sustentabilidade                    
       
25 Junho
7 min de leitura

Automação e sustentabilidade: construção civil

cover image
Por meio da automação, o monitoramento de diversos aspectos ambientais torna-se muito mais tangível e sistemático, o que consolida a sustentabilidade como um objetivo a ser atingido pela organização. Saiba mais!
automação e sustentabilidade

Por meio da automação, o monitoramento de diversos aspectos ambientais torna-se muito mais tangível e sistemático, o que consolida a sustentabilidade como um objetivo a ser atingido pela organização.

O uso da tecnologia na automação de processos tem sido um grande aliado de diversas empresas que buscam não somente aperfeiçoar seus processos, mas também obter posições de destaque no mercado.

No que tange aos Resíduos da Construção Civil (RCC), a automatização de processos proporciona vantagens tais como a redução de custos, aumento da produtividade e o controle de geração de resíduos. Além disso, aumenta a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Veja o que abordaremos ao longo deste artigo:

Ficou curioso sobre o tema? Continue conosco!

Gestão ambiental

O que é e como funciona a automação de processos?

automação e sustentabilidade

A automação consiste em um procedimento de racionalização e otimização dos processos-chave que impulsionam uma organização. Tem por objetivo principal a redução de custos por meio da integração de aplicações, o que diminui o trabalho laboral, acelerando o tempo de execução das atividades e substituindo processos manuais por aplicações de software.

Diante desse contexto, a automação de processos permite que as organizações possam projetar, executar, observar, monitorar e melhorar constantemente seus processos de negócio, o que se torna um diferencial competitivo.

Quando aplicado à gestão de resíduos da construção civil, significa dizer que a empresa adota um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada desses materiais.

Por consequência, ocorre um aumento no controle nas informações, padronização, otimização de custos e melhoria na gestão de fornecedores. Com isso, é minimizada a produção de resíduos, o que contribui para a preservação da saúde pública e da qualidade do meio ambiente

Como funciona o tratamento de efluente?

automação e sustentabilidade

Ao adotar a automação nos mais diversos processos, a organização passa a contar com um controle interno de informações muito mais eficiente. Isso permite que a empresa otimize o tempo de funcionários em tarefas burocráticas e passe a se concentrar em atividades em que o ganho de valor é significativo.

Ademais, a empresa também passa a adotar práticas mais sustentáveis, ao passo que elimina a utilização de grande volume de papel, além de economizar em recursos como água e energia elétrica.

No que tange aos RCC, os benefícios da automação de processos em direção a sustentabilidade são muitos, a citar:

  • auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e demais legislações específicas de RCC;
  • minimiza a possibilidade de ocorrência de passivos ambientais e prejuízos para a empresa;
  • otimiza a elaboração de relatórios e inventários ambientais;
  • implantação de sistemas de logística reversa;
  • monitora a quantidade de resíduos armazenados e transportados, além do local para o qual esse resíduo foi destinado.

Além disso, a automação aliada à gestão de resíduos proporciona vantagens operacionais, tais como:

  • consulta às pastas e documentos digitais referente à geração, transporte e destinação de resíduos de forma mais rápida;
  • aumento do controle da documentação que evidencia a destinação ambientalmente correta de resíduos;
  • controle de licenças e demais documentos pertinentes aos fornecedores, gerando automaticamente relatórios, tais como: manifesto de transporte do resíduo; ficha de emergência; ficha de segurança do resíduo químico de acordo com a legislação vigente; relatórios com gráficos; inventários; e indicadores gerenciais;
  • permite a comparação entre cenários anteriores e posteriores das metas estabelecidas, o que favorece uma avaliação das condições do sistema;
  • provê informações de advertência, ou seja, aponta riscos ou falhas do processo.

Benefícios de ser uma empresa preocupada com sustentabilidade

automação e sustentabilidade

A sustentabilidade empresarial é um conceito que vai muito além das questões ambientais. Além de abordar a preservação do meio ambiente e uso consciente dos recursos naturais, uma empresa sustentável também deve ponderar um sistema de gestão que concilie a lucratividade com o bem-estar de colaboradores, consumidores e parceiros.

Dessa forma, é necessário desenvolver uma consciência ambiental, social e de governança. Atualmente, empresas que investem nesse novo modelo de negócio costumam obter posição de destaque no mercado. A seguir, listamos 6 benefícios de adotar a sustentabilidade nas empresas:

Publicidade positiva Empresas que destacam iniciativas sustentáveis em seus processos adquirem o respeito dos consumidores. Exemplo disso são as organizações que não testam produtos em animais e não estão envolvidas em escândalos de trabalho escravo, bem como as que têm alguma parceria ou projeto próprio a favor da diminuição de impactos ambientais. Isso ocorre principalmente porque os consumidores estão cada vez mais críticos e atentos a essas causas que, caso estejam presentes, podem beneficiar de forma acentuada a imagem da organização.

