×

A solução para a gestão adequada dos resíduos nas organizações

A solução para a gestão adequada dos resíduos nas organizações
5 (100%) 3 votos

Vivemos em uma época revolucionária onde presenciamos a mudança nos direitos e nas atitudes das mulheres, uma reviravolta na política e uma transformação de mentalidade em relação à preocupação das pessoas com o meio ambiente. Ao longo dos séculos a humanidade descobriu, conheceu, dominou e modificou a natureza para melhor aproveitá-la. No que se refere a relação do homem e meio ambiente, há uma busca por melhor qualidade de vida com novas posturas e práticas sociais.

Nesse sentido, a Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) surge como um importante avanço necessário ao país para enfrentar os principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Segundo uma pesquisa de IBGE de 2008, apenas 50,75% dos municípios brasileiros dispõem seus resíduos em vazadouros, 22,54% em aterros controlados; 27,68% em aterros sanitários. Esses mesmos dados apontam que 3,79% dos municípios têm unidade de compostagem de resíduos orgânicos; 11,56% têm unidade de triagem de resíduos recicláveis; e 0,61% têm unidade de tratamento por incineração. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a prática desse descarte inadequado provoca sérias e danosas consequências à saúde pública e ao meio ambiente e associa-se ao triste quadro socioeconômico de um grande número de famílias que, excluídas socialmente, sobrevivem dos lixões de onde retiram os materiais recicláveis que comercializam.

Desse modo, como uma resposta aos consumidores cada vez mais exigentes, as organizações têm se mostrado mais preocupadas em relação à gestão ambiental, que propõe a ascensão do potencial competitivo, alinhando a lucratividade à proteção ambiental. Ao mesmo tempo leva-se em consideração um dos fundamentais princípios da sustentabilidade, o do poluidor pagador, onde todos os poluidores possuem responsabilidade sobre os impactos que causam, nesse caso, abordando impactos ambientais e sociais advindos de atividades poluidoras.

Na busca do desenvolvimento sustentável, maior responsabilização por parte das empresas e facilidade na gestão de seus resíduos, a fim de evitar multas e atender à legislação ambiental, uma solução viável e prática, apresentada pelo Grupo Verde Ghaia, seria o VG resíduos, que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios. A plataforma irá auxiliar a empresa, agregando todas as soluções para a melhor e mais completa gestão desde a geração até a destinação/disposição final dos resíduos.

Para saber mais acesse: https://www.vgresiduos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2018