logistica reversa                    
       
10 Setembro
5 min de leitura

Como aplicar a logística reversa da garrafa PET e gerar renda?

cover image
A logística reversa da garrafa PET é um tema de importância crescente que vem contribuindo para amenizar o impacto ambiental. Saiba mais!
logística reversa da garrafa PET

A logística reversa da garrafa PET é um tema de importância crescente que vem contribuindo para amenizar o impacto ambiental provocado pelo seu descarte incorreto.

Diversos motivos impulsionam a relevância deste tema, porém a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, foi um dos motivos que mais incentivam a aplicação do sistema logístico.

A logística reversa da garrafa PET é um processo que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno das garrafas após o consumo. O objetivo é a recuperação de valor, seja econômico, de prestação de serviços, ecológico, legal, logístico ou de imagem. Confira mais sobre o tema neste artigo!

Saiba se a logística reversa é exigida para se obter a licença ambiental.

Logística reversa da garrafa PET

logística reversa da garrafa PET

O PET (tereftalato de etileno) é um poliéster, ou seja, um polímero termoplástico que é considerado o melhor e mais resistente plástico. Esse plástico é muito utilizado para fabricação de garrafas, frascos e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, destilados, isotônicos, cervejas, entre vários outros.

As garrafas PET são os resíduos que mais poluem o meio ambiente, rios, lagos e mares. Isso tudo porque se trata de um material plástico muito resistente que demora mais de 200 anos para se decompor.

Devido à demora da sua decomposição é mais que necessária à atuação da logística reversa.

Ao implantar um sistema de logística reversa da garrafa PET é possível reciclar essas embalagens. Com isso será gerado empregos, renda, além de diminuição de custos para as empresas que se utilizam deste processo.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do PET – ABIPET a taxa de reciclagem é de 51%. Muito baixo se comprado que 100% das garrafas PET podem ser recicladas. Ainda mais considerando a diversidade de aplicação do reciclado.

A logística reversa da garrafa PET traz benefícios sociais, econômicos e ambientais.

comprar e vender resíduos

Por que implantar a logística reversa?

logística reversa da garrafa PET

A PNRS estabeleceu a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos. Pela lei todas as empresas estão obrigadas a organizarem um sistema de logística reversa de resíduos.

Várias organizações buscam entidades que lhes deem suporte operacional para atender o que a lei determinou quanto à implantação do sistema de logística reversa.

É possível implantar o sistema por meio de contratação de transportadoras, parcerias com recicladoras, cooperativas e unidades gestoras de resíduos. Além de criação de um ponto de coleta para que o consumidor comum saiba onde deve levar suas garrafas PET para o descarte.

A logística reversa da garrafa PET vai muito além da obrigação legal. Investir no sistema significa um importante diferencial competitivo para a empresa.

Com o sistema a empresa melhora sua imagem perante os seus clientes, além de conseguir gerar lucro vendendo o coletado. Ou mesmo reutilizando em seus processos.

Vejam quais são os benefícios da logística reversa:

  • cria uma imagem sólida perante os consumidores;
  • explora ações de marketing vinculadas à logística reversa;
  • melhora o processo de produção já que os resíduos retornam à cadeia produtiva, o que diminui o consumo e os custos de matérias-primas;
  • gera produtos mais eficientes já que as empresas passam a adotar tecnologias mais limpas. Isto simplifica a reutilização e a criação de embalagens e produtos que podem ser reciclados com maior facilidade;
  • cria consumidores mais conscientes.

Saiba como lucrar com a logística reversa de embalagens.

Dificuldades para realizar a logística reversa

logística reversa da garrafa PET

O maior desafio da logística reversa da garrafa PET é a conscientização da sociedade na questão da educação ambiental. Muitos não têm orientação para o descarte dos materiais que poderiam ser reutilizados. Na maioria das vezes, esses resíduos são destinados aos aterros.

Além desse elemento que desfavorece a implantação do sistema há os relacionados à falta de incentivos à criação de cooperativas de catadores e recicladoras.

A logística reversa da garrafa PET deve ser vista como uma grande alternativa para o reaproveitamento dos resíduos em um novo ciclo de vida.

A logística reversa impede o aumento da poluição e da extração continuadas de recursos naturais.

Saiba como implantar um projeto de coleta seletiva eficiente nas empresas.

Como realizar e lucrar com a logística reversa?

O que fazer para realizar a logística reversa da garrafa PET e começar a lucrar com a venda deles? Comece pelo consumidor final. Incentive-os a dá o descarte ambientalmente correto das garrafas PET.

Abaixo listamos alguns passos para estabelecer o sistema de logística reversa:

Estabeleça uma política de devoluções e trocas

Para que a logística reversa da garrafa PET funcione corretamente é necessário estabelecer políticas de devoluções e trocas. Isso ajudará os consumidores como proceder para trocar ou devolver os resíduos.

Gerenciamento de resíduos

Estabeleça pontos de devolução e troca

Sem um ponto de coleta dos resíduos não será possível o consumidor destinar o resíduo. Estabelecendo um ponto de coleta, ou até mesmo definindo uma coleta porta-a-porta, torna esse fluxo mais prático para todos os envolvidos.

Localize tratadores interessados no resíduo

Hoje é possível lucrar com resíduos a partir de paginas da internet que reúnem várias empresas que precisam de alguma forma destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta.

Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de resíduos. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

Para vender resíduos é vantajoso aderir uma plataforma que reúna as empresas dispostas a comprar seus resíduos.

A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa que quer investir em logística reversa.  É uma excelente alternativa que beneficia a todos, gerador e tratador.

Enfim, a implantação da logística reversa de da garrafa PET vai muito além do cumprimento da lei. Os benefícios da logística reversa vão desde uma melhor reputação da empresa com os clientes até uma redução de custos e maiores margens de lucro. A implementação do sistema logístico deve começar pela conscientização para que a destinação das garrafas PET seja dada corretamente.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como empresas estão lucrando com a logística reversa do isopor

Gestão ambiental
seta para cima