Como a otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável?

A otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável, já que busca trazer mais eficiência para a operação, além de garantir a destinação adequada para todos os tipos de resíduos. Além disso, reduz significativamente o desperdício e custos dentro da organização.

Otimizar a gestão de resíduos trás várias oportunidade para as empresas, como: ganhar dinheiro com a compra e venda de resíduos, cumprir a legislação ambiental, reduzir custos com aquisição de matéria prima e com o descarte final de resíduos.

Identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Saiba mais!

Otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável

A otimização da gestão de resíduos contribui para que a sua gestão seja eficiente. Ela reduz os impactos ambientais produzidos pelos resíduos, considera sua relação com a saúde humana e o meio ambiente e garante maior e melhor aproveitamento deles.

Conheça algumas contribuições que a otimização da gestão de resíduos trás, tornando a empresa mais sustentável:

Redução dos custos

Ao otimizar a gestão de resíduos a empresa preverá metas de redução de resíduos. Com a otimização da gestão de resíduos a quantidade de resíduos reduz consideravelmente. Consequentemente os custos associados para destinação final ambientalmente correta se reduzem também.

A PNRS determina que os resíduos sejam armazenados e acondicionados de forma correta, evitando assim os seus impactos negativos. Para se adequar não é raro empresas alugarem ou construírem novos espaços exclusivos para o armazenamento dos resíduos. O que pode significar grande parcela dos custos. Outro gasto oneroso é com o descarte em aterros. Assim, reduzir os resíduos promove redução dos custos no armazenamento e no descarte promoção da organização e liberação de espaço;

Contribuição com a limpeza e evita proliferação de animais

Para manter o local de armazenamento dos resíduos organizado e limpo, evitando assim a proliferação de animais é importante ter um bom planejamento de disposição dos resíduos. Com a gestão de resíduos é criado procedimento para que evite o acúmulo de resíduos contribuindo para a limpeza e organização da organização.

Promoção na melhoria e aumento da produtividade

otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável

Ao otimizar a gestão de resíduos são identificados processos falhos que geram muitos resíduos. Assim são feitas melhorias nos processos reduzindo a geração de resíduos e, consequentemente, aumentando a produtividade.

Melhoria da imagem da empresa

otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável

Uma empresa que otimiza a gestão de resíduos melhora a imagem da marca da empresa perante seus clientes, acionistas e população. Pois, uma gestão realizada de forma assertiva demonstra que a organização se preocupa com o meio ambiente e com a saúde do homem.

Evita multas e autuações

A PNRS obriga as empresas a fazerem a gestão de seus resíduos. O não cumprimento da lei faz com que a organização pague multas por crimes ambientais ou até mesmo fechem as portas. Os valores das multas podem variar de R$ 50,00 a 50.000,00.

Otimizar a gestão de resíduos evita que a organização sofra essas penalidades e sanções.

Contribuição no processo de regularização do licenciamento ambiental

Como a gestão de resíduos é um processo legal que as empresas devem realizar, no processo de renovação da licença ambiental é exigido evidencias que a organização realiza o gerenciamento.

A otimização da gestão de resíduos facilita a obtenção da licença, pois é garantido que todo o processo é realizado de forma eficiente.

Uso de software online para otimizar a gestão de resíduos

otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável

O uso da tecnologia digital surge com grande aliada para a otimização da gestão de resíduos. Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente virtual. Isso aumenta a agilidade dos processos e a segurança das informações.

A gestão de resíduos é uma questão estratégica e de obrigação legal que as empresas devem realizar. Com a gestão é possível criar metas para prevenção, redução, reciclagem, reutilização e destinação adequada. Além de melhorar seu controle da geração de resíduos.

Para facilitar o gerenciamento dentro das organizações, a Verde Ghaia Consultoria, criou o software VG RESÍDUOS. Esse software vislumbra as necessidades dos clientes que demandam de controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos. A principal funcionalidade do software é promover a gestão, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

A plataforma VG Resíduos realiza toda a gestão de resíduos de uma organização. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

A empresa possui um sistema online com módulos diferenciados conforme a necessidade do seu segmento: gerador, gerenciador, transportador ou tratador.

Os benefícios em ter controle de documentos na gestão de resíduos são inúmeros, entre eles:

·      auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos, pois são geridos todos os documentos necessários para o cumprimento da legislação ambiental;

·      facilita a gestão de informações e evita perdas dos documentos comprobatórios;

·      padroniza a comunicação com fornecedores;

·      minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa;

·      permite o controle completo de documentação, licenças e CADRI’s;

·      otimiza a elaboração de relatórios e inventários;

·      auxilia no cumprimento de prazo, evitando o atraso.

Assim, conclui-se que a otimização da gestão de resíduos torna a empresa mais sustentável, pois busca trazer mais eficiência para a operação, além de garantir a destinação adequada para todos os tipos de resíduos. Além disso, reduz significativamente o desperdício e custos dentro da organização.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019