ISO                    
       
1 Novembro
4 min de leitura

Certificações ISO da Indústria Têxtil: como a VGR pode auxiliar?

cover image
As certificações ISO da indústria têxtil são instrumentos para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Saiba mais.
Certificações ISO da Indústria Têxtil

As certificações ISO da indústria têxtil são instrumentos para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, além da garantia do cumprimento dos requisitos do cliente. Implementar as certificações ISO induz à busca da melhoria contínua dos processos, ao aumento da competitividade e é um indicador para os consumidores de que a empresa atende aos padrões mínimos de sustentabilidade, responsabilidade social e qualidade. Utilizando a VGR para gestão das certificações, as indústrias têxteis terão uma plataforma sólida para o desenvolvimento de ferramentas práticas de gestão e garantia da transparência das informações.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo, abordaremos sobre quais são as principais certificações ISO da indústria alimentícia têxtil e sua importância. Confira!

Gestão ambiental

Quais são as Certificações ISO da Indústria Têxtil?

Certificações ISO da Indústria Têxtil

No Brasil hoje há cerca de 25,5 mil empresas têxteis, sendo responsável por mais de 1,5 milhão de empregados diretos e 8 milhões indiretos segundo a ABIT.

Em decorrência de sua representatividade econômica e de demanda, resulta a urgente necessidade de implementar sistemas de gestão que garantam a qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social.

As certificações ISO da indústria alimentícia têxtil são uma forma de aprimorar seus processos e mostrar que eles são de qualidade e que a produção das fibras, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras e confecções protegem o meio ambiente e a sociedade.

Ter uma certificação ISO não é obrigação, mas com o mercado cada vez mais competitivo e com os consumidores cada vez mais conscientes e exigentes, possuir uma certificação passou a ser primordial do crescimento de uma empresa.

Abaixo listamos as principais certificações. Confira:

ISO 9001:2015

Esta norma certifica o Sistema de Gestão da Qualidade e pode ser utilizada em qualquer organização.

O objetivo da ISO 9001 é aumentar a satisfação dos clientes por meio de melhorias contínuas no processo e avaliação de conformidade

ISO 14001:2015

A ISO 14001 especifica os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental.

A norma permite que as empresas desenvolvam práticas sustentáveis em seu negócio.

ISO 26000

A ISO 26000 diferente das outras que mencionamos até agora, é uma norma de diretrizes, mas sem o propósito de certificação.

A responsabilidade social é definida pela ISO 26000 como sendo o compromisso da organização com a constante avaliação dos efeitos de suas decisões na sociedade e no meio ambiente.

A norma defende que a organização:

  • contribua para o desenvolvimento sustentável;
  • leve em consideração as partes interessadas;
  • atue em conformidade com a legislação;
  • seja consistente com as normas internacionais do segmento;
  • esteja integrado à organização como um todo.

Qual sua importância na Indústria têxtil?

Certificações ISO da Indústria Têxtil

As certificações ISO da indústria têxtil são importantes para:

  • ter produtos em conformidade com as principais normas técnicas nacionais e internacionais do setor;
  • comprovar a forma ética e socialmente responsável da produção;
  • agregar valor aos produtos;
  • aumentar a eficiência dos processos;
  • conquistar mercados estratégicos;
  • melhorar a qualidade e estimular a competitividade;
  • fortalecer a imagem do setor como indústria sustentável.

Como adquirir as Certificações ISO da Indústria Têxtil?

Certificações ISO da Indústria Têxtil

As certificações ISO da indústria têxtil são obtidas da seguinte forma:

1º: a empresa passa por um processo de implementação da norma: todos os seus processos são revistos e adequados aos padrões exigidos pelo sistema;

2º: após a implementação da norma é realizada uma auditoria externa por um organismo certificador independente, filiado à ISO;

3º: se atestada a conformidade dos processos aos requisitos da norma a empresa recebe o certificado.

Quais são as vantagens das certificações?

Veja as vantagens em ter uma certificação ISO na indústria alimentícia:

  • possui processos reconhecidos internacionalmente em seus negócios;
  • proporciona a fornecedores e envolvidos mais confiança em relação aos seus controles de risco;
  • implementar controles de risco em toda a sua cadeia de suprimentos;
  • permite transparência na prestação de contas e responsabilidades;
  • melhorar e atualizar continuamente seus sistemas para que eles se mantenham eficazes.

Como VG Resíduos, como um software de gestão de resíduos, pode auxiliar na certificação ISO?

Certificações ISO da Indústria Têxtil

A VGR Gestão de Resíduos Online pode auxiliar, uma vez que mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, para eliminar multas e perda de licença ambiental.

O uso da plataforma VGR faz parte do novo cenário competitivo empresarial. O desenvolvimento de estratégias ambientais voltadas à gestão de resíduos na empresa buscam controlar de forma apurada a geração para evitar as multas ambientais e possibilitar a redução de custos. Além disso, a possibilidade de entrada em novos mercados, o aumento do lucro, e maior valor para a marca.

Com a VGR é garantido que os ciclos da gestão sejam finalizados dentro dos prazos e metas estabelecidas, o cumprimento das leis ambientais, evitando assim, os riscos de sofrerem penalidades.

O sistema, através de um mecanismo automático, possibilita controlar desde a geração até a destinação dos resíduos (facilitando a rastreabilidade do processo), gerar alertas para pendências e vencimentos. Além disso, é possível definir e acompanhar diversos indicadores de desempenho, inclusive indicadores financeiros relacionados à gestão de resíduos.

Sendo assim, as certificações ISO da Indústria Têxtil são instrumentos para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, além da garantia do cumprimento dos requisitos do cliente. Para adquirir as certificações a VGR - Gestão de resíduos online como sistema integrado de gestão de resíduos pode auxiliar, uma vez que mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, para eliminar multas e perda de licença ambiental.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima