BPO de Gestão de Resíduos: o que é e quais seus benefícios?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

04/06/2021

bpo de gestão de resíduos

BPO de Gestão de Resíduos significa terceirização dos processos relacionados à gestão de resíduos. Ou seja, a empresa contrata um terceiro (empresa especializada em gestão de resíduos) para ser responsável por todos os procedimentos relativos a esta área. A empresa contratada fica responsável pela educação ambiental dos funcionários, emissão de MTR, controle de documentos, coleta e destinação de resíduos, etc.. Um grande benefício do BPO é a gestão eficiente dos resíduos.

Dentro de uma empresa, de qualquer ramo, há determinados processos que, mesmo não fazendo parte do foco principal do negócio são essenciais. Seja para o funcionamento da organização, ou seja, por exigência da legislação ambiental. Entre esses processos há a gestão de resíduos (determinada pela Lei 12.305/10).

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

A gestão e acompanhamento desses processos podem se tornar complicados de serem feitos pela organização à medida que a empresa vai crescendo, ou simplesmente, porque não há uma pessoa preparada para executar tais atividades. Neste contexto, o Business Process Outsourcing (mais conhecido pela sigla BPO) é uma tendência cada vez mais presente em organizações que precisam fazer uma gestão de resíduos eficiente. Neste artigo falaremos mais sobre BPO de Gestão de Resíduos. Confira!

Gerenciamento de resíduos

O que é BPO de Gestão de resíduos?

bpo de gestão de resíduos

BPO é a sigla de “Business Process Outsourcing”, e pode ser traduzida para “Terceirização de Processos de Negócios”. Isso quer dizer que o termo processo se refere aos procedimentos adotados quando uma empresa contrata outra para realizar atividades em uma área de importância para o negócio, mas não na área de atividade principal da contratante.

BPO pode ser empregado em qualquer área: contabilidade, RH, gestão ambiental, etc.. Por exemplo, uma empresa de software para rede de ensino contrata um escritório de contabilidade para realizar atividades contábeis da organização.

BPO de Gestão de Resíduos já é a “terceirização” de demandas relacionadas a gestão de resíduos. Sendo assim, a terceirizada será a responsável por todos os procedimentos relativos a esta área, como: educação ambiental dos funcionários, emissão de MTR, controle de documentos, coleta e destinação de resíduos.

O fator principal é que a empresa contratante poderá contar com o auxílio profissional de uma empresa especializada em gestão de resíduos. Isso permite que o gestor tenha foco na atividade principal da sua organização e, ainda, eficiência na gestão de resíduos.

Conheça os benefícios do BPO de Gestão de Resíduos

bpo de gestão de resíduos

Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios de implantar BPO de Gestão de Resíduos nas organizações!

1. Conhecimentos específicos em gestão de resíduos

O BPO de gestão de resíduos permite que a empresa conte com profissionais especializados em cada etapa do processo de gestão. Sendo assim, as tarefas a serem realizadas, tais como controle de documentos e suas emissões, coleta e destinação final serão realizadas por profissionais qualificados e a gestão de resíduos poderá ser atendida com qualidade e eficiência.

O BPO assegura que todos os processos serão finalizados considerando as mais diversas regras e critérios legais e ainda, todos os riscos podem ser analisados e controlados.

Pense o quão difícil e caro seria para uma empresa montar uma equipe especializada em gestão de resíduos! Além disso, qual seria o custo para investir em desenvolvimento da equipe já que as leis e normas ambientais sofrem alterações constantes?

Com o BPO as atualizações e desenvolvimento não só da equipe, mas também das tecnologias e processos usados na gestão de resíduos, é de responsabilidade da terceirizada.

2. Otimização do tempo bpo de gestão de resíduos

Para economizar tempo com a gestão de resíduos dentro das organizações, o BPO pode ser o ideal. Com eles é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos. Com o BPO a empresa realiza a gestão completa por profissionais qualificados e essa por ser especializada nessa atividade tem mais tempo para se dedicarem.

3. Economia

A organização ao aderir ao BPO pode substituir os custos fixos com funcionários para gestão de resíduos por custos variáveis, de acordo com a demanda de serviços, que serão pagos mensalmente.

A contratante economiza com encargos trabalhistas, benefícios e treinamentos.

4. Gestão de Fornecedores

Para uma gestão de resíduos eficiente é preciso gerir seus fornecedores (empresas especializadas em transporte, coleta, tratamento, entre outros). Nesse processo de controle dos fornecedores se perde muito tempo, além disso, há o risco de cometer erros graves que pode levar a empresa a sofrer penalidades, como contratar fornecedor não licenciado ou não exigir documento que comprove a destinação ambientalmente correta.

Esse processo de controle de fornecedores seria todo realizado através do BPO. A terceirizada controla todas as documentações dos destinadores/transportadores de resíduos. Também gerencia o seu Sistema MTR Online, com emissão dos MTR’s e DMR’s (Declaração de Movimentação de Resíduos) e disponibilização dos CDF’s mensalmente. Além disso, realiza auditorias presenciais nos seus destinadores, para garantir a melhor prestação de serviço.

5. Controle de documentos através de softwares especializados

Não há dúvidas no quanto uma solução tecnológica pode ajudar a empresa a economizar tempo com a gestão de resíduos. No entanto, ao escolher por um sistema especializado em gestão de resíduos, é preciso estar atento a alguns fatores importantes, como o controle de documentos.

Para evitar sanções ambientais é importante que a empresa esteja sempre em dia com a documentação referente a licenças e autorizações de transporte e descarte adequado de resíduos.

O controle da informação documentada é um ponto crucial para manter a gestão ativa e funcionando corretamente. É por meio desse controle que informações sobre a geração de resíduos das empresas são registradas e mantidas seguras.

Manter tudo atualizado e acessível é importante uma vez que a organização deve comprovar o transporte e destinação final dos resíduos.

Como a VGR auxilia na gestão de resíduos?

bpo de gestão de resíduos

O software especializado de gestão de resíduos da VGR – Gestão de Resíduos Online permite que as empresas gerenciem e reduzam seus resíduos, garantam conformidade ambiental e aprimorem seu desempenho ambiental.

O VGR é um software excelente para atender às necessidades da organização relacionadas à gestão dos resíduos gerados, armazenados, transportados, tratados e que recebem a disposição final.

Através do software a empresa tem acesso a um mecanismo automático, que gerencia o ciclo de vida completo dos resíduos, iniciando na sua geração até chegar em sua disposição final.

O VGR facilita o cumprimento dos regulamentos ambientais através da padronização e organização de toda a documentação.

Também, através do software, são gerados automaticamente formulários para coleta de registros de todos os dados essenciais de cada tipo de resíduo, como: destinadores, transportadores, unidades geradoras, etc.

Sendo assim, o BPO de Gestão de Resíduos consiste na terceirização dos processos de gestão de resíduos. A empresa especializada em gestão de resíduos passa a ser responsável por todos os procedimentos relativos à gestão de resíduos de outra empresa (do gerador).

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Vender Resíduos

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5