sustentabilidade                    
       
7 Janeiro
4 min de leitura

Como a otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável?

cover image
A otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável, pois busca a eficiência para a operação e garante a destinação adequada. Leia!
otimização da gestão de resíduos

A otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável, já que busca trazer mais eficiência para a operação, além de garantir a destinação adequada para todos os tipos de resíduos. Além disso, reduz significativamente o desperdício e custos dentro da organização.

Otimizar a gestão de resíduos trás várias oportunidade para as empresas, como: ganhar dinheiro com a compra e venda de resíduos, cumprir a legislação ambiental, reduzir custos com aquisição de matéria prima e com o descarte final de resíduos.

Identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Saiba mais!

Otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável

A otimização da gestão de resíduos contribui para que a sua gestão seja eficiente. Ela reduz os impactos ambientais produzidos pelos resíduos, considera sua relação com a saúde humana e o meio ambiente e garante maior e melhor aproveitamento deles.

Conheça algumas contribuições que a otimização da gestão de resíduos trás, tornando a empresa mais sustentável:

Redução dos custos

Ao otimizar a gestão de resíduos a empresa preverá metas de redução de resíduos. Com a otimização da gestão de resíduos a quantidade de resíduos reduz consideravelmente. Consequentemente os custos associados para destinação final ambientalmente correta se reduzem também.

A PNRS determina que os resíduos sejam armazenados e acondicionados de forma correta, evitando assim os seus impactos negativos. Para se adequar não é raro empresas alugarem ou construírem novos espaços exclusivos para o armazenamento dos resíduos. O que pode significar grande parcela dos custos. Outro gasto oneroso é com o descarte em aterros. Assim, reduzir os resíduos promove redução dos custos no armazenamento e no descarte promoção da organização e liberação de espaço;

Contribuição com a limpeza e evita proliferação de animais

Para manter o local de armazenamento dos resíduos organizado e limpo, evitando assim a proliferação de animais é importante ter um bom planejamento de disposição dos resíduos. Com a gestão de resíduos é criado procedimento para que evite o acúmulo de resíduos contribuindo para a limpeza e organização da organização.

Promoção na melhoria e aumento da produtividade

otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável

Ao otimizar a gestão de resíduos são identificados processos falhos que geram muitos resíduos. Assim são feitas melhorias nos processos reduzindo a geração de resíduos e, consequentemente, aumentando a produtividade.

Melhoria da imagem da empresa

otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável

Uma empresa que otimiza a gestão de resíduos melhora a imagem da marca da empresa perante seus clientes, acionistas e população. Pois, uma gestão realizada de forma assertiva demonstra que a organização se preocupa com o meio ambiente e com a saúde do homem.

Evita multas e autuações

A PNRS obriga as empresas a fazerem a gestão de seus resíduos. O não cumprimento da lei faz com que a organização pague multas por crimes ambientais ou até mesmo fechem as portas. Os valores das multas podem variar de R$ 50,00 a 50.000,00.

Otimizar a gestão de resíduos evita que a organização sofra essas penalidades e sanções.

Contribuição no processo de regularização do licenciamento ambiental

Como a gestão de resíduos é um processo legal que as empresas devem realizar, no processo de renovação da licença ambiental é exigido evidencias que a organização realiza o gerenciamento.

A otimização da gestão de resíduos facilita a obtenção da licença, pois é garantido que todo o processo é realizado de forma eficiente.

Uso de software online para otimizar a gestão de resíduos

otimização da gestão de resíduos faz a empresa sustentável

O uso da tecnologia digital surge com grande aliada para a otimização da gestão de resíduos. Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente virtual. Isso aumenta a agilidade dos processos e a segurança das informações.

A gestão de resíduos é uma questão estratégica e de obrigação legal que as empresas devem realizar. Com a gestão é possível criar metas para prevenção, redução, reciclagem, reutilização e destinação adequada. Além de melhorar seu controle da geração de resíduos.

Para facilitar o gerenciamento dentro das organizações, a Verde Ghaia Consultoria, criou o software VG RESÍDUOS. Esse software vislumbra as necessidades dos clientes que demandam de controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos. A principal funcionalidade do software é promover a gestão, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

A plataforma VG Resíduos realiza toda a gestão de resíduos de uma organização. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

A empresa possui um sistema online com módulos diferenciados conforme a necessidade do seu segmento: gerador, gerenciador, transportador ou tratador.

Os benefícios em ter controle de documentos na gestão de resíduos são inúmeros, entre eles:

·      auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos, pois são geridos todos os documentos necessários para o cumprimento da legislação ambiental;

·      facilita a gestão de informações e evita perdas dos documentos comprobatórios;

·      padroniza a comunicação com fornecedores;

·      minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa;

·      permite o controle completo de documentação, licenças e CADRI’s;

·      otimiza a elaboração de relatórios e inventários;

·      auxilia no cumprimento de prazo, evitando o atraso.

Assim, conclui-se que a otimização da gestão de resíduos torna a empresa mais sustentável, pois busca trazer mais eficiência para a operação, além de garantir a destinação adequada para todos os tipos de resíduos. Além disso, reduz significativamente o desperdício e custos dentro da organização.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir
seta para cima