autogestão                    
       
27 Agosto
5 min de leitura

Autogestão de resíduos: o que é, vantagens e como realizar!

cover image
A autogestão de resíduos ajuda as organizações a estabelecerem metas, processos e procedimentos de redução dos resíduos gerados... Confira!
autogestão de resíduos

A autogestão de resíduos ajuda as organizações a estabelecerem metas, processos e procedimentos de redução dos resíduos gerados, bem como os impactos produzidos sobre o meio ambiente e a saúde do público. Eles também abrem caminho para que as organizações se tornem certificadas, por exemplo, pela ISO 14001 ou uma Empresa B.

O papel da gestão ambiental para as empresas é duplo: proteger o meio ambiente dos efeitos de seus produtos e proteger a própria empresa de multas e penalidades por não conformidade.

A maioria das empresas conta com sistemas de gestão ambiental para melhorar o desempenho de sua organização, reduzir custos, conquistar novos clientes e melhorar a imagem pública. De modo geral, um processo de Gestão Ambiental eficiente possibilita que a empresa gerencie melhor seus processos, reduzindo os custos com terceiros e, por consequência, aumentando sua lucratividade.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

E é justamente neste contexto de uma gestão ambiental fortalecida é que surge a possibilidade da organização gerenciar seu próprio resíduo. É o que chamamos de Autogestão! Confira neste post!

Gestão ambiental

O que é Autogestão de resíduos? Importância e vantagens?

autogestão de resíduos

A autogestão de resíduos significa adoção, pela própria organização, de um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente aceita, objetivando a minimização da produção de resíduos de seus resíduos, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos. A lei determina que cada gerador é responsável pelos resíduos gerados e, que devem ser segregados na fonte geradora.

A autogestão de resíduos na empresa tem a finalidade de diminuir a quantidade de materiais e incentivar o seu reaproveitamento. Além de melhorar a sua imagem junto a clientes, acionistas, governo e população.

Também, minimizam acidentes ambientais, riscos de contaminação e proliferação de doenças. E o mais importante, a gestão aumenta os ganhos econômicos, pois são reduzidos custos com matéria prima ao reaproveitar os resíduos e custo com o seu descarte final.

autogestão de resíduos

Para reduzir custos da gestão de resíduos da sua empresa, a forma mais rápida e fácil é ter um software de gestão. São vários benefícios que lhe darão a chance de deixar tarefas burocráticas e focar no que é mais importante para o gerenciamento.

O VGR Resíduos é uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Os benefícios em ter o software da VGR Resíduos para reduzir custos da gestão de resíduos são inúmeros, entre eles:

  • Auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos: com o software a empresa consegue implantar as diretrizes estabelecidas pela PNRS, evitando assim, sofrer sanções, como multas e embargos;
  • Facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo: o software permite manter um histórico sobre a geração de resíduos. Com essas informações a empresa identifica os gargalos do processo, ou seja, onde é possível reduzir desperdícios.
  • Padroniza a comunicação com fornecedores: a VGR Resíduos conta com uma plataforma aonde você encontra fornecedores aptos. Com a plataforma é possível encontrar um fornecedor mais próximo ao seu negócio, isso reduz o custo com transporte. Além disso, com o software de gestão é possível monitorar todos os documentos que os fornecedores devem emitir garantindo a destinação ambientalmente correta dos resíduos;
  • Minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa: já que através do software é feito todo o controle de geração, coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta;
  • Permite o controle completo de documentação e licenças: evitando que a organização pague multas por não ter um documento exigido pelo órgão ambiental;
  • Otimiza a elaboração de relatórios e inventários: reduz o tempo para elaboração dos relatórios, já que todas as informações necessárias estão arquivadas em um único ambiente.

O papel do gestor ambiental neste processo

autogestão de resíduos

Um gestor ambiental está envolvido diretamente no gerenciamento dos requisitos de regulamentos ambientais em uma organização. Neste contexto, são os principais responsáveis por estabelecerem os processos e procedimentos necessários para o gerenciamento de resíduos.

São responsáveis por aconselharem as organizações sobre como minimizar seu impacto no meio ambiente; em como reduzir a geração de resíduos e, principalmente, são responsáveis por criarem e supervisionarem a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos.

Os gestores ambientais trabalham em uma organização para examinar suas atividades corporativas e localizar a área de melhoria em sua prática de sustentabilidade ambiental, para que funcione em conformidade com as diretrizes formuladas pelas autoridades regulatórias federais, estaduais e locais.

De modo geral, a função de gestor ambiental dentro de uma organização inclui:

  • Implementar e supervisionar as estratégias necessárias para garantir o processo do PGRS;
  • Coordenar a gestão de todas as tarefas relacionadas a gestão de resíduos;
  • Implementar políticas e práticas ambientais na organização, garantir a sua autenticidade e validá-la em conformidade com as autoridades reguladoras ambientais;
  • Auditar e analisar os relatórios de desempenho ambiental, reportando-os sempre aos stakeholders;
  • Gerir o sistema de gestão ambiental da empresa.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar?

autogestão de resíduos

Todo gerador de resíduos deve gerenciar corretamente os resíduos gerados, devendo promover meios de minimizar a geração, maximizar o reaproveitamento e a reciclagem e dar a destinação final ambientalmente correta a eles.

A empresa deverá procurar soluções ambientalmente corretas, para isso existem algumas organizações como a VGR Resíduos que a partir de ferramentas inteligentes proporcionam ações práticas de controle e autogestão dos resíduos.

O software da VGR Resíduos é um sistema de gestão automatizado que mantém todas as informações inseridas pelo usuário e permite a geração automática de documentos (inventários anuais, manifesto de transporte de resíduos, etc) em um ambiente único, confiável e interativo, de acordo com a legislação ambiental.

Assim, a autogestão dos resíduos torna-se menos complexa. O software facilita o controle e monitoramento de diferentes documentos exigidos pelos órgãos ambientais.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Agende uma demonstração Online
seta para cima