residuos solidos                    
       
2 Agosto
4 min de leitura

Como as empresas estão gerando renda com resíduos de cacau?

cover image
Grande parte dos resíduos de cacau são abandonados nas plantações e utilizados apenas como fertilizantes para o cultivo. Mas eles podem gerar renda. Saiba!
resíduos de cacau

Grande parte dos resíduos de cacau são abandonados nas plantações e utilizados apenas como fertilizantes para o cultivo. As consequências são a degradação da estrutura do solo e a propagação de pragas que acabam requerendo a necessidade de uso de produtos químicos para combatê-los.

O Brasil é o 5º maior produtor de cacau do mundo e exporta quase 90% de toda sua produção.  Até maio de 2018 a produção de amêndoa de cacau foi de 170 mil toneladas. Essa produção gera grandes quantidades de resíduos de cacau que acabam causando impactos negativos ao meio ambiente.

Para evitar esses danos nocivos ao meio ambiente e para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga o gerador a dar um destino ambientalmente correto aos seus resíduos, os produtores buscam alternativas viáveis para destina-los. O mercado de resíduos tem muito potencial para gerar renda com o resíduo de cacau e destinar de forma que atenda a legislação ambiental. Confira!

Leia também: veja 6 dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

Resíduos de Cacau

resíduos de cacau

A cacauicultura, nome dado ao cultivo do fruto, é praticada em seis estados brasileiros, alcançando aproximadamente 66 mil propriedades rurais, 33 mil delas no Sul da Bahia. Sendo que a Bahia é o maior estado produtor do país, seguido do estado do Pará.

A elevada rentabilidade obtida com o cultivo impulsionaram a rápida expansão da cacauicultura e a consolidação da agroindústria do cacau no Brasil. Contudo, esse crescimento na produção também tem elevado à geração de resíduos de cacau. Por não serem destinados de forma ambientalmente corretos, esses resíduos de cacau tem causando diversos impactos ambientais, principalmente a degradação do solo.

Diante disso empresas especializadas no tratamento de resíduos viram a possibilidade de gerar renda com os resíduos de cacau ofertando um serviço especializado as esses produtores.

gestao de compra e venda de residuos

Vantagens do reaproveitamento do resíduo

Os resíduos de cacau, assim como os frutos, apresentam compostos com propriedades bioativas, além de fibras, lipídeos, vitaminas, proteínas, carboidratos, minerais etc.

Essas propriedades apresentam grande potencial nutritivo podendo ser reaproveitados em vários outros processos de produção. O que antes era considerado “lixo” passa a ter um valor.

No mercado de compra e venda de resíduo, a tonelada de resíduo de cacau pode ser vendida em torno de R$300,00 a R$550,00. No beneficiamento de uma tonelada de amêndoa de cacau são gerados até seis toneladas de resíduo.

Saiba mais: Descubra 8 passos para localizar bons geradores de lixo orgânico.

Como gerar renda com resíduos de cacau?

resíduos de cacau

Para conseguir gerar renda com o resíduo de cacau o tratador pode aderir ao Mercado de Resíduos.

O Mercado de Resíduos consiste basicamente de uma plataforma eletrônica que facilita a venda e a compra de resíduos. Por meio dela, as empresas geradoras podem comercializar resíduos, mas também trocar e comprar, além de contratar fornecedores para transporte e tratamento.

Outra vantagem é que as geradoras e tratadoras, por meio digital, podem realizar parcerias. Basta se cadastrar na plataforma e informar o resíduo que procura ou que deseja vender. As tratadoras cadastradas têm acesso aos materiais das geradoras, podendo se interessar pelas sobras.  De maneira totalmente automatizada, a plataforma coloca gerador e tratador em contato, selecionando as melhores propostas para cada negócio.

Confira: veja as sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos.

Destinação e tratamento dos resíduos de cacau

resíduos de cacau

O principal resíduo de cacau gerado é a casca, pois corresponde a 80% do fruto. Para produzir uma tonelada de amêndoas de cacau são geradas seis toneladas de casca do cacau. Dentre as possibilidades de aproveitamento do resíduo de cacau a conversão energética tem se tornado alvo de estudo, mas a prática ainda é incipiente.

Muitas empresas utilizam resíduos da agroindústria para gerar energia para o seus processos produtivos. Esses resíduos podem ser reaproveitados, por exemplo, nas caldeiras de biomassa gerando vapor para produção de um produto.

A bioenergia gerada pelo resíduo de cacau é uma fonte promissora, pois contribuirá com o ciclo do carbono. Utilizar resíduo de cacau auxilia no controle de gases de efeito estufa na atmosfera, questão esta muito importante ecologicamente.

Mercado de resíduos

Por serem resíduos que possuem origem vegetal, podem ser efetivamente biotransformados em açucares fermentáveis. Os resíduos de cacau são uma excelente matéria prima para produção de bioetanol.

Outra alternativa de reaproveitamento do resíduo do cacau é a alimentação animal. Atualmente, a casca do cacau, ou seja, o farelo da casca do cacau é uma excelente combinação para alimentos de ruminantes, sendo já comprovado seu alto valor proteico.

Também, é possível gerar renda com resíduo de cacau destinando para compostagem.

Além do mais o reaproveitamento do resíduo contribuiu para o desenvolvimento sustentável, e o alcance dos seus objetivos. Sem contar os benefícios agregados por ser um material de caráter renovável, abundante e de baixo custo.

Leia também: como se destacar sendo um especialista no tratamento de resíduos.

Diante disso concluímos que no Brasil há mercado para absorver a quantidade de resíduos de cacau gerados, pois as alternativas para o seu reaproveitamento são inúmeras: compostagem, obtenção de energia, alimentação animal e etc.. Por ser o quinto maior produtor de cacau existem vários produtores de amêndoa de cacau que não sabem onde destinar os resíduos de cacau de forma ambientalmente correta. Com isso as empresas especializadas em tratamento de resíduos podem gerar renda apresentando a esses produtores o seu diferencial no tratamento dos resíduos de cacau.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog:  Sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos

Gestão ambiental
seta para cima