gestao de residuos                    
       
28 Abril
5 min de leitura

Cinco motivos para automatizar processos e afastar multas ambientais

cover image
A automatização pode aumentar a eficiência da gestão de resíduos, afastar multas ambientais e simplificar o trabalho da equipe ambiental. Confira!
afastar multas ambientais

A automatização pode afastar multas ambientais, aumentar a eficiência da gestão de resíduos, e simplificar o trabalho da equipe ambiental da sua empresa. Além disso, reduz custos e economiza tempo.

Esses já são bons motivos para adotar a automação, principalmente com o momento de incertezas causado pelo coronavírus. Confira os motivos para automatizar processos na gestão de resíduos!

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

O momento atual é de incerteza

afastar multas ambientais

A pandemia do coronavírus tem forçado várias empresas, de diversos segmentos, a adotarem novos hábitos, além de modelos de negócios e de gestão.

Por recomendação do Ministério da Saúde e da OMS, o isolamento é a melhor solução para conter a propagação do vírus. Isso faz com os empresários mude a forma de trabalho.

Uns adotaram o home Office e as reuniões por conferência para proteger seus colaboradores, clientes e fornecedores. Outros o uso de férias e banco de horas. No entanto, o que esses empreendedores não podem esquecer é que certos processos dentro da empresa não pode ser deixados de lado ou cancelados, principalmente os processo ambientais, como a gestão de resíduos.

Na gestão de resíduos devem ser cumpridos vários compromissos com os órgãos ambientais, como emissão de documentos e relatórios. Esses documentos devem ser enviados e cumpridos dentro dos prazos para que a empresa afaste multas ambientais.

Mas como manter esses processos obrigatórios sem descumprir leis e normas e, também, fazer de forma eficiente? A solução para garantir a gestão de resíduos eficiente nesse momento de crise e afastar multas ambientais é automatizar o processo.

A automatização tem demonstrado ser uma aliada para eliminar os impactos negativos do coronavírus sobre a economia. Isso graças ao desenvolvimento de plataformas de gestão de resíduos.

Como afastar multas ambientais por automatização dos processos

afastar multas ambientais

Existem diversos motivos para automatizar processos, principalmente da gestão de resíduos. A adoção da automatização afasta multas ambientais.

Abaixo listamos cinco motivos para automatizar processos e afastar multas ambientais:

1. Agilidade na comunicação

A automatização agiliza a comunicação entre os setores da empresa e com fornecedores.

Um processo automatizado permite que a equipe foque nos assuntos mais urgentes e relevantes de uma forma simples e fácil.

O software de gestão da VG Resíduos oferece diversos dashboards que permitem que toda sua equipe veja as tarefas de uma só vez. O progresso de cada uma delas é registrado no seu respectivo lugar para evitar desorganização.

Desta forma, afasta multas ambientais, uma vez que não haverá o risco de que etapas importantes no gerenciamento de resíduos não seja realizada, como por exemplo, a emissão de documentos, o envio de relatórios aos órgãos públicos e o licenciamento dentro do prazo.

Saiba como emitir o MTR Online de forma fácil.

2. Aumenta a consciência ambiental e estimula a responsabilidade da equipe

consciência ambiental

Sabemos que colaboradores valorizados e desafiados dentro de uma empresa apresentam melhor desempenho e resultado. Portanto, para aumentar a consciência ambiental na sua empresa, obter bom êxito na gestão de resíduos e estimular a responsabilidade é necessário formá-los, capacitá-los, valorizá-los e disponibilizar ferramentas que estimulem o trabalho.

A infraestrutura adequada é de extrema importância. Sem ela o trabalho se torna árduo e cheio de desafios que poderão desanimar o colaborador. Com a automatização dos processos todo o trabalho necessário para uma gestão de resíduos fica mais fácil.

Além disso, a organização pode definir um profissional que atue como agente de multiplicação, assumindo o controle.

Sete dicas para aumentar a consciência ambiental na sua empresa.

3. Reduz custos e erros

Ao automatizar a gestão de resíduos a empresa preverá metas de redução de resíduos. Com os processos automatizados a geração de resíduos é monitorada e como consequência a quantidade reduz consideravelmente. Consequentemente os custos associados para destinação final ambientalmente correta se reduzem também.

Com a automatização da gestão de resíduos os processos falhos que geram muitos resíduos são identificados. Assim são feitas melhorias nos processos reduzindo a geração de resíduos e, consequentemente, aumentando a produtividade.

Até a negociação de resíduos pode ser automatizada, facilitando o encontro com parceiros ideias. A negociação online de resíduos tem a função de servir como guia para promoção de oportunidades de negócios, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais. Tudo isso através do anúncio de resíduos para compra e venda.

Nas plataformas de negociação, como o Mercado de Resíduos da VG Resíduos, os resíduos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.

4. Aumenta o controle sobre documentos importantes

controle de documentos de resíduos

Para qualquer empresa, ter arquivos organizados é fundamental para garantir a segurança das operações e conseguir bons resultados nos negócios.

controle de documentos é muito importante por causa da imensa gama de obrigações ambientais e das normas estabelecidas pela legislação ambiental.

Manter tudo atualizado e acessível é importante uma vez que a organização deve comprovar o transporte e destinação final dos resíduos.

A melhor maneira de gerir todos os documentos comprobatórios necessários é com o uso de ferramentas que auxiliem no arquivamento de documentos, como softwares de gestão.

Na plataforma VG Resíduos é possível realizar a gestão completa dos documentos necessários para o licenciamento ambiental. Inclusive documentos de seus fornecedores.

5. Controla as licenças de fornecedores

Para prevenir às multas e penalizações por não cumprimento das leis ambientais as empresas têm a cada dia pensando em formas de gerenciar os resíduos e ter controle sobre os seus fornecedores de serviços de tratamento e destinação final de resíduos.

A automatização torna esse processo de controle de licenças de fornecedores mais fácil. Com o auxilio dessa ferramenta o seu negócio passa a contar com ferramentas de contagem de prazos para controle de condicionantes e licenças; a automatização dos processos de comunicação; a emissão de alertas para coleta; registro e conferência de comprovantes e todos os tradicionais documentos referentes ao tratamento e disposição/destinação final de resíduos.

Sendo assim, a agilidade na comunicação, a redução de custos, o controle sobre documentos importantes e sobre os fornecedores e o estimulo a conscientização ambiental são motivos para automatizar processos e afastar multas ambientais. AVG Resíduos tem um software que pode auxiliar na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa, redução de custos e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Por que a gestão de resíduos automatizada afasta multas ambientais?

seta para cima