Engajamento dos colaboradores Os colaboradores devem ter em mente o propósito da empresa, sentir que seu trabalho faz parte de algo grandioso e saber que suas atividades cotidianas estão interligadas a transformações na sociedade. Esse propósito faz-se de suma importância para que o colaborador se sinta motivado a trabalhar, estimulando a construção e a manutenção de relacionamentos saudáveis dentro da empresa.

Economia A economia está intrinsecamente conectada a práticas sustentáveis, visto que é capaz de promover uma conscientização de minimização do desperdício entre os colaboradores. No curto prazo, iniciativas puxadas pelas lideranças que direcionam a empresa a execução dessas práticas podem gerar custos. Contudo, em médio e longo prazos, o retorno financeiro se consolida, haja vista a existência de benefícios fiscais pelo governo. Retorno para a sociedade As empresas, por desempenharem um papel de destaque no processo de preservação do ambiente, podem e devem investir em formas de produção menos poluentes. Dessa forma, retornos importantes à sociedade, tais como melhoria da qualidade do ar e otimização da demanda energética, por exemplo, podem consolidar a importância da organização enquanto a função que ocupa na sociedade.

Ganho de vantagem competitiva Conforme dito anteriormente, a preocupação da sociedade com o meio ambiente é cada vez maior. Dessa forma, empresas que ignoram práticas sustentáveis vão sendo cada vez mais esquecidas no mercado financeiro. Do contrário, organizações que reforçam sua imagem perante essas questões convertem-na em publicidade positiva e aumento na sua competitividade no mercado.

Atração de novos mercados O aprimoramento da imagem da empresa perante questões sociais e ambientais atrai potenciais investidores, o que pode contribuir na expansão de seus mercados. Isso ocorre porque os investidores entendem que os modelos de negócios pautados no desenvolvimento e consumo sustentáveis são promissores.

Automação no MTR e RAPP

automação e sustentabilidade

A automação, além de proporcionar todas as vantagens já citadas anteriormente, ainda permite o acesso a inúmeros documentos obrigatórios para quem trabalha com gerenciamento de resíduos sólidos. É o caso, por exemplo, do Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR e do Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras – RAPP.

O MTR é um documento que objetiva acompanhar o transporte de resíduos até a destinação final ambientalmente adequada, evitando seu encaminhamento para locais não licenciados. O documento é destinado a todos os geradores de resíduos sujeitos à elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), de acordo com o disposto no art. 20 da Lei nº 12.305/2010.

O MTR deve ser emitido pelo gerador de resíduos por meio do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos - SINIR. No entanto, transportadores, armazenadores temporários e destinadores de resíduos também deverão estar cadastrados no sistema.

Já o RAPP trata-se de um documento que tem por finalidade facilitar a gestão, controle e fiscalização ambiental. A exigência do RAPP foi instituída pela Política Nacional do Meio Ambiente (artigo 17-C da Lei 6.938/81) e regulamentado pela Instrução Normativa nº 6/2014 do IBAMA.

O RAPP é obrigatório para empresas que exercem atividades sujeitas à cobrança de Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA). Através do documento, as empresas enviam ao Governo Federal a listagem das atividades potencialmente poluidoras executadas no ano de referência. Sua entrega deve ser feita anualmente através de um sistema disponibilizado pelo IBAMA.

Dessa forma, observa-se que ambos os documentos somente podem ser emitidos mediante acesso aos respectivos sistemas que o geram. Portanto, a automação de processos não somente atua sobre a otimização de tempo dos colaboradores da organização, como também é essencial para a sistematização da comunicação entre a empresa e o órgão fiscalizador.

O software VGR Gestão de resíduos online

automação e sustentabilidade

O software VGR Resíduos é uma ferramenta online que atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos e também realiza toda a gestão dos resíduos de forma automatizada, mantendo os registros centralizados e disponíveis a qualquer momento, possibilitando uma gestão mais estratégica do processo.

A plataforma da VGR auxilia no controle de validade de documentos e licenças e emite automaticamente vários relatórios, tais como o MTR, Certificado de Destinação Final (CDF) e a Ficha de Emergência. Além disso, por meio do sistema, é possível visualizar e monitorar o andamento da gestão de resíduos, permitindo uma visão estratégica para a tomada de decisões.

Ademais, a negociação de resíduos também pode ser automatizada, o que facilita encontrar parceiros ideais para compra e venda do material.

Dessa forma, a automação de processos relacionados à gestão dos resíduos sólidos é bastante benéfica para a empresa que o adota, visto que interfere em aspectos ambientais, econômicos e de governança. Tal combinação, se bem gerenciada, é capaz de destacar sua empresa sob o ponto de vista da sustentabilidade, o que é positivo diante do mercado.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima