Gestao de Residuos                    
       
23 Janeiro
4 min de leitura

Como a tecnologia e a inovação melhoram a gestão de resíduos?

cover image
A tecnologia e a inovação melhoram a gestão de resíduos, pois permitem o monitoramento e o controle na geração. Saiba mais!
 tecnologia e a inovação melhoram a gestão de resíduos

A tecnologia e a inovação melhoram a gestão de resíduos, pois permitem a empresa acompanhar os resíduos desde o local de sua geração até a destinação final, a examinar o tratamento dado a eles sempre buscando meios de destinação limpa, além disso, facilita o monitoramento e o controle na geração.

Essas ferramentas são ótimas aliadas para aumentar a produtividade da organização e renovar as práticas sustentáveis em seus processos. Confira mais como a tecnologia e a inovação melhoram a gestão de resíduos!

Digitalizando a gestão de resíduos

tecnologia e a inovação melhoram a gestão de resíduos

A tecnologia e a inovação permitem a gestão eficiente de resíduos através do incentivo a uma destinação ambientalmente correta e, também, do monitoramento e controle na geração. Além disso, desenvolve meios de todas as informações sobre gestão de resíduos seja reunida em um ambiente de fácil acesso e seguro, tanto pela empresa quanto pelo poder publico, a fins de fiscalização.

Com o advento da tecnologia muitas empresas inovaram buscando meio de ter controle sobre a geração e destinação de seus resíduos. Além disso, buscam tecnologias para um tratamento limpo dos resíduos, ou outras que reduzam ou eliminem a sua geração.

Muitas organizações digitalizaram a gestão de resíduos com objetivo de ter uma ferramenta de controle e manutenção de um gerenciamento eficiente.

Uma da maneira de utilizar tecnologia e inovação na gestão de resíduos é através de plataformas tecnológicas. Essas plataformas permite reunir todas as informações de gestão de resíduos para o acesso da empresa ou poder publico. Além disso, incentivam meios de destinação limpos.

Investir em tecnologia na sua gestão de resíduos, principalmente na digitalização, otimiza todo processo, além de reduzir significativamente o desperdício e custos dentro da empresa. A tecnologia auxilia no controle total do gerenciamento, a gerar automaticamente os documentos e relatórios exigidos por lei, a encontrar o melhor preço para destinação, a realizar a gestão de seus fornecedores, entre outros benefícios.

Por que a tecnologia e a inovação melhoram a gestão de resíduos?

Na gestão de resíduos são gerados um número grande de informações que a empresa deve registrar e uma serie de etapas que devem ser seguidas. Por isso é importante aplicar a tecnologia para uma gestão assertiva.

A tecnologia na sua gestão de resíduos busca alternativas para otimizar o trabalho do gestor, evitar erros que podem prejudicar a organização financeiramente e ambientalmente e, ter controle sobre cada etapa. Uma vez que ao realizar a gestão de resíduos a empresa esta adotando um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Tais atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento.

Sendo assim, a utilização da tecnologia auxilia a organização a promover a gestão de resíduos e a garantir que esteja sendo seguida à legislação referente ao gerenciamento (Lei 12.05/2010).

Motivos para investir em tecnologia e inovação

tecnologia e a inovação melhoram a gestão de resíduos

Veja alguns motivos para investir em tecnologia e inovação para melhoria da sua gestão de resíduos.

Controle total da gestão de resíduos

Na gestão de resíduos é essencial ter controle total sobre todo o resíduo produzido dentro da empresa. Haja vista que somente assim serão tomadas decisões assertivas sobre a destinação ambientalmente correta de resíduos.

Contudo, pela grande quantidade de informações que é gerado o controle acaba ficando difícil. Imagine se esse controle fosse realizado manualmente? O risco de dados incertos ou perda de informações seria muito grande. Aumentando assim a chances de não ser compridos todos os requisitos legais.

Para facilitar esse controle surgiram no mercado softwares especializados em integrar essas informações, de forma que toda quantidade de resíduo gerado e em qual fonte geradora foram produzidos é armazenado, bem como o destino desses resíduos.

Essa tecnologia facilita a gestão de resíduos permitindo localizar e identificar cada resíduo gerado nos processos da organização. Permite o acesso ao histórico do material até seu destino final, fornecendo, de modo estruturado e organizado, informações detalhadas referentes à coleta, ao transporte, ao recebimento, ao tratamento e o descarte final.

Geração automática de documentos e relatórios

Para gestão de resíduos é exigido que as empresas disponibilizem aos órgãos ambientais uma serie de documentos e relatórios, tais como: CADRI, CDF, MTR, Inventário de Resíduos, entre outros.

Coma tecnologia é possível gerar automaticamente esses documentos e relatórios. Através dela todas as informações e registros de destinação do resíduo, bem como os dados dos transportadores e tratadores dos resíduos são sincronizados gerando os documentos necessários exigidos pelos órgãos ambientais que comprovam o gerenciamento correto dos resíduos.

O uso da tecnologia facilita na elaboração desses documentos e relatórios.

Facilidade para encontrar fornecedores qualificados

tecnologia e a inovação melhoram a gestão de resíduos

Encontrar fornecedor qualificado para destinar resíduos é ponto importante na gestão de resíduos. É necessário que os fornecedores estejam alinhados com á estratégica da empresa, principalmente com a política voltada para preservação ambiental.

Utilizando a tecnologia, como paginas de pesquisa da internet ou plataformas especializadas em gestão de resíduos, a empresa encontra quem fornece o serviço que precisa. Sempre observando o menor preço e a qualidade na prestação do serviço.

A tecnologia trouxe um processo de contratação de fornecedores mais rápido acabando com a perda de tempo.

Sendo assim, percebe-se que a tecnologia e inovação melhoram a gestão de resíduos. A tecnologia evita que erros sejam cometidos, como não cumprimento de requisitos legais, a contratação de fornecedores não qualificados, a perda de informações pertinentes. Além disso, com ela o gestor ganha mais tempo e consegue encontrar alternativas mais lucrativas para a destinação do resíduo. A VG Resíduos possui toda a tecnologia necessária para uma gestão de resíduos eficiente. Contamos com um software de gestão que controla e gera documentos e relatórios automaticamente. Além disso, a plataforma de compra e venda de resíduos contribui para o crescimento econômico.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

seta para cima