biomassa                    
       
10 Junho
4 min de leitura

Biomassa de resíduos orgânicos: quais vantagens e desvantagens?

cover image
Biomassa de resíduos orgânicos é um recurso renovável no qual o resíduo orgânico é utilizado para produção de energia. Entenda mais!
biomassa de resíduos orgânicos

Biomassa de resíduos orgânicos é um recurso renovável no qual o resíduo orgânico é utilizado para produção de energia. As suas vantagens incluem a substituição dos combustíveis fósseis, geração de eletricidade e a emissão de uma quantidade inferior de gases poluentes em comparação às fontes não renováveis. No entanto, há algumas desvantagens, como a emissão de gases tóxicos, material particulado, gases do efeito estufa e a baixa eficiência.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo entenderemos melhor sobre biomassa de resíduos orgânicos e quais suas vantagens e desvantagens. Confira!

ebook passo a passo para encontrar fornecedor qualificado

O que é biomassa de resíduos orgânicos?

biomassa de resíduos orgânicos

Biomassa de resíduos orgânicos é toda matéria orgânica de origem vegetal e animal utilizado para produção de energia.

A energia proveniente da biomassa é chamada de bioenergia.

A biomassa de resíduos orgânicos pode ser utilizada para produzir combustíveis, eletricidade e calor, sendo considerada uma alternativa às fontes de energia convencionais, principalmente ao combustível fóssil.

Quais os principais tipos de biomassa?

Há três classes de biomassa:

  • sólida: nessa classe inclui produtos e resíduos agrícolas, florestais e resíduos biodegradáveis das indústrias e da área urbana;

  • líquida: nessa classe a biomassa de resíduos orgânico resulta em biocombustíveis líquidos, como etanol e biodiesel;

  • gasosa: nessa classe a biomassa pode ser encontrada nos efluentes agropecuários advindos da indústria e da zona urbana.

As principais fontes de biomassa são:

  • madeira – a sua queima ainda é bastante usada na indústria, para geração de energia;

  • produtos agrícolas (milho, cereais);

  • cana-de-açúcar e seu bagaço – a cana-de-açúcar é aproveitada para a produção de álcool. Já o bagaço da cana-de-açúcar é o principal recurso potencial para geração de energia elétrica;

  • dejetos orgânicos (dejetos urbanos, industriais e agropecuários) - podem ser transformadas em biogás, usado da produção de energia nas residências, na indústria, nos motores, com alto poder calorífico, semelhante ao gás natural;

  • vegetais e frutas - mandioca, amidos, óleos vegetais (dendê, babaçu, mamona etc.) e a celulose, entre muitos outros materiais, que podem ser utilizados para a produção de combustíveis para os motores.

Essas fontes são classificadas em quatro categorias:

  • culturas: produtos agrícolas cultivados para produção de energia, como milho e cereais;

  • resíduos agrícolas e florestais: resíduos produzidos durante a colheita e o corte de árvores, como palha e resíduos de madeira.

  • subprodutos orgânicos: resíduos orgânicos, efluentes da agropecuária e resíduos provenientes do processamento da madeira.

  • resíduos orgânicos: resíduos domésticos, efluentes domésticos e industriais e resíduos da produção alimentar.

Aproveitamento da biomassa em energia

biomassa de resíduos orgânicos

O aproveitamento da biomassa de resíduos orgânicos ocorre por três processos principais:

  • combustão direta: queima direta de biomassa. Esse processo podem ainda envolver outros processos físicos como secagem, corte e quebra;

  • processos termoquímicos: gaseificação, pirólise, liquefação e transesterificação;

  • processos biológicos: digestão anaeróbia e fermentação.

Produtos originados da biomassa de resíduos orgânicos

Os principais produtos que são derivados da biomassa são:

Biogás

O biogás é um gás metano, resultante da decomposição de materiais como resíduos alimentares, esgoto e excrementos. Ele é obtido em biodigestores.

Etanol

O combustível etanol é extraído do caldo da cana-de-açúcar, da beterraba e do milho.

Nesse processo de transformação do suco do fruto em álcool é gerado o bagaço. Esse resíduo pode ser aproveitado para geração de energia.

Biodiesel

O biodiesel é um combustível natural e biodegradável com baixo teor poluente. É obtido de óleos vegetais como a mamona, o dendê, a soja etc.

Carvão vegetal

O carvão vegetal é resultado da carbonização da lenha.

Vantagens e desvantagens da biomassa de resíduos orgânicos

biomassa de resíduos orgânicos }

Veja abaixo algumas dessas vantagens e desvantagens:

Vantagens

  • fonte de energia renovável;

  • geração de poucos poluentes quando comparada à utilização de fontes não renováveis, exemplo, combustíveis fósseis;

  • possui baixo custo para o reaproveitamento;

  • possui alta capacidade de reaproveitamento dos resíduos orgânicos;

  • apresenta menor risco ambiental.

Desvantagens

  • possui menor poder calorífico quando comparado a outros combustíveis;

  • possui maior dificuldade no transporte e armazenamento da biomassa sólida;

  • apresenta eficiência reduzida;

  • podem provocar aumento das chuvas ácidas.

Como obter as vantagens e eliminar as desvantagens com uma gestão de resíduos orgânicos?

biomassa de resíduos orgânicos }

A gestão de resíduos orgânicos contribui para o desenvolvimento sustentável aumentando a vida útil de aterros sanitários, reduzindo a geração dos resíduos e os destinando de forma ambientalmente correta. Além disso, a gestão viabiliza as ações de triagem dos resíduos recicláveis e reutilizáveis, contribuindo assim para a redução dos níveis de poluição ambiental.

Fazer gestão de resíduos orgânicos significa adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Objetivando a minimização da produção de resíduos, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

A VG Resíduos é a solução para o negócio e permite realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Com muitos anos de atuação, a VG Resíduos conta com profissionais habilitados e experientes em fornecer orientações para o adequado gerenciamento de resíduos, com o melhor custo benefício.

Com objetivo de gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental, prestando serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos, além de desenvolver treinamentos e monitoramentos para acompanhar a eficiência das ações.

Sendo assim, a biomassa de resíduos orgânicos é toda matéria orgânica de origem vegetal e animal utilizado para produção de energia. É uma fonte de energia limpa e renovável. Apesar de ser uma excelente opção para substituir as fontes de energia atual apresenta algumas desvantagens. Entre elas, a eficiência reduzida.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental
seta para cima