A solução para a gestão adequada dos resíduos nas organizações

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

14/01/2021

A solução para a gestão adequada dos resíduos nas organizações

A solução adequada para a gestão adequada dos resíduos nas organizações visa minimizar riscos ambientais, uma vez que estabelece meios de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos. Além disso, o tratamento adequado ou disposição em locais legalizados reduzem os impactos imediatos no meio ambiente e na saúde. Neste artigo apresentaremos uma solução para a gestão adequada dos resíduos nas organizações. Confira!

Fazer gestão de resíduos significa que a empresa adota um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada. Minimizando, assim, a geração de resíduos e preservando a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

Relevância da gestão de resíduos

Vivemos em uma época revolucionária onde presenciamos a mudança nos direitos e nas atitudes das mulheres, uma reviravolta na política e uma transformação de mentalidade em relação à preocupação das pessoas com o meio ambiente.

Ao longo dos séculos a humanidade descobriu, conheceu, dominou e modificou a natureza para melhor aproveitá-la. No que se refere à relação do homem e meio ambiente, há uma busca por melhor qualidade de vida com novas posturas e práticas sociais.

Nesse sentido, a Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) surge como um importante avanço necessário ao país para enfrentar os principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Segundo uma pesquisa de IBGE de 2008, apenas 50,75% dos municípios brasileiros dispõem seus resíduos em vazadouros, 22,54% em aterros controlados; 27,68% em aterros sanitários. Esses mesmos dados apontam que 3,79% dos municípios têm unidade de compostagem de resíduos orgânicos; 11,56% têm unidade de triagem de resíduos recicláveis; e 0,61% têm unidade de tratamento por incineração.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a prática desse descarte inadequado provoca sérias e danosas consequências à saúde pública e ao meio ambiente e associa-se ao triste quadro socioeconômico de um grande número de famílias que, excluídas socialmente, sobrevivem dos lixões de onde retiram os materiais recicláveis que comercializam.

Desse modo, como uma resposta aos consumidores cada vez mais exigentes, as organizações têm se mostrado mais preocupadas em relação à gestão ambiental, que propõe a ascensão do potencial competitivo, alinhando a lucratividade à proteção ambiental. Ao mesmo tempo leva-se em consideração um dos fundamentais princípios da sustentabilidade, o do poluidor pagador, onde todos os poluidores possuem responsabilidade sobre os impactos que causam, nesse caso, abordando impactos ambientais e sociais advindos de atividades poluidoras.

Gestão adequada de resíduos sólidos

Gestão adequada de resíduos sólidos

A gestão de resíduos significa adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente aceita, objetivando a minimização da produção de resíduos, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos.

A lei determina que cada gerador é responsável pelos resíduos gerados e, que devem ser segregados na fonte geradora.

Para fazer gestão de resíduos as empresas devem seguir a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

A gestão de resíduos na empresa tem a finalidade de diminuir a quantidade de materiais e incentivar o seu reaproveitamento. Além de melhorar a sua imagem junto a clientes, acionistas, governo e população. Também, minimizam acidentes ambientais, riscos de contaminação e proliferação de doenças. E o mais importante à gestão aumenta os ganhos econômicos, pois são reduzidos custos com matéria prima ao reaproveitar os resíduos e custo com o seu descarte final.

Gerenciamento de resíduos

Solução para a gestão adequada dos resíduos nas organizações

Fazer Gestão de Resíduos a princípio pode parecer ser complicada, burocrática ou cansativa, principalmente na etapa de classificação e caracterização do resíduo, porém é essencial para a sua empresa e pode minimizar impactos ambientais e passivos, evitar prejuízos financeiros e preservar a imagem da sua empresa.

Para facilitar a gestão dentro das organizações, a Verde Ghaia Consultoria, criou o software VG RESÍDUOS. Esse software vislumbra as necessidades dos clientes que demandam de controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos. A principal funcionalidade do software é promover a gestão, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

A plataforma VG Resíduos realiza toda a gestão de resíduos de uma organização. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

A empresa possui um sistema online com módulos diferenciados conforme a necessidade do seu segmento: gerador, gerenciador, transportador ou tratador. Os benefícios em ter controle de documentos na gestão de resíduos são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos, pois são geridos todos os documentos necessários para o cumprimento da legislação ambiental;
  • facilita a gestão de informações e evita perdas dos documentos comprobatórios;
  • padroniza a comunicação com fornecedores;
  • minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa;
  • permite o controle completo de documentação, licenças e CADRI’s;
  • otimiza a elaboração de relatórios e inventários;
  • auxilia no cumprimento de prazo, evitando o atraso.

Sendo assim, na busca do desenvolvimento sustentável, maior responsabilização por parte das empresas e facilidade na gestão de seus resíduos, a fim de evitar multas e atender à legislação ambiental, uma solução para a gestão adequada do resíduos nas organizações, apresentada pelo Grupo Verde Ghaia, seria o VG resíduos, que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios. A plataforma irá auxiliar a empresa, agregando todas as soluções para a melhor e mais completa gestão desde a geração até a destinação/disposição final dos resíduos.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5