Como a automação de processos otimiza a Gestão ambiental?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

26/07/2021

automação de processos otimiza a Gestão ambiental

A automação de processos otimiza a gestão ambiental ao simplificar o trabalho da equipe ambiental da sua empresa, reduzir desperdício e custos, aumentar a eficiência da produtividade e do operacional. Também, melhora o controle da gestão de resíduos, evitando que a organização sofre sanções por não destinar corretamente seus resíduos.

A automação de processos na gestão ambiental é realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. O objetivo é otimizar e agilizar os processos que antes eram realizados de forma manual e passaram a ser automáticos.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo falaremos mais sobre como a automação de processos otimiza a gestão ambiental. Confira!

Agende uma demonstração Online

O que é e como funciona a automação de processos na gestão ambiental?

automação de processos otimiza a Gestão ambiental

A automação de processos na gestão ambiental consiste em um procedimento de racionalização e otimização dos processos-chave que impulsionam uma organização a buscar sustentabilidade ambiental.

Os objetivos principais são a redução de custos por meio da integração de processos, a diminuição do trabalho laboral, a aceleração no tempo de execução das atividades, a substituição de processos manuais por aplicações de software e o maior controle sobre os processos.

A automação de processos permite as empresas projetar, executar, observar, monitorar e melhorar constantemente seus processos na gestão ambiental, o que torna um diferencial competitivo.

A automação quando aplicado à gestão de resíduos significa que a empresa adota um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos.

Qual a importância da automação de processos e como interfere na Gestão ambiental?

automação de processos otimiza a Gestão ambiental

A automação de processo permite a integração da tecnologia à rotina das empresas. Através da automação é possível realizar tarefas simples às mais complexas.

A automação auxilia os gestores ambientais na realização mais eficiente de suas atividades.

A automação na gestão ambiental atua principalmente em procedimentos burocráticos como no controle de licenças. Ela reduz o tempo de execução, o número de erros e, principalmente, o desgaste dos colaboradores com tarefas repetitivas e exaustivas.

Além disso, estrutura os dados e as informações da gestão ambiental, por meio de sistemas informatizados, de forma a tornar essas informações mais úteis, acessíveis e valiosas para a estratégia da empresa.

A automação na gestão ambiental tem a finalidade de simplificar e acelerar a execução de tarefas, principalmente as mais burocráticas, possibilitando uma tomada de decisão mais acertada e economizando tempo e recursos.

Como a automação de processos otimiza a gestão ambiental?

automação de processos otimiza a Gestão ambiental

Veja como a automação de processos otimiza a gestão ambiental:

1. Agiliza a comunicação

A automatização agiliza a comunicação entre os setores da empresa e com fornecedores.

Um processo automatizado permite que a equipe foque nos assuntos mais urgentes e relevantes de uma forma simples e fácil.

O software de gestão da VGR oferece diversos dashboards que permitem que toda sua equipe veja as tarefas de uma só vez. O progresso de cada uma delas é registrado no seu respectivo lugar para evitar desorganização.

Desta forma, afasta multas ambientais, uma vez que não haverá o risco de que etapas importantes no gerenciamento de resíduos não sejam realizadas, como por exemplo, a emissão de documentos, o envio de relatórios aos órgãos públicos e o licenciamento dentro do prazo.

2. Aumenta a consciência ambiental e estimula a responsabilidade da equipe

Sabemos que colaboradores valorizados e desafiados dentro de uma empresa apresentam melhor desempenho e resultado. Portanto, para aumentar a consciência ambiental na sua empresa, obter bom êxito na gestão de resíduos e estimular a responsabilidade é necessário formá-los, capacitá-los, valorizá-los e disponibilizar ferramentas que estimulem o trabalho.

A infraestrutura adequada é de extrema importância. Sem ela o trabalho se torna árduo e cheio de desafios que poderão desanimar o colaborador. Com a automatização dos processos todo o trabalho necessário para uma gestão de resíduos fica mais fácil.

Além disso, a organização pode definir um profissional que atue como agente de multiplicação, assumindo o controle.

3. Reduz custos e erros

Ao automatizar a gestão ambiental a empresa prevê metas, um exemplo é a redução na geração de resíduos.

Com a automação dos processos a geração de resíduos é monitorada e como consequência a quantidade reduz consideravelmente. Consequentemente os custos associados para destinação final ambientalmente correta se reduzem também.

Com a automação, os processos falhos que geram muitos resíduos são identificados. Assim são feitas melhorias nos processos reduzindo a geração de resíduos e, consequentemente, aumentando a produtividade.

Até a negociação de resíduos pode ser automatizada, facilitando o encontro com parceiros ideias. A negociação online de resíduos tem a função de servir como guia para promoção de oportunidades de negócios, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais. Tudo isso através do anúncio de resíduos para compra e venda.

Nas plataformas de negociação, como o Mercado de Resíduos da VGR, os resíduos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.

4. Aumenta o controle sobre documentos importantes

Para qualquer empresa, ter arquivos organizados é fundamental para garantir a segurança das operações e conseguir bons resultados nos negócios.

O controle de documentos é muito importante por causa da imensa gama de obrigações ambientais e das normas estabelecidas pela legislação ambiental.

Manter tudo atualizado e acessível é importante uma vez que a organização deve comprovar o transporte e destinação final dos resíduos.

A melhor maneira de gerir todos os documentos comprobatórios necessários é com o uso de ferramentas que auxiliem no arquivamento de documentos, como softwares de gestão.

Na plataforma VGR é possível realizar a gestão completa dos documentos necessários para o licenciamento ambiental. Inclusive documentos de seus fornecedores.

5. Controla as licenças de fornecedores

Para prevenir multas e penalizações por não cumprimento das leis ambientais as empresas têm a cada dia pensando em formas de gerenciar os resíduos e ter controle sobre os seus fornecedores de serviços de tratamento e destinação final de resíduos.

A automação torna esse processo de controle de licenças de fornecedores mais fácil. Com o auxílio dessa ferramenta o seu negócio passa a contar com ferramentas de contagem de prazos para controle de condicionantes e licenças; a automatização dos processos de comunicação; a emissão de alertas para coleta; registro e conferência de comprovantes e todos os tradicionais documentos referentes ao tratamento e disposição/destinação final de resíduos.

Sendo assim, a automação de processos otimiza a gestão ambiental uma vez que simplifica o trabalho da equipe ambiental da sua empresa, reduz desperdício e custos, aumenta a eficiência na produtividade e no operacional. Também, melhora o controle da gestão de resíduos, evitando que a organização sofre sanções por não destinar corretamente seus resíduos.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

software online de emissão de mtr online

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5