objetivos, uma vez que prioriza a melhoria contínua das ações ambientais.

Como a VG Resíduos auxilia a empresa na auditoria de SGA?

auditoria de sistema de gestão ambiental

Uma forma de adotar medidas inteligentes ligadas a auditoria de sistema de gestão ambiental é a adoção da gestão de resíduos eficiente dentro da empresa. Para isso, o uso de um sistema automatizado tem demonstrado ser uma aliada para organizar todas as informações sobre a gestão ambiental. Isso graças ao desenvolvimento de plataformas de gestão de resíduos.

A plataforma da VG Resíduos é uma dessas plataformas, que auxilia na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável.

Um sistema automatizado mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, para eliminar multas e perda de licença ambiental.

Sendo assim, a auditoria de sistema de gestão ambiental é uma ferramenta de verificação, executado para obter e avaliar evidências de conformidades das atividades relacionadas à gestão ambiental dentro de uma empresa.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!