Certificações ISO                    
       
18 Outubro
4 min de leitura

Certificações ISO da Construção civil: como a VGR pode auxiliar?

cover image
A certificação ISO é sempre benéfica para as indústrias, pois ajuda a alcançar a produtividade dos negócios. Saiba mais.
Certificações ISO da Construção civil

A certificação ISO é sempre benéfica para as indústrias, pois ajuda a alcançar a produtividade dos negócios. Também ajuda as organizações a aumentar a satisfação do cliente e melhorar a qualidade do produto.

A certificação ISO consiste em certas diretrizes, práticas padrão e requisitos. Isso ajudará a transformar a cultura organizacional. A implementação da certificação ISO na construção civil poderá fazer com que a organização: pratique negócios de qualidade em primeiro lugar, otimize suas operações de negócios, e, obtenha maior produtividade nos negócios.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo, abordaremos sobre quais são as principais certificações ISO da Construção Civil. Confira!

Gestão ambiental

ISO’s da Construção civil: o que são?

Certificações ISO da Construção civil

A certificação ISO certifica que um sistema de gestão, processo de fabricação, serviço ou procedimento de documentação possui todos os requisitos para padronização e garantia de qualidade. ISO (International Organization for Standardization) é uma organização independente, não governamental e internacional que desenvolve padrões para garantir a qualidade, segurança e eficiência de produtos, serviços e sistemas.

As certificações ISO existem em muitas áreas da indústria, desde gerenciamento de energia e responsabilidade social até dispositivos médicos e gerenciamento de energia.

Dentro das organizações de construção civil, o cenário não é diferente. Além dos benefícios que geram para a própria organização, hoje, a certificação ISO é o principal requisito para competir em alguns questionários de pré-qualificação e convites para licitações.

As certificações ISO mais benéficas para a indústria da construção são:

  • Certificação ISO 9001: 2015 para Sistema de Gestão da Qualidade
  • Certificação ISO 14001: 2015 para Sistema de Gestão Ambiental
  • ISO 45001: 2018 Padrão de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

A ISO 9001: 2015 é o Padrão ISO consiste na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para aumentar a eficiência operacional.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ajudará a reduzir o papel da organização no impacto sobre o meio ambiente. Ajuda a compreender o efeito que o ambiente terá no andamento dos negócios. Isso vai economizar o consumo de materiais e energia durante os projetos de construção, além da redução de custo geral por meio da gestão eficiente de resíduos.

O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional cuidará da segurança e saúde dos funcionários. A segurança do funcionário desempenha um papel significativo, especialmente na indústria da construção. Irá prevenir vários incidentes e acidentes no local de trabalho que podem causar ferimentos graves.

Benefícios da implantação ISO 9001 para as indústrias de construção

Certificações ISO da Construção civil

Você pode avaliar o desempenho do fornecedor aproveitando as práticas de gestão de relacionamento. A estrutura do Sistema de Gestão da Qualidade pode ser usada para avaliar os fornecedores. Além disso, melhora o desempenho geral da cadeia de suprimentos.

As empresas podem apresentar argumentos de vendas para mais clientes do setor público e grandes clientes do setor privado. Eles podem demonstrar as práticas de melhoria contínua e otimização de processos de negócios.

Praticar a qualidade em processos de negócios atrai clientes internacionais. O fornecedor com certificação ISO 9001 terá a confiança de empresas internacionais. Eles serão mais propensos a estabelecer uma parceria de longo prazo

A certificação ISO 9001: 2015 ajuda você a cumprir facilmente as normas legais. O SGQ requer que a organização siga e pratique certos requisitos regulamentares. A certificação ISO 9001: 2015 também ajuda a gerenciar o risco de forma eficaz. Principalmente no caso de contratos de construção, muitas vezes os orçamentos sobem por falta de planejamento.

O sistema SGQ garante que as medidas adequadas sejam tomadas para garantir que o projeto seja bem gerenciado. Isso ajuda a sinalizar qualquer desvio do escopo e do orçamento.

Vantagens da certificação ISO 14001

Certificações ISO da Construção civil

ISO 14001: 2015 irá melhorar o desempenho ambiental ao longo dos anos. Isso reduzirá os impactos prejudiciais ao entorno. Um sistema de suporte ambiental contínuo será desenvolvido e mantido.

  • Melhore a eficiência dos recursos;
  • Reduza o desperdício e diminua os custos;
  • Medir os impactos ambientais e corrigir;
  • Transforme o projeto da cadeia de suprimentos em um projeto ecologicamente correto;
  • Novas oportunidades de negócios de grandes empresas;
  • Conquiste a confiança das partes interessadas e do cliente.

Benefícios da ISO 45000

O padrão ISO 45001: 2018 é um padrão ISO reconhecido mundialmente com acreditação externa. Isso ajudará a ganhar confiança e obter novos negócios, mostrando aos clientes a conformidade com a ISO 45001: 2018. Isso irá garantir um ambiente de trabalho mais seguro. Alguns dos grandes clientes especificam a norma ISO 45001: 2018 como requisito para participar da licitação. ISO 45001: 2018 ajuda as organizações a reduzir:

  • A ocorrência geral de incidentes de local de trabalho;
  • Centro e custo de interrupções devido a riscos para a saúde;
  • Custo dos prêmios de seguro;
  • Taxas de rotatividade de funcionários.

Como interfere na Gestão Ambiental e Gestão dos Resíduos?

Certificações ISO da Construção civil

A Certificação Padrão ISO ajuda organizações em todos os setores da indústria a aumentar a produtividade dos negócios, aumentar a qualidade do produto e alcançar a satisfação do cliente.

A partir de um gerenciamento de resíduos efetivo, ou seja, se cada etapa do gerenciamento estiver em conformidade com as normas e legislações pertinentes é possível alcançar a prevenção e minimização dos resíduos

A VGR Resíduos fornece, através de seu software, uma plataforma completa para auxiliar as empresas no cumprimento das obrigações legais quanto ao gerenciamento dos resíduos. A ferramenta inclui, por exemplo, a identificação das legislações aplicáveis, o tipo de resíduo gerado e, ainda, avaliar se esses requisitos estão efetivamente sendo atendidos.

Como especialistas na área e como uma organização externa, a VGR Resíduos pode identificar aspectos de seu negócio e conformidade que muitas vezes são esquecidos internamente. Também podemos auxiliar na conformidade de seus fornecedores para garantir que sua cadeia de suprimentos esteja atendendo aos requisitos legais de desempenho ambiental.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima