Como economizar tempo com a gestão de resíduos eficiente?

Sua empresa sabe como economizar tempo com a gestão de resíduos eficiente? O controle da geração de resíduos por fonte geradora, a destinação final e o controle rigoroso para evitar impactos ambientais são questões fundamentais para uma gestão eficiente. Contudo, se for seguida um gerenciamento errado, a empresa pode perder muito tempo com sua gestão de resíduos. Para diminuir o tempo na gestão os softwares de gestão são as melhores escolhas.

A gestão de resíduos não é só uma questão estratégica. É, também, uma determinação legal abordada pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Por isso, devemos ficar atentos ao controle de resíduos, desde a geração até a sua destinação final. Sendo assim, daremos algumas dicas para sua empresa economizar tempo com a gestão de resíduos.

O que é preciso para uma gestão de resíduos eficiente?

A sua gestão de resíduos é eficiente quando ela reduz os impactos ambientais produzidos pelos resíduos, considera sua relação com a saúde humana e o meio ambiente, garante maior e melhor aproveitamento deles e inova em tecnologias para reduzir ou eliminar a sua geração.

A gestão de resíduos é uma forma estruturada de garantir que seus resíduos sejam identificados, quantificados e monitorados. Desta forma será mais fácil e assertivo propor uma solução na destinação final.

Após a instituição da Lei 12.305/2010 a gestão de resíduos tornou-se obrigatória tanto para o poder público, como para iniciativa privada e o consumidor, ou seja, a responsabilidade pelo ciclo de vida dos resíduos é compartilhada por todos.

Todo gerador de resíduos deve gerenciar corretamente os resíduos gerados, devendo promover meios de minimizar a geração, maximizar o reaproveitamento e a reciclagem e dar a destinação final ambientalmente correta a eles.

A organização que não realizar o gerenciamento estará cometendo crime ambiental, com pena de reclusão de um a cinco anos.

Alguns fatores que confirmam que sua gestão de resíduos é eficiente são:

  • Ter diagnóstico do resíduo gerado
  • Ter equipe envolvida na gestão de resíduos
  • Ter fornecedor qualificado para destinar resíduos
  • Ter um sistema de logística reversa
  • Ter boas práticas sustentáveis
  • Ter monitoramento da gestão de resíduos

Note que esses fatores são importantes para uma gestão eficiente, porém é necessário que a empresa realize várias ações para alcançar esses fatores. Exemplos:

  • para ter um diagnóstico do resíduo gerado é preciso realizar o controle e mapeamento na fonte geradora;
  • para envolver a equipe precisa-se realizar treinamento de conscientização;
  • para ter um sistema de logística reversa é necessário estabelecer canais de distribuição.

Isso significa que é preciso muito atenção, comprometimento e tempo do gestor. Contudo, é possível reduzir esse tempo e tornar a gestão mais dinâmica e rápida.

Como economizar tempo com a gestão de resíduos?

Para economizar tempo com a gestão de resíduos dentro das organizações, o uso de softwares pode ser o ideal. Com eles é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word. Com o software a empresa realiza a gestão completa em uma única plataforma, totalmente online. Essas plataformas permite o acesso rápido em qualquer local e hora.

As empresas têm aderido ao VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações e possibilitar uma gestão mais estratégica do processo.

A plataforma propicia o controle total da gestão de resíduos, com todas as informações em um ambiente único e confiável. Além disso, gera documentos automaticamente (MTR, FDSR, Ficha de Emergência etc.), ajuda a promover destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

Economizando tempo com o controle de documentos

Não há dúvidas no quanto uma solução tecnológica pode ajudar a empresa a economizar tempo com a gestão de resíduos. No entanto, ao escolher por um sistema especializado em gestão de resíduos, é preciso estar atento a alguns fatores importantes, como o controle de documentos.

Para evitar sanções ambientais é importante que a empresa esteja sempre em dia com a documentação referente a licenças e autorizações de transporte e descarte adequado de resíduos.

controle da informação documentada é um ponto crucial para manter a gestão ativa e funcionando corretamente. É por meio desse controle que informações sobre a geração de resíduos das empresas são registradas e mantidas seguras.

Na gestão de resíduos, o controle de documentos é muito importante por causa da imensa gama de obrigações ambientais e das normas estabelecidas pela legislação ambiental.

Manter tudo atualizado e acessível é importante uma vez que a organização deve comprovar o transporte e destinação final dos resíduos.

Economize tempo com a gestão de fornecedores

Sabemos que para uma gestão de resíduos eficiente a empresa precisa de fornecedores que prestam serviço de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final de resíduos.

A qualificação destes fornecedores são pontos importantes para as organizações. Além disso, evita que os impactos negativos de uma má gestão de resíduos denigram sua imagem perante os clientes. Haja vista que o mercado exige mais das empresas um pensamento voltado para gestão ambiental.

É importante que os fornecedores estejam alinhados com as normas e leis relacionadas à gestão de resíduos, principalmente com a política voltada para preservação ambiental.

A gestão de fornecedores é a melhor forma de manter sob controle possíveis riscos de que terceiros possam afetar a qualidade do seu produto ou serviço, promover passivos ambientais e comprometer a reputação da sua marca. Mas essa gestão pode levar muito tempo da agenda do gestor.

VG Resíduos torna essa gestão de fornecedores da empresa um processo mais fácil e rápido. Com o auxilio da VG Resíduos o seu negócio passa a contar com ferramentas de contagem de prazos para controle de condicionantes e licenças; a automatização dos processos de comunicação; a emissão de alertas para coleta; registro e conferência de comprovantes e todos os tradicionais documentos referentes ao tratamento e disposição/destinação final de resíduos.

Automatizar o processo de gestão por meio de softwares é a melhor escolha para economizar tempo com a gestão de resíduos. O software da VG Resíduos traz diversos benefícios para a empresa. Um deles são a padronização e reunião das informações em uma base única de dados, a integração com outros sistemas. Também, a emissão de relatórios gerenciais e redução do tempo investido na contração e gestão do fornecedor.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019