Gestao de Residuos                    
       
24 Abril
5 min de leitura

Como a gestão de resíduos da indústria automotiva aumenta sua produtividade?

cover image
Por meio da gestão eficaz de resíduos da indústria automotiva é possível aumentar a produtividade da empresa e gerar mais renda! Confira!
 resíduos da indústria automotiva

A gestão eficaz de resíduos da indústria automotiva, além de transformar resíduos em algo lucrativo, pode aumentar a produtividade da empresa. Por meio da gestão eficaz é possível manter internamente os recursos da empresa pelo maior tempo possível, extraindo o valor máximo deles durante o uso.

A produção de automóveis no país teve um aumento no ano de 2018 de 6,7% quando comparado ao ano anterior. Embora recompensador essa alta tem um preço para a comunidade no que diz respeito ao alto consumo de energia e recurso, e ao aumento de resíduos da indústria automotiva.

A redução dos impactos ambientais que os resíduos da indústria automotiva causam ao meio ambiente é prioritária para o setor automobilístico. Para tanto, essas empresas tem adotado práticas sustentáveis em seus processos, como a redução, reutilização de veículos em fim de vida e a reciclagem. Confira!

Confira: como um software pode melhorar seu controle da gestão de resíduos?

A gestão de resíduos da indústria automotiva

A indústria automotiva é muito importante no desenvolvimento econômico e tecnológico. Só no ano de 2018 foram feitos 2.880.724 carros, caminhões e ônibus. Uma alta de 6,7% em relação a 2017. Junto a esse crescimento na produção são gerados muitos resíduos. E surge uma questão muito importante a ser resolvida: o descarte de resíduos da indústria automotiva. Uma gestão eficaz desses resíduos contribui para a preservação ambiental, aumentos do lucro e produtividade da empresa.

Com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS ficou estabelecido que as empresas geradoras de resíduos  são responsáveis pela destinação final ambientalmente correta. A indústria deve praticar hábitos de consumo sustentável e propor um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos.

A gestão de resíduos da indústria automotiva nada mais é que a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação adequada dos resíduos. A decisão de como implantar a gestão de resíduos é determinado pela própria empresa, desde que a mesma siga as instruções normativas impostas pela lei 12.305/2010.

A organização pode criar um setor interno responsável pelo gerenciamento dos resíduos ou contratar uma empresa terceirizada para realizar esse serviço. A contratação não exime a geradora da responsabilidade pela destinação correta dos seus resíduos.

 resíduos da indústria automotiva

Para uma gestão eficaz que contribua para o aumento da produtividade dentro da indústria é de extrema importância à educação ambiental dentro da empresa, junto de seus colaboradores. Isso garantirá que todo esse processo seja mais efetivo.

Saiba quais as melhores práticas para sua gestão de resíduos industriais.

A mudança de atitude em relação à gestão de resíduos

 resíduos da indústria automotiva

A gestão de resíduos na indústria automotiva aumenta a produtividade da empresa, pois mantém internamente os recursos da empresa pelo maior tempo possível, extraindo o valor máximo deles durante o uso.  Com a gestão eficaz é possível recuperar uma grande quantidade de matérias que podem ser reutilizados. Além disso, reduz a necessidade de processo prejudicial ao meio ambiente, como refinar minério de ferro usando carvão para criar aço.

Resumindo, a gestão de resíduos da indústria automotiva eficaz aumenta a produtividade da empresa, pois aperfeiçoar processos e identifica na fonte geradora quais materiais podem ser reaproveitados.

A etapa do aperfeiçoamento dos processos para reduzir a geração de resíduos identifica processos falhos. Corrigindo esses processos a empresa consegue aumentar sua lucratividade. Uma vez que haverá menos desperdício de matéria-prima.

 resíduos da indústria automotiva

Na indústria automotiva vários itens podem ser reciclados. O reaproveitamento dos resíduos traz inúmeros benefícios, principalmente os que englobam a área ambiental e a econômica. Na área ambiental a reutilização dos resíduos da indústria automotiva evita o acúmulo dos mesmos nos locais de descarte. Já na área econômica a empresa reduz gastos com a aquisição de novos materiais, além do lucro com a venda do resíduo para outras organizações.

Conheça sete dicas para montar um plano de gestão de resíduos industriais.

Práticas sustentáveis que aumenta a produtividade

 resíduos da indústria automotiva

Hoje, as empresas automotivas adotam práticas sustentáveis para manter sua qualidade durante todo o processo de fabricação e gerar menos resíduos. Uma das práticas de maior impacto que essas empresas usam é a reciclagem, que permite que um resíduo seja auto-reciclado em seu próprio processo.

Essas práticas sustentáveis englobada na gestão de resíduos aumenta a produtividade da empresa além de trazer grande economia de custos no processo de fabricação.

É importante que a produção na indústria automotiva seja ecoeficiente, colocando no mercado produtos fabricados com menos recursos naturais, como água, energia e matéria-prima. Com a produção ecoeficiente serão gerados menos resíduos.

Uma empresa ecoeficiente consegue reduzir a quantidade de materiais oriundos de fontes naturais por unidade produzida. Além disso, elimina substâncias tóxicas e aumenta a vida útil dos produtos.

As práticas sustentáveis permite que indústria adote modificações no seu ciclo de fabricação. Podem, também, substituir matérias-primas ou utilizar máquinas, equipamentos e acessórios mais eficientes.

Como a VG Resíduos auxilia?

 resíduos da indústria automotiva

O uso da tecnologia digital pelas empresas para melhorar seu controle da geração de resíduos surge como sua grande aliada na gestão de resíduos.

Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

O software VG Resíduos realiza toda a gestão de resíduos de uma indústria automotiva. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

Com a tecnologia a empresa possuirá um sistema online com módulos diferenciados conforme a necessidade do seu segmento.

Aderir a VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações possibilita uma gestão mais estratégica do processo.

Os benefícios em ter o software da VG Resíduos são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos;
  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo aumentando a produtividade;
  • padroniza a comunicação com fornecedores;
  • minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa;
  • permite o controle completo de documentação e licenças;
  • otimiza a elaboração de relatórios e inventários;
  • auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento;
  • sistematiza as informações em gráficos para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Sendo assim, a gestão de resíduos da indústria automotiva eficaz aumenta a produtividade, uma vez que identifica processos falhos os corrigindo. Além disso, aproveita melhor os seus recursos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Qual importância da logística reversa para a indústria automotiva?

 resíduos da indústria automotiva
seta para cima