ganhar dinheiro com venda de papel                    
       
27 Novembro
5 min de leitura

É possível ganhar dinheiro com venda de papel usado?

cover image
O setor de papéis recicláveis vem aumentando significativamente. Em 2000, o uso dos recicláveis representou 45% da produção mundial de papel.
venda de resíduos de papel

Os resíduos de papéis produzidos pela sua empresa não precisa ser uma dor de cabeça ou um material que você fica tentando procurar formas de fazer desparecer. Dá para ganhar dinheiro com o que hoje você joga fora ou até mesmo gasta muito dinheiro para eliminar do seu empreendimento.

Antes de mais nada é preciso entender que há materiais que podem ser reciclados e outros que não se enquadram mais nos requisitos necessários. Os papéis contêm fibras que perdem as características físico-químicas nos vários processamentos de reciclagem, então vão perdendo sua qualidade, e daí não servem mais para a reciclagem. Iremos descobrir se é possível ou não obter retorno com a venda dos resíduos de papel.

Para fazer a separação dos resíduos do papel, é preciso: separar por tipo de resíduo, limpeza de contaminantes e compactação dos materiais.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

Mercado de papéis reciclados

venda de resíduos de papel

O setor de papéis recicláveis vem aumentando significativamente. Em 2000, o uso dos recicláveis representou 45% da produção mundial de papel. No Brasil, 37% do papel produzido vai para a reciclagem.

O mercado para os papéis recicláveis está concentrado nos setores de confecção de embalagens, papéis sanitários e impressão.

Com relação à sustentabilidade, a utilização de papéis recicláveis representa:

  • uma tonelada de corte de papel evita o corte de aproximadamente doze árvores de reflorestamento;
  • uso das aparas de reciclagem leva à economia de insumos, principalmente a água que é utilizada nos processos de produção da celulose.

Tendo em vista que para fabricar papel, precisa de:

  • 1 tonelada de papel é necessário duas toneladas de madeira, ou seja quinze árvores;
  • 50 a 100 mil litros de água;
  • aproximadamente 7 mil kW de energia.

Com a reciclagem, o volume de utilizado cai para dois mil litros e o consumo de energia cai para 3 mil kW.

Reciclar papel, leva à redução de consumo de energia, emissão de poluentes e o uso da água, além do percentual de papel descartado como resíduo sólido.

venda de resíduos de papel

Tudo começa na indústria de papel

venda de resíduos de papel

Para produção de uma tonelada de papel gera aproximadamente 18 kg de poluentes orgânicos descartados nos efluentes e 88 kg de resíduos sólidos. Os resíduos são compostos por: fibras, material insolúvel e celulose.

A indústria de papel gera muitos volumes de resíduos orgânicos e inorgânicos, que agridem o meio ambiente. Esses resíduos, e também o lodo branco, devem ser tratados antes de serem descartados no meio ambiente.

Um dos principais resíduos da indústria de papel é o lodo branco. Alguns pesquisadores descobriram que adicionando enzimas para quebrar as moléculas do lodo branco, pode-se ter uma matéria-prima para produzir etanol. O lodo branco, um dos resíduos na fabricação do papel, oferece valor agregado no destino desse resíduo, na produção do biocombustível.

Essa uma boa oportunidade para a venda desse resíduo em específico, gerado no começo da sua produção, na indústria de papel. Um mercado a ser explorado no Brasil: biocombustível a partir do lodo branco.

Processo da reciclagem do papel

venda de resíduos de papel

A reciclagem do papel é importante por reduzir seu acúmulo nos aterros sanitários, gasta menos energia, gera renda e diminui o consumo de recursos naturais, como água e madeira

Os processos da reciclagem do papel:

  1. classificação: classifica-se o papel em função da sua qualidade, origem e presença de matérias toleradas;
  2. trituração: fragmenta-se em dimensões pré-determinadas, de alguns lotes de papel, como: revistas, jornais e aparas;
  3. enfardamento e a venda do papel usado nas indústrias de reciclagem.

Veja o esquema explicativo sobre o processo da reciclagem abaixo.

Resíduos de papel

Os papeis coletados chegam nas fabricas de reciclagem geralmente misturados com outras substâncias. Primeiramente no processo todo o material coletado é triturado formando uma pasta de celulose. Com isso, essa pasta é peneirada para retirar as impurezas, como: fitas adesivas, plásticos, e outros metais.

Para que o papel seja passível de reciclagem com qualidade, não pode estar poluído com materiais como: ceras, plásticos, manchas de óleo ou tinta, terra, madeiras, barbantes, metais, vidros, etc. isso pode dificultar o processo da reciclagem.

Venda dos resíduos de papel

venda de resíduos de papel

O papel reciclado pode originar diversos materiais, como:

  • produtos de papel sanitários (papel higiênico, toalhas de papel e toalhas de chá, dentre outros);
  • papel não revestido;
  • papel de cópia;
  • papel de jornal;
  • revistas.

Esses são os mercados que podem ter interesse na compra dos seus resíduos de papel. Para alcançar ainda mais retorno com o uso dos papeis recicláveis, pode-se usar o papel reciclado ou até mesmo os resíduos do papel também para a fabricação de papéis de maior qualidade, como as revistas e alguns jornais.

Ainda tem a questão da tributação. A Lei 11.196/2005, conhecida como a Lei do Bem, pois são medidas de desoneração tributária. No artigo 48 está disposto a possibilidade de suspender a cobrança das contribuições para o PIS/Pasep e para a Cofins na venda de produtos reciclados, em específico: venda de desperdícios, resíduos ou aparas.

A suspensão da tributação busca incentivar as empresas de reciclagem, sendo um modo de compensação para produção e comercialização dos materiais recicláveis que tem baixo valor agregado, permitindo que a empresa obtenha ganhos, adquira maquinários e eleve sua produtividade.

Como receber auxílio profissional na venda de resíduos de papel?

venda de resíduos de papel

A VG Resíduos, referência nacional em gerenciamento de resíduos, traz a ferramenta Mercado de Resíduos que proporciona o encontro entre empresas geradoras e compradoras de resíduos. A partir do software é possível encontrar outras corporações que compram ou vendem o resíduo que seu negócio produz, que pode ser tanto resíduo de papel, quanto outros materiais que seu negócio compra ou vende.

Caso sua empresa precise também gerenciar os resíduos sólidos que ela produz, mas você ainda não sabe a maneira correta de iniciar o processo, entre em contato com a VG Resíduos, empresa do Grupo Verde Ghaia, pelo telefone (31) 3656-5538.

A implantação da norma ISO 14001 referente ao Sistema de Gestão Ambiental é outra forma de adequar sua empresa as questões ambientais. Com a Consultoria Online Verde Ghaia sua empresa terá o auxílio desde o início do processo de implementação até a conquista do selo verde.

A ISO 14001 traz soluções para manter empresa dentro das legislações referentes ao campo de atuação da empresa, oferecendo um eficiente Sistema de Gestão Ambiental, e consequentemente a Gestão dos Resíduos Sólidos.

A nova versão da ISO 14001 saiu no final de 2015. A Verde Ghaia já está preparada para te dar todo suporte e assistência para a implantação e atualização da Certificação ISO 14001 2015.

Entre em contato com os consultores da Verde Ghaia e inicie sua Certificação já!

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos

Gerenciamento de resíduos
seta para cima