descarte de residuos                    
       
9 Novembro
5 min de leitura

Como descartar resíduos de cosméticos para não degradar o meio ambiente?

cover image
É muito importante que ao descartar resíduos de cosméticos seja avaliado antes o tipo de produto e qual a forma menos agressiva ao meio ambiente. Leia!
descartar resíduos de cosméticos

É muito importante que ao descartar resíduos de cosméticos seja avaliado antes o tipo de produto e qual a forma menos agressiva ao meio ambiente. Haja vista que os produtos cosméticos contem em sua formulação vários produtos químicos, que quando descartado inadequadamente podem causar sérios danos à natureza.

O Brasil é o quarto maior consumidor de cosméticos no planeta, perdendo para Estados Unidos, China e Japão. Esse alto consumo gera uma dúvida em relação ao descarte de resíduos: como descartar resíduos de cosméticos adequadamente?

Os resíduos cosméticos são considerados resíduos químicos. E, necessita de um tratamento para neutralizar as substâncias nocivas à saúde humana e impedir impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, as embalagens devem receber algum tipo de tratamento antes de serem descartados. Confira como realizar o descarte adequado destes resíduos!

descartar resíduos de cosméticos

Cosméticos – o que são e suas variações

descartar resíduos de cosméticos

Cosméticos são produtos fabricados para higienização e embelezamento. Em sua formulação contem substâncias naturais e sintéticas (substâncias químicas) ou suas misturas.

São produtos de uso externo nas diversas partes do corpo humano (pele, cabelo, unhas, lábios, dentes e etc.). O intuito destes resíduos é limpar, perfumar, alterar a aparência, corrigir odores corporais ou proteger. Há também os cosméticos de tratamento que agem na profundidade da pele.

Exemplos de cosméticos têm: pós-faciais, talcos, cremes de beleza, creme para as mãos e similares, máscaras faciais, loções de beleza, soluções leitosas, cremosas e adstringentes, loções para as mãos, bases de maquilagem e óleos cosméticos, blushes, batons, lápis labiais, protetor solar, bronzeadores, mascaras para cílios, sombras, delineadores, tinturas capilares, agentes clareadores de cabelos, fixadores, laquês, brilhantinas e similares, tônicos capilares, depilatórios, esmaltes e produtos para unhas e outros.

Após o uso ou fim da data de validade o produto e a embalagem devem ser descartados.  Mas na hora de descartar resíduos de cosméticos é importante avaliar o tipo de produto e qual a forma menos agressiva para o meio.

Resíduos de cosméticos: destino correto

descartar resíduos de cosméticos

Ultimamente, várias empresas que fabricam os cosméticos estão realizando o recolhimento das embalagens. Exemplos têm a Avon, que criou um programa para coletar embalagens e resíduos de maquiagem e esmaltes de qualquer marca. Com essa atitude a organização se preocupa com a sustentabilidade e a logística reversa, que deve ser implementada nas indústrias, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A forma mais adequada de descartar resíduos de cosméticos é disponibilizando-os para a reciclagem. Ao reciclar resíduos cosméticos alguns componentes poderão ser aproveitados dentro de uma cadeia produtiva, gerando economia de matérias-primas retiradas do meio ambiente.

Reciclar resíduos de cosméticos é uma alternativa lucrativa e ecologicamente correta. O primeiro passo e segregar e separar os componentes. Desta forma serão minimizados os impactos ambientais.

Saiba qual a importância da logística reversa para o meio ambiente.

Melhores maneiras de descartar resíduos de cosméticos

Saiba como descartar resíduos de cosméticos adequadamente seguindo as dicas abaixo.

Cosméticos líquidos

 

descartar resíduos de cosméticos

Os cosméticos líquidos em pequenas quantidades podem ser descartados na rede de esgoto que recebe tratamento do seu efluente.  Porém não se podem descartar resíduos de cosméticos líquidos diretamente na natureza, pois esses contem substâncias que podem agredir o meio ambiente.

descartar resíduos de cosméticos

Esmaltes e removedores

Ao descartar resíduos de cosméticos como esmaltes e removedores é preciso muita atenção. O descarte não pode ser feito juntamente com resíduos comuns por conter substâncias químicas agressivas, como tintas e solventes. Essas substâncias caracterizam o resíduo com perigoso, por isso o seu descarte deve ser realizado adequadamente.

Várias marcas hoje recolhem os cosméticos de esmalte vencido ou no fim.

Cosméticos Sólidos e pastosos

Os resíduos de cosméticos sólidos e pastosos, como hidratante e maquiagens, podem ser descartados junto ao resíduo comum. Desde que o resíduo seja enviado a aterros sanitários. Uma vez que os aterros sanitários possuem toda a estrutura necessária para evitar a contaminação do solo e das águas.

descartar resíduos de cosméticos

Embalagens

A melhor opção de descartar as embalagens de resíduos cosméticos é a reciclagem. Já que a maioria das embalagens é plástica.

O procedimento de reciclagem das embalagens de resíduos cosméticos é também conhecido como reciclagem química.

Nesta reciclagem ocorre transformação química do resíduo de maneira que este se torne utilizável. Basicamente, nesse processo o resíduo é transformado em matéria-prima novamente.

Reutilização de embalagens: o que sua empresa ganha com isso.

Buscando o descarte de resíduos de cosméticos?

descartar resíduos de cosméticos

Descartar resíduos de cosméticos de forma ambientalmente correta demonstra a preocupação que a empresa tem em preservar os recursos naturais e promover a conscientização da coletividade. Além de aumentar o lucro ao disponibilizar o resíduo para a reciclagem.

O descarte correto de resíduos de cosméticos começa com o gerenciamento dos resíduos gerados dentro da empresa. E a melhor opção de realizar esta gestão é através da VG Resíduos.

A VG Resíduos possui uma plataforma que otimiza todo o processo de gerenciamento de resíduos. Permitindo a emissão de relatórios que demonstram aos órgãos ambientais o tratamento e destinação correta dada aos resíduos.

Além disso, a plataforma não deixa a sua empresa perder os prazos de vencimento de licenças e emissão de documentos importantes para o licenciamento ambiental.

Com a venda dos resíduos através da plataforma Mercado de Resíduos, a organização consegue lucrar com seus resíduos gerados.

O Mercado de Resíduos, é um ambiente onde empresas tratadoras encontram geradores de resíduos, ou vice versa. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

O mercado de resíduos possibilita agregar valor aos resíduos, transformando-os em matéria-prima ou insumo na fabricação de outros produtos.

Assim sendo, concluímos que para descartar resíduos de cosméticos é preciso levar em consideração o tipo de produto. A sua reciclagem é a melhor solução, pois busca mantê-los fora dos aterros e ajuda as empresas lucrar e preservar a natureza. O que mais justifica a importância do descarte ambientalmente correto e da sua reciclagem é o alto consumo dos cosméticos e da periculosidade das substâncias que compõem o produto.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Saiba como sua empresa pode lucrar ao reciclar resíduos cosméticos

descartar resíduos de cosméticos
seta para cima