Medidas simples para diminuir resíduos na sua empresa

Medidas simples para diminuir resíduos na sua empresa
Avalie este post

As medidas para diminuir resíduos na sua empresa contribuem para redução de custos e, consequentemente, o aumento do lucro. Entre essas medidas simples temos as práticas sustentáveis de otimização, redução de desperdício e melhoria dos processos.

Sabemos que os resíduos podem gerar diversos impactos ambientais, por isso as empresas devem gerenciar, controlar e monitorá-los de forma eficiente. Faz-se mais que necessário adotar medidas simples para diminuir resíduos dentro das empresas. Vamos lá!

Medidas para reduzir resíduos

As políticas de preservação e conservação ambiental são pré-requisitos para as organizações que desejam serem reconhecidas como uma empresa sustentável. Além disso, as leis ambientais, principalmente as referentes à gestão de resíduos, provocaram a redefinição de atitudes, produtos, processos, práticas produtivas e gerenciais.

A gestão de resíduos viabiliza as ações de triagem dos resíduos recicláveis e reutilizáveis, contribuindo assim para a redução dos níveis de poluição ambiental. Comumente reduz a utilização dos recursos naturais através da economia de energia e matérias-primas – ações que contribuem bastante para o desenvolvimento sustentável.

Pensando em como podemos ajudar a sua empresa a desenvolver uma política sustentável, separamos cinco medidas simples para diminuir resíduos. Essas medidas contribuem para tornar sua empresa mais ecologicamente correta.

As medidas mais adotadas são:

  • redução de resíduos na fonte;
  • reutilização de insumos;
  • reciclagem;
  • melhoria nos processos;

Redução de resíduos na fonte

diminuir resíduos na sua empresa

O funcionamento de uma empresa gera resíduos, e esses precisam de destinação e tratamento adequado. Diminuir resíduos reduz os custos com sua destinação e cumpre com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Quanto menor for à quantidade desses resíduos, menor será o custo para o seu tratamento e disposição e os problemas a eles associados.

A diminuição de resíduos na fonte geradora pode ser atingida a partir de processos ecoeficientes.

Um projeto de redução de resíduos na fonte geradora deve ter:

  • alteração da matéria-prima: para isso deve-se fazer um estudo sobre a possibilidade de reutilização de insumos e reinserção de matérias-primas recicláveis no processo. Por exemplo, as indústrias de embalagem plástica retornam as sobras no próprio processo;
  • alteração dos processos geradores: modificar o processo e ter maquinários mais eficientes, para reutilizar matérias-primas e diminuir os resíduos.

Reutilização de insumos

A reutilização de insumos evita que o resíduo que poderia voltar ao processo seja descartado. Esse processo contribui para reduzir a exploração de recursos naturais utilizadas para a produção de novos produtos e a quantidade de resíduos descartados.

A reutilização é o uso de um produto por mais de uma vez, independentemente de ser na mesma função ou não. E tem se demonstrado uma oportunidade de bons negócios. Os resíduos passiveis de reutilização podem ser comercializados através do Mercado de Resíduos,

A reutilização de um insumo dispensa o reprocessamento como acontece na reciclagem.

Reciclagem

diminuir resíduos na sua empresa

A reciclagem é o processo de reaproveitamento do resíduo que não serve mais para o processo. A técnica de reciclagem consiste na mudança do estado físico, físico-químico ou biológico do resíduo, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto.

Aplicando um conjunto de técnicas esses resíduos dão origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima. Com isso diminui a geração de resíduos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

Esses conjuntos de técnicas vão desde a separação dos resíduos por material (plástico, papel, metal e vidro são alguns exemplos) até a sua transformação final em outro produto.

Através da reciclagem reduzimos o consumo de recursos naturais, poupamos energia e água, diminuímos o volume de resíduos e damos emprego a milhares de pessoas.

Melhorias no processo

O aperfeiçoamento dos processos é uma maneira para diminuir resíduos da sua empresa.

Para melhorar processo é necessário adotar ideias inovadoras que busquem propor alternativas aos métodos já existentes. Exemplos têm: a troca de maquinários mais eficientes, para reutilizar matérias-primas e diminuir os resíduos; a substituição de matéria-prima com um grau de pureza mais elevado.

5S –  Programa de redução de resíduos

diminuir resíduos na sua empresa

O 5S é uma metodologia japonesa utilizada também nas organizações para diminuir o desperdício e reduzir a geração de resíduos. A metodologia foca 5 sensos, cada um deles iniciados com a letra S:

  • Seiri – Senso de Utilização: separar o que é útil do que não é e melhorar o uso do que é útil.
  • Seiton – Senso de Ordenação: um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar.
  • Seisou – Senso de Limpeza: limpar e evitar sujar.
  • Seiketsu – Senso de Saúde: padronizar as práticas saudáveis.
  • Shitsuke – Senso de Autodisciplina: assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.

Gestão buscando a redução de resíduos

A redução na geração de resíduos é a segunda prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos conforme a Lei 12.305/2010.

O controle dos resíduos em uma empresa é algo fundamental no processo produtivo. O seu gerenciamento é um excelente método que cria oportunidades de redução dos resíduos. Isto pode ser viabilizado através do reaproveitamento e venda de resíduos e aumento de possibilidades de reciclagem, ou por meio da descoberta de novos componentes ou de novas matérias-primas que resultem em produtos mais confiáveis e tecnologicamente mais limpos.

Um dos grandes desafios das empresas é assegurar que todos os resíduos sejam gerenciados de forma apropriada e segura, desde a geração até a disposição final (do berço ao túmulo), envolvendo as etapas de geração, caracterização, manuseio, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final.

Através da plataforma VG Resíduos é apresentado para sua empresa uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Conclui-se que as medidas para diminuir resíduos permite a reinserção das sobras nos processos, uma melhora nos processos e a reciclagem. Além disso, permite a redução de custos co a destinação e o ganho financeiro.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019