MSCI                    
       
1 Setembro
7 min de leitura

Classificação MSCI: o que é e como interfere na sua gestão ambiental

cover image
A classificação de maior importância atualmente é o índice MSCI ESG, que guia investimentos com foco em sustentabilidade. Confira!
Classificação MSCI

A classificação MSCI é realizada pelo Morgan Stanley Capital International, empresa americana que verifica o desempenho das principais bolsas de valores. Ela serve de referência para investidores institucionais e vários grandes fundos de investimentos em todo o mundo. A classificação de maior importância atualmente é o índice MSCI ESG, que guia investimentos com foco em sustentabilidade.

A classificação MSCI impulsiona melhores decisões de investimentos e, consequentemente, as empresas a adotarem práticas que valorizem o seu negócio, como a implementação de uma gestão ambiental, a adoção de certificados ambientais, uma gestão de resíduos eficiente, a responsabilidade socioambiental e a governança. Neste artigo vamos entender melhor sobre essa classificação e como interfere na gestão ambiental! Então vamos lá!

Gestão ambiental

O que é classificação MSCI?

Classificação MSCI

MSCI é a sigla para Morgan Stanley Capital International, empresa americana. Esta instituição pública classificação das principais ações do mundo.

A classificação MSCI tem como principal função medir o desempenho das bolsas de valores.

A classificação é usada como parâmetro para diversos fundos de investimentos. Logo, as ações listadas no MSCI são muito valorizadas e as empresas ganham muito mais do que as que não são listas no MSCI.

A classificação MSCI abre oportunidades para que as ações sejam conhecidas por diversos fundos de investimentos.

Como a classificação MSCI tem sido incorporado nas empresas?

Classificação MSCI

A classificação MSCI permite que as empresas possam enxergar o seu negócio de forma holística. A organização passa a analisar os seus aspectos econômicos, financeiros, sociais, éticos e de sustentabilidade de forma unificada para valorizar suas ações.

A incorporação do conceito confirma que ao aderir a empresa reduz riscos, custo de capital e aumenta o valor econômico da organização.

No mercado financeiro, investidores têm optado por empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para investir seus recursos. Eles consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista a longo prazo, pois se apresentam mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais.

A cada três meses cada classificação tem a sua composição revisada por um comitê especializado da empresa MSCI em cada área e assunto relacionado a classificação.

Gerenciamento de resíduos

As principais classificações MSCI

Classificação MSCI

A seguir, veja alguns das principais classificação da MSCI:

MSCI World Esta classificação mede o desempenho do mercado de empresas de grande e médio porte com presença global e em países desenvolvidos.

Este índice exclui as ações de empresas de países emergentes. É e usado para descrever como está o mercado de ações em escala mundial.

Inclui os seguintes países: Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Singapura, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

MSCI ACWI Este é a classificação mais abrangente da MSCI, pois representa o desempenho de todo o conjunto de oportunidades de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.

MSCI Brazil Índice que acompanha o desempenho de grandes e médias empresas brasileiras. Atualmente, há 56 delas no MSCI Brazil.

MSCI Emerging Markets Classificação MSCI de desempenho das bolsas de valores de 26 países emergentes: Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, República Tcheca, Egito, Grécia, Hungria, Índia , Indonésia, Coréia, Malásia, México , Paquistão, Peru, Filipinas, Polônia, Catar, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Taiwan, Tailândia, Turquia e Emirados Árabes Unidos.

Classificação ESG da MSCI ESG é um termo em inglês que está sendo muito utilizado por consultores financeiros, bancos e fundos de investimento para avaliar empresas de acordo com seus impactos e desempenho em três áreas: meio ambiente, social e governança.

A sigla em inglês significa: Environmental, Social and Governance.

O ESG foi criado como uma métrica para avaliar o desempenho das empresas em relação às práticas ambientais, sociais e de governança.

O ESG quando adotados criam as melhores práticas que devem ser implementadas para demonstrar a preocupação da empresa, e principalmente, a sua atuação, contra riscos à sustentabilidade.

Investimentos sustentáveis: por que devemos pensar nisso na sustentabilidade?

Classificação MSCI

A MSCI acredita que os índices ESG serão mais importantes que os tradicionais.

Um investimento sustentável consiste em uma aplicação realizada em uma empresa que apresenta bons resultados nos índices de sustentabilidade. Um desses índices é o ISE.

