gerenciamento de residuos                    
       
23 Outubro
4 min de leitura

Como ganhar dinheiro com compra e venda de sucata?

cover image
A compra e venda de sucata representa lucro em potencial. Empresas descobriram que é possível lucrar com elas ao invés de somente descartá-la.Saiba mais!
compra e venda de sucata

São impressionantes as diversas possibilidades de reaproveitamento de resíduos, principalmente àqueles classificados como sucatas. A compra e venda de sucata é um segmento que tem potencial muito grande para recuperação devido à suas características físico-química.

A sucata permite a constante reutilização e transformação, sem perder as propriedades e qualidades. Por essas vantagens, a compra e venda destes resíduos representa lucro em potencial. Empresas, inclusive as pequenas e médias, descobriram que é possível lucrar com elas ao invés de somente gastar para descartá-la adequadamente.

Fora o potencial econômico, investir em compra e venda diminui o impacto ambiental não sobrecarregando os aterros sanitários e industriais pelo país. E ainda evita a disposição inadequada em lixões, reduzindo o custo ambiental e social em realizar a logística da coleta e disposição dos resíduos em municípios distantes. Vamos saber mais a respeito?

Leia: Crie Oportunidades com o Mercado de Resíduos e saia da crise, venda resíduos industriais

Compra e venda de sucata e as PNRS

compra e venda de sucata

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) conta com diretrizes para os resíduos gerados pelas empresas e prevê que estes escolham entre a redução, reutilização ou reciclagem de seus resíduos, reconhecendo o seu valor econômico.

A destinação dos resíduos de sucata pode se transformar em lucro quando ao invés de descartar, a empresa disponibiliza o material no mercado de compra e venda. Essa ação pode ser feita a partir da ferramenta conhecida como Mercado de Resíduos.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

Mercado de Resíduos de Sucata

compra e venda de sucata

A grande dificuldade das empresas que desejam entrar no mercado de compra e venda de resíduos é estruturar a negociação e descobrir como vender o seu resíduo de sucata ou como comprar um resíduo que possa ser reaproveitado em seu processo.

O Mercado de Resíduos é a melhor forma de solucionar essa questão através de um ambiente virtual que oferece comodidade, praticidade e segurança às empresas que buscam uma forma lucrativa de implementar o cumprimento das legislações ambientais, sem perder de vista a obtenção de lucro.

Através desta plataforma compradores e vendedores terão a chance de negociar os resíduos obtendo vantagens financeiras com a compra/venda de resíduo de sucata.

Resíduos de sucatas mais comprados e vendidos

**

compra e venda de sucata

**

Sucata é todo tipo material, produto ou resíduos descartados que sejam passives de reciclagem. Os resíduos de sucata mais vendidos e comprados são:

Sucata de Ferro

A sucata de ferro consiste em todo tipo de sucata de ferro e aço carbono solta ou em fardos como sólidos fundidos e laminados, limalhas e cavacos, reutilizáveis como tubos, barras, bobinas e chapas, automóveis sucateados, navios, trens, vagões, rodas e trilhos ferroviários.

É amplamente empregado na construção mecânica podendo substituir o aço em diversas aplicações, muitas vezes com grande vantagem.

Podem ser usadas para construir máquinas, ferramentas, estruturas, bem como instalações que necessitam de materiais de grande resistência.

Confira: 6 dicas para sua empresa lucrar com a compostagem de resíduos

Sucata de Cobre

O cobre é um metal de transição que apresenta alta condutibilidade elétrica e térmica. Emprega-se cobre principalmente na transmissão elétrica e na telefonia.

Sucata de Alumínio

O Alumínio é um elemento metálico extraído de bauxita purificada por eletrólise. O alumínio puro é macio e dúctil, mas a sua dureza pode ser aumentada por endurecedores. O alumínio é manufaturado em um grande número de ligas. Os elementos usados nas ligas são o cobre, o zinco, o magnésio, o silício, e o manganês.

As propriedades de leveza, dureza, resistência à corrosão e condutividade elétrica das ligas as tornam apropriadas para uma variedade de usos, incluindo a construção de veículos e de aviões, de edifícios e cabos de potência aéreos.

Sucata de Aço Inox

Aços inoxidáveis são aqueles que contêm em sua composição 10,5% de Cromo como principal elemento de liga. Alguns aços inoxidáveis possuem mais de 30% de Cromo ou  menos de 50% de Ferro. Esses aços não oxidam em ambientes normais.

Suas características de resistência são obtidas graças à formação de um óxido protetor que impede o contato do metal base com a atmosfera agressiva. Alguns outros elementos como níquel, molibdênio, cobre, titânio, alumínio, silício, nióbio, nitrogênio e selênio podem ser adicionados para a obtenção de características mecânicas particulares.

Saiba mais: Como lucrar com a logística reversa de embalagens?

Sucata de Metal (latão)

O Latão é um nome genérico das ligas cujos principais constituintes são cobre e zinco, com uma menor proporção de zinco. Sua resistência e ductilidade tornam-o fáceis de ser trabalhado, tendo aplicação na fabricação de alfinetes, arames e parafusos. Quando usado na forma de banho eletrolítico para recobrir o ferro, torna-o menos suscetível à corrosão.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Sucata de Ferro Cavaco

Sucata de alto carbono, gerada na usinagem de peças de ferro fundido, principalmente na indústria automobilística, com baixo teor de óleo e isento de impurezas.

Saiba mais: Quatro dicas para empreender com reciclagem de óleo de cozinha

 

Ofertas em destaque

 

Gerenciamento de resíduos

**

compra e venda de sucata

**

Dispor de forma adequada os resíduos visando minimizar os custos e maximizar a segurança é um dos principais objetivos de empresas que desejam cumprir as exigências ambientais, e principalmente empresas certificadas no Sistema de Gestão Ambiental.

Investir na compra e venda de sucata, além auxiliar o seu empreendimento a cumprir quesitos que assegurem a saúde e a preservação do meio ambiente, diminui o impacto ambiental, não sobrecarregando os aterros sanitários e industriais pelo país.

Sendo assim, compra e venda de sucata é um segmento que,  pelas suas propicias características físico-química — permite a sua constante reutilização e transformação sem perder as propriedades e qualidades —  representa grande potencial econômico.  Por isso, muitas empresas perceberam que, ao invés de somente gastar para descartá-la adequadamente, é possível lucrar com elas.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como ganhar dinheiro com vendas de resíduos?

Gerenciamento de resíduos
seta para cima