gestao de residuos                    
       
28 Março
4 min de leitura

Como automatizar processos gestão de resíduos para reduzir custos

cover image
A gestão de resíduos para reduzir custos surge com a automatização de processos realizada a partir da tecnologia. Confira os impactos positivos de utiliza-la para a gestão de resíduos.
Como automatizar processos gestão de resíduos para reduzir custos

O uso da tecnologia digital para automatizar processos de gestão de resíduos para reduzir custos surge como grande aliada para as empresas. Com a automatização o monitoramento pode ser realizado de forma sistematizada e organizada. Além disso, aumenta a agilidade dos processos, a segurança das informações e é uma ferramenta muito eficiente para comprovação de evidências para os órgãos ambientais.

A automatização de processos na gestão de resíduos é realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. O objetivo é otimizar e agilizar os processos que antes eram realizados de forma manual e passaram a ser automáticos, principalmente na elaboração de documentos de destinação de resíduos (MTR*, CDF, CADRI, etc.).

Automatizar processos na gestão de resíduos reduz custos, aumenta a produtividade e o controle de geração de resíduos. Neste artigo, discutiremos um pouco sobre os seguintes pontos:

No que consiste a automatização de processos de gestão de resíduos?

Fazer gestão de resíduos significa que a empresa adota um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada. Seu principal objetivo é a minimização da produção de resíduos, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão deve garantir o máximo de reaproveitamento, reciclagem e a minimização dos rejeitos.

Coma automatização dos processos de gestão de resíduos as organizações obtém aumento de controle nas informações, padronização, redução de custos e melhoria na gestão de fornecedores.

Para automatizar os processos é preciso eliminar as antigas planilhas manuais da gestão de resíduos, substituindo-as por soluções tecnológicas, a exemplo de sistemas de gestão ambiental ou plataformas de gestão de resíduos, a exemplo da nossa plataforma.

Vantagens da automatização

Vantagens da automatização

Ao automatizar o processo de gestão de resíduos é possível:

  • consultar às pastas/documentos digitais no computador ou internet de forma mais rápida;
  • diminuir a geração de resíduos, principalmente de papel;
  • aumentar o controle da documentação que evidenciar a destinação ambientalmente correta de resíduos;
  • monitorar a quantidade de resíduos armazenados e transportados;
  • controlar licenças e demais documentos necessários dos fornecedores, gerando automaticamente documentos como: manifesto de transporte do resíduo; ficha de emergência; ficha de segurança do resíduo químico de acordo com a legislação vigente; relatórios com gráficos; inventários; e indicadores gerenciais;
  • implantar um sistema de logística reversa;
  • efetuar a comparação entre as situações anteriores e posteriores das metas estabelecidas – o objetivo é ter percepção se as ações adotadas na gestão de resíduos busca o desenvolvimento sustentável;
  • avaliar condições do sistema em relação às metas e objetivos – verifica se as metas e os objetivos são alcançados. Se não devem ser desenvolvidos ações para o seu alcance;
  • prover informações de advertência, ou seja, identifica os riscos ou falhas do sistema ineficiente.

Como automatizar a gestão de resíduos?

Como vimos ao longo de todo este artigo, a automação traz inúmeros benefícios para as empresas. Nossa plataforma de gestão de resíduos, já auxilia diversas empresas a aumentar a eficiência da gestão de resíduos, a exemplo do Atacadão, Bombril, BRF, ArcelorMittal, dentre outras. Confira os principais benefícios que essas empresas recebem por utilizar nossa plataforma de gestão de resíduos.

  • Auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos: com a plataforma, a empresa consegue implantar as diretrizes estabelecidas pela PNRS, evitando assim, sofrer sanções, como multas e embargos;
  • Facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo: a plataforma permite manter um histórico sobre a geração de resíduos. Com essas informações a empresa identifica os gargalos do processo, ou seja, onde é possível reduzir desperdícios. Isso permite reduzir os custos com a aquisição de matéria prima e com a destinação dos resíduos;
  • Padroniza a comunicação com fornecedores: com a plataforma você encontra fornecedores aptos. Além disso é possível encontrar um fornecedor mais próximo ao seu negócio, isso reduz o custo com transporte.
  • Minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa: já que através da plataforma é feito todo o controle de geração, coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta;
  • Permite o controle completo de documentação e licenças: evitando que a organização pague multas por não ter um documento exigido pelo órgão ambiental;
  • Otimiza a elaboração de relatórios e inventários: reduz o tempo para elaboração dos relatórios, já que todas as informações necessárias estão arquivadas em um ambiente único, inclusive integrando com Power BI.

Faça como a **BRF, ArcelorMittal, Bombril, ALE Combustíveis, Atacadão e Magalu, dentre outras, e adquira nossa plataforma de gestão de resíduos, basta solicitar contato clicando aqui.

seta para cima