ceo                    
       
11 Agosto
4 min de leitura

CEO e Gestão de resíduos da empresa: como participar ativamente?

cover image
O CEO tem diversas responsabilidades, entre elas fazer o planejamento estratégico do negócio, principalmente as que afetam a gestão de resíduos. Saiba mais.
CEO e Gestão de resíduos da empresa

CEO e Gestão de resíduos da empresa: como participar ativamente?O CEO tem diversas responsabilidades, entre elas fazer o planejamento estratégico do negócio, resolver e tomar decisões importantes e gerenciar os recursos e operações de uma organização, principalmente as que afetam a gestão de resíduos. Para conseguir dar conta de tudo o uso da tecnologia e automação é primordial.

Neste post, nós iremos ver:

Portanto, neste post entenderemos como a VGR uniu CEO e Gestão de Resíduos da empresa, permitindo que ele participe ativamente no gerenciamento. Confira!

Agende uma demonstração Online

Qual finalidade e importância da Gestão de resíduos na empresa?

CEO e Gestão de resíduos da empresa

A industrialização, o desenvolvimento de novas tecnologias e o alto consumismo nos dias atuais tem gerado uma carga extremamente elevada de acúmulo de resíduos sólidos, que se não passarem por nenhum tratamento causam consequências graves para a saúde humana e a conservação da natureza.

Adotar ações para reverter esse quadro se faz mais que necessária, principalmente pelas empresas, pois elas são as responsáveis por produzir uma quantidade expressiva de resíduos. Portanto, é necessário estabelecer uma gestão de resíduos.

O cuidado com os resíduos gerados passou a ser uma obrigação das empresas com a instituição de diversas leis ambientais, entre elas a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei responsabiliza cada gerador para reduzir, reutilizar, reaproveitar e dá um destino ambientalmente adequado aos resíduos.

A gestão de resíduos na empresa envolve o mapeamento dos processos, a análise dos resíduos gerados por cada processo, a classificação e quantificação dos mesmos, o armazenamento e identificação, e então a destinação final.

Além disso, uma gestão eficiente precisa garantir ao máximo o reaproveitamento e reciclagem, bem como reduzir a produção dos rejeitos.

Portanto, a gestão de resíduos:

  • tem a finalidade de identificar quais e a quantidade de resíduos gerados por cada processo. Além de identificar qual o melhor destino para os mesmos;
  • é importante para reduzir a geração, dá destino ambientalmente correto, cumprir as leis ambientais e preservar o meio ambiente.

Como o CEO pode participar ativamente na Gestão de resíduos de uma empresa?

CEO e Gestão de resíduos da empresa

A gestão de resíduos está diretamente vinculada à conduta empresarial adotada e disseminada pelo CEO da organização. Trata-se de uma questão de gestão institucional, definida pelo alinhamento de dois fatores: a atitude, envolvendo os valores; e o comportamento, no campo das ações ou omissões.

O CEO tem papel importante na gestão de resíduos já que é um cargo totalmente estratégico e para uma gestão eficiente é necessário planejar estrategicamente cada ação.

O CEO deve liderar a empresa toda rumo às metas estabelecidas e tomar decisões estratégicas que impactarão a empresa em curto, médio e longo prazo.

Para que ele consiga participar ativamente na Gestão de resíduos de uma empresa o uso da tecnologia e da automação é essencial. Portanto, a melhor ferramenta é a plataforma VGR.

A tecnologia na gestão de resíduos busca alternativas para otimizar o trabalho do CEO, evitar erros que podem prejudicar a organização financeiramente e ambientalmente e, ter controle sobre cada etapa. Uma vez que ao realizar a gestão de resíduos a empresa esta adotando um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Tais atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento.

Como a VGR, e a automação de sua plataforma, pode ajudar o CEO a controlar a gestão de resíduos da sua empresa?

CEO e Gestão de resíduos da empresa

A VGR Gestão de Resíduos Online é uma plataforma online de gestão que facilita o trabalho do CEO na execução de tarefas para uma gestão de resíduos eficiente através da tecnologia e automação.

A tecnologia na gestão de resíduos busca alternativas para otimizar o trabalho do CEO, evitar erros que podem prejudicar a organização financeiramente e ambientalmente e, ter controle sobre cada etapa.

A VGR indica ao CEO as soluções ambientais mais adequadas aos seus resíduos, além de proporcionar uma automatização de todo processo interno de gerenciamento de resíduos.

Por meio da tecnologia da VGR é possível controlar desde a geração até a destinação dos resíduos (facilitando a rastreabilidade do processo), gerar alertas para pendências e vencimentos de licenças ambientais. Além disso, é possível definir e acompanhar diversos indicadores de desempenho, inclusive indicadores financeiros e ambientais relacionados à gestão de resíduos.

No software o CEO delineia cada etapa do processo da empresa, bem como os setores principais e de apoio.

Essa informação auxilia na análise e tomada de decisões para estabelecer ações de redução da geração dos resíduos, para eliminar desperdícios, para melhoria no processo, para troca de matéria-prima, etc..

Por meio do software é possível:

  • controlar os processos (geração, acondicionamento, armazenamento, transporte, destinação/disposição final) e os serviços prestados pelos fornecedores;
  • disponibilizar um painel de tarefas e alertas para monitoramento das principais pendências e documentos com vencimento próximo;
  • auxiliar na gestão estratégica da empresa ao gerar gráficos e relatórios automáticos a partir das informações incorporadas;
  • conceder ao usuário maior segurança quanto ao cumprimento dos parâmetros legais;
  • bem como auxiliar no preenchimento de documentos em geral.

Portanto, a VGR uniu CEO e Gestão de resíduos da empresa, permitindo que ele acompanhasse todo o processo de gestão pela plataforma.A plataforma institui mecanismos que favorecem a tomada de decisões estratégicas e geram valor para as corporações ao viabilizar a percepção das melhores alternativas cabíveis dentro do seu nicho, como por promover uma gestão ambientalmente mais responsável e economicamente viável.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental
seta para cima