praticas sociais                    
       
11 Junho
5 min de leitura

Como a responsabilidade socioambiental interfere na gestão de resíduos?

cover image
Por meio de uma gestão eficiente, as empresas divulgam sua responsabilidade socioambiental e as ações em busca da sustentabilidade. Confira!
responsabilidade socioambiental

Por meio de uma gestão eficiente, as empresas divulgam sua responsabilidade socioambiental e as ações em busca da sustentabilidade. A gestão de resíduos é uma forma eficiente de preservação dos recursos naturais, fonte de renda para catadores e de incentivos para a sociedade.

Uma empresa com responsabilidade socioambiental opta por políticas sociais em seu planejamento estratégico e busca sempre processos produtivos mais limpos. Além disso, implementa uma gestão de resíduos eficiente através da logística reversa ou destinação ambientalmente correta, promove programas de educação ambiental e incentiva a conscientização da população para o consumo consciente. Saiba mais!

responsabilidade socioambiental

Responsabilidade Socioambiental nas empresas

A responsabilidade socioambiental é quando a empresa adota uma postura, comportamento e ações que promovam o bem-estar da sociedade associado às práticas de proteção ambiental.

A responsabilidade socioambiental é uma prática voluntária, ou seja, a empresa opta por políticas sociais em seu planejamento estratégico e busca sempre processos produtivos mais limpos.

Assim, a empresa implementa ações sociais que trás benefícios para a sociedade e o meio ambiente sem comprometer a lucratividade do negócio.

A Responsabilidade Socioambiental busca:

– verificar questões sociais, o respeito à legislação trabalhista, se possui CIPA, liberdade sindical, reconhecimento do direito da negociação coletiva, eliminação de trabalhos forçados e discriminatórios;

– obter a licença ambiental, estabelecer a gestão de resíduos, investir em tecnologia para conservação de energia e recursos naturais; analisar o ciclo de vida de seus produtos;

– estabelecer política sobre medidas reparadoras em resposta à reclamações e manifestações da comunidade;

– estabelecer uma política socioambiental e uma de compra e seleção de fornecedores que sejam licenciados e que não possuam passivos ambientais;

expor publicamente seus compromissos éticos por meio de material institucional, pela internet ou por outros meios de comunicação;

– atuar de acordo com a legislação em vigor, evitar pirataria, sonegação fiscal, contrabando, adulteração de marcas e falsificação de produtos.

Saiba por que a Logística Reversa é uma ferramenta para sustentabilidade.

A responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade

responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade

A responsabilidade socioambiental tem uma relação direta com o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, com a sustentabilidade.

A sustentabilidade é um tema estratégico dentro das empresas, pois é uma oportunidade para inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e serviços, tornando-se mais competitivas.

A sustentabilidade trás vantagens de longo prazo para clientes, funcionários e a sociedade. Através da sustentabilidade a organização reduz impactos ambientais, contribui para o social, atua com ética e transparência.

Na prática, significa que as organizações devem priorizar os resultados econômicos ao mesmo tempo em que desenvolve ações para eliminar os impactos socioambientais, mantendo a longevidade do negócio.

Para ser sustentável a empresa deverá encontrar maneiras de otimizar a sua produção, diminuindo a quantidade de recursos que utiliza e de resíduos que despeja no meio ambiente.

Para reduzir a quantidade de resíduos descartados ela pode recicla-los ou reutiliza-lo em seus processos.

Saiba aqui como garantir a transparência e a rastreabilidade na gestão de resíduos. A transparência é fundamental para demonstrar a responsabilidade socioambiental da empresa.

responsabilidade socioambiental

Os benefícios da responsabilidade socioambiental

responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade

Os principais benefícios que adoção de práticas socioambientais trás as empresas são:

- promove a criação de novas oportunidades de negócios – como as recicladoras;

- permite atrair e reter investimentos e parceiros comerciais de qualidade – muitas empresas buscam parceiros comerciais que tem processos limpos. Além disso, as organizações com responsabilidade socioambiental conseguem investimentos com instituições financeiras;

- permite atrair e reter colaboradores de qualidade – pensando no desenvolvimento de sua carreira profissional e pelo respeito às leis trabalhistas as empresas com responsabilidade socioambiental atraem profissionais mais arrojados e inovadores;

- melhora a imagem da empresa e fortalece a reputação;

- permite administrar melhor os riscos potenciais do negócio;

- gera operações mais eficientes.

Para o meio ambiente:

- reduz a extração de recursos naturais e elimina as perdas durante a produção;

- descarta menos resíduos na natureza;

- consome menos água;

- reduz a emissão de gases poluentes.

Para a sociedade:

- gera renda para famílias mais vulneráveis através da coleta seletiva e logística reversa;

- aumenta postos de trabalho;

- aumenta oportunidades para microempreendedores.

Leia também: O que é ser uma empresa que preza pela Responsabilidade Social?

Responsabilidade socioambiental e gestão de resíduos

Responsabilidade socioambiental e gestão de resíduos

A gestão de resíduos é estabelecida através da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da lei 12.305/10. A política estabelece diretrizes para uma gestão eficiente e determina a obrigatoriedade para que as empresas implemente tais diretrizes.

Na lei, também são estabelecidos critérios onde se acentuam as preocupações com o meio ambiente e a sociedade. Essas preocupações são apresentadas em determinações sobre coleta seletiva, logística reversa, controle social, destinação final e padrões sustentáveis de produção e consumo.

A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, já que viabiliza a coleta seletiva dos materiais, os quais recebem uma destinação final adequada. Através da logística reversa os padrões de produção e consumo são alterados e ocorre o desenvolvimento social, principalmente com a inserção de catadores e recicladores no mercado.

A gestão de resíduos é uma forma eficiente de preservação dos recursos naturais, fonte de renda para catadores e de incentivos para a sociedade. Através de uma gestão eficiente as empresas divulgam sua responsabilidade socioambiental e as ações em busca da sustentabilidade.

Como a VG Resíduos auxilia?

gestão de resíduos

A VG Resíduos possui um software que pode auxiliar na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável e com responsabilidade socioambiental.

A solução para garantir a gestão de resíduos eficiente dentro da responsabilidade socioambiental é automatizar o processo. A automatização tem demonstrado ser uma aliada para eliminar os impactos negativos sobre a economia e o meio ambiente. Isso graças ao desenvolvimento de plataformas de gestão de resíduos.

Com a automatização é possível fazer a gestão de forma online. Assim cumprirá com todas as obrigações legais, como a emissão de documentos, relatórios e inventários para disponibilizar aos órgãos públicos dentro dos prazos.

Com as plataformas de gestão é possível realizar a gestão de fornecedores. O gestor monitora se o fornecedor destinou o resíduo em local licenciado para tal. Se seguiu todos as normas de coleta, transporte e destinação ambientalmente correta. Além disso, consegue verificar se os documentos obrigatórios foram emitidos.

Outro benefício da automatização são as plataformas de compra e venda de resíduos. Através dessas plataformas, é possível negociar com fornecedores a coleta, transporte, tratamento e disposição final do resíduo. Isso tudo sem ir até eles. Essa negociação pode ser feita de forma online.

Sendo assim, uma empresa com responsabilidade socioambiental opta pelo planejamento estratégico voltado para o social e busca sempre processos produtivos mais limpos que agridam menos o meio ambiente. Além disso, implementam uma gestão de resíduos eficiente através da logística reversa ou destinação ambientalmente correta. Esses programas são instrumentos de desenvolvimento social e econômico.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

aterro sanitário
seta para cima