A sustentabilidade de uma empresa é medida pelo impacto ambiental que suas atividades geram, e também pelo cumprimento de suas responsabilidades sociais e sua governança.

As empresas que buscam investimentos sustentáveis olham os seguintes fatores:

  • o risco regulatório: empresas com práticas sustentáveis cumprem com a leis e regulamentos ambientais;

  • risco físico: empresas sustentáveis diminuem a poluição ambiental e a degradação dos recursos naturais, asseguram o desenvolvimento social e a proteção da saúde;

  • demanda: os consumidores são o termômetro. Eles se preocupam mais com produtos sustentáveis, logo, investir em empresas que produzem produtos sustentáveis é o melhor;

  • acesso ao capital: práticas sustentáveis minimizam riscos e atraem mais investidores, consequentemente, aumenta o capital da empresa.

Melhorar a sustentabilidade ajuda com que as organizações obtenham o sucesso a longo prazo e, consequentemente valorizar seu negócio.

Como a gestão ambiental ajuda na classificação MSCI?

As boas práticas em sustentabilidade valorizam um negócio. Para isso, integrar ações de sustentabilidade na estratégia da organização pode definitivamente ter impacto sobre sua receita.

Para integrar essas ações a implantação da gestão ambiental demonstra ser promissora. A gestão ambiental vem se tornando um grande aliado das empresas que buscam manter seus processos, aspectos e impacto ambiental sobre controle, para assim serem caracterizadas como uma empresa sustentável. Por meio dela a organização obtém melhores oportunidades de negócios, melhora a sua imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental.

A empresa que deseja se manter competitiva no cenário atual, no qual o consumidor e investidores procurem empresas sustentáveis, precisa adotar práticas ecologicamente corretas. Entre as práticas mais comuns adotadas temos a de gestão de resíduos.

Realizar a gestão de resíduos é adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Tais atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento.

A legislação que rege a gestão adequada de resíduos é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei nº 12.305/2010. Conforme estabelecido na PNRS a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos.

E o mais importante, a gestão aumenta os ganhos econômicos, pois são reduzidos custos com matéria prima ao reaproveitar os resíduos e custo com o seu descarte final.

Como um software de gestão ambiental contribui para a classificação MSCI?

Classificação MSCI

O uso de um Software de Gestão Ambiental pode ser o ideal para a empresa controlar os principais aspectos de desempenho, o cumprimento de suas responsabilidades sociais e sua governança, a redução dos impactos ambientais, entre outros.

Com o software é possível o controle total de todos os processos de gestão ambiental, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF e documentos em Word.

Pensando nisso a VG Resíduos desenvolveu um software em que todos os envolvidos na gestão ambiental podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Os benefícios em ter um software da VG Resíduos na gestão ambiental são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento das leis ambientais: com o software a empresa consegue implantar as diretrizes das leis ambientais, evitando assim, sofrer sanções, como multas e embargos;

  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo, uma vez que o software permite manter um histórico sobre os processos produtivos. Com essas informações a empresa identifica os gargalos do processo, ou seja, onde é possível reduzir desperdícios. Isso permite reduzir os custos, por exemplo, com a aquisição de matéria prima e com a destinação dos resíduos;

  • padroniza a comunicação com fornecedores: a VG Resíduos conta com uma plataforma em que você encontra fornecedores aptos. Com a plataforma é possível encontrar um fornecedor mais próximo ao seu negócio, isso reduz o custo com transporte. Além disso, com o software de gestão é possível monitorar todos os documentos que os fornecedores devem emitir e possuir, incluindo licenças ambientais;

  • minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa: já que através do software é feito o controle completo da documentação e licenças evitando que a organização pague multas por não ter um documento exigido pelo órgão ambiental;

  • otimiza a elaboração de relatórios ambientais: reduz o tempo para elaboração dos relatórios, já que todas as informações necessárias estão arquivadas em um ambiente único.

Sendo assim, a classificação MSCI atende a uma série de requisitos que os investidores procuram monitorar e possui uma enorme influência no mercado financeiro global. A classificação MSCI permite que as empresas possam analisar os seus aspectos econômicos, financeiros, sociais, éticos e de sustentabilidade de forma unificada para valorizar suas ações.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir
seta para cima