reciclagem                    
       
21 Agosto
5 min de leitura

Como empreender ao transformar lixo ou resíduo em energia?

cover image
As tecnologias para transformar lixo ou resíduo em energia surgem como uma excelente opção atual e uma forma ambientalmente adequada. Saiba mais!
transformar lixo ou resíduo em energia

As tecnologias para transformar lixo ou resíduo em energia surgem como uma excelente opção atual. Com o avanço tecnológico é possível minimizar os danos do lixo ou resíduo através de uma destinação feita de forma inteligente.

Além disso, a destinação ambientalmente correta alivia os aterros sanitários, que a cada ano ficam mais lotados, poluindo o ar e o solo com o chorume do lixo depositado.

A preocupação com a destinação dos resíduos e quais as melhores maneiras de descartá-los tem sido muito debatida nos últimos anos. Principalmente após a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS em 2010. Por isso, vamos saber um pouco mais de como empreender ao transformar lixo ou resíduo em energia?

Saiba como a Política Nacional de Resíduos Sólidos influencia o meu negócio.

Transformando lixo ou resíduo em energia

transformar lixo ou resíduo em energia

A tecnologia de transformar lixo ou resíduo em energia é mais conhecida como reciclagem energética. A reciclagem energética é uma excelente opção de reutilização transformando lixo ou resíduo em energia térmica e/ou elétrica.

É muito utilizada nos países desenvolvidos como Japão, Estados Unidos, Alemanha, dentre outros. A Alemanha, por exemplo, eliminou os aterros sanitários em função da reciclagem energética.

Os Estados Unidos fornece energia elétrica a 2,3 milhões de residências, ao reutilizar resíduos em suas 98 usinas. A União Europeia conta com 420 usinas, no Japão são 249 e na Suíça são 27 usinas de reciclagem energética.

Já no Brasil no Brasil a história é bem diferente. A maioria das ideias de adotar as tecnologias para obter energia do lixo não prosperou. O estudo A Organização Coletiva de Catadores de Material Reciclável no Brasil: dilemas e potencialidades sob a ótica da economia solidária, do IPEA, apresenta estimativas que 30% a 40% de todo resíduo gerado no Brasil são considerados passíveis de reaproveitamento e reciclagem. No entanto, apenas 13% são encaminhados para algum tipo de reciclagem.

O processo de reciclagem energética consiste em aproveitar o alto poder calorífico contido nos resíduos transformando-os em algum tipo de energia.

Dentre os resíduos que podem ser utilizados na reciclagem energética, estão os restos de alimentos, materiais higiênicos descartáveis, plásticos, entre outros. Entretanto, o resíduo mais reutilizado na reciclagem energética é o plástico. A quantidade de energia que 1 kg de plástico transforma, por exemplo, é equivalente à contida em 1 kg de óleo combustível.

Gerenciamento de resíduos

Como lucrar ao transformar lixo ou resíduo em energia?

transformar lixo ou resíduo em energia

Há alguns tipos de tecnologia que permite transformar lixo ou resíduo em energia: a incineração e a compostagem.

Incineração

A incineração consiste na queima do lixo ou resíduo em fornos desenvolvidos especificamente para essa finalidade. Através da combustão é obtida a energia térmica, que posteriormente pode ser transformada em energia elétrica.

Ao incinerar os resíduos é gerado vapor. Este vapor movimenta as pás ligadas a uma turbina. Os movimentos giratórios das turbinas altera o fluxo do campo magnético dentro do gerador e, com a alternância no fluxo do campo magnético, é produzida a energia elétrica que podem ser utilizadas pelas indústrias, residências e etc..

No caso dos plásticos, são produzidos cerca de 650 quilowatts-hora (kWh) de energia por tonelada de resíduo. Um pneu contem energia equivalente a 9,4 litros de petróleo.

Essa maneira de reutilizar resíduos é uma pratica sustentável, uma vez que ocorre ainda uma redução de 70 a 90% da massa do material, restando apenas um resíduo inerte.

gestao de compra e venda de residuos

Não há geração de efluentes líquidos, pois as águas de lavagem são neutralizadas e novamente utilizadas. Os gases poluentes gerados são tratados no sistema de lavagem e de purificação de gases.

Os materiais resultantes da queima ainda podem ser reutilizados na produção de artesanato, cerâmica e até borracha.

Como empresas estão gerando renda com a reciclagem de lâmpada LED?

Compostagem

Compostagem é descrito como um processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em resíduos orgânicos. Os microorganismos e animais invertebrados que em presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria e propiciam que seus elementos químicos e nutrientes voltem a terra.

A decomposição do resíduo envolve processos físicos e químicos. Os processos físicos são realizados por invertebrados como ácaros, centopéias, besouros, minhocas, lesmas e caracóis.  Esses animais transformam os resíduos em pequenas partículas.

O processo químico é feita a partir de microrganismos que geram o biogás, que é canalizado e transformado em energia. O lixo orgânico decomposto também pode ser usado para produzir adubo.

Saiba como gerar renda com compostagem de resíduos de jardinagem.

As vantagens de reutilizar resíduos

transformar lixo ou resíduo em energia

Reaproveitar transformando lixo ou resíduos em energia:

  • minimiza significativamente o problema dos lixões e aterro;
  • as usinas podem ser instaladas próximas aos centros urbanos;
  • economiza em transporte já que pode ser construída próximos dos centros urbanos e industrias. Isso diminui as despesas com transporte a aterros que geralmente são bem distantes;
  • é a alternativa recomendada pela ONU para a destinação do resíduo urbano;
  • reduz a emissão de gases dos aterros sanitários;
  • possibilita a recuperação energética dos materiais plásticos, resíduo hospitalar, industrial e urbano;
  • a área exigida para a implantação de uma usina é inferior à de um aterro;
  • não é necessário tratamento prévio dos resíduos;
  • é um método de higienização.

Case de Sucesso

transformar lixo ou resíduo em energia

Um exemplo de aplicabilidade de tecnologia de reaproveitamento transformando lixo ou resíduos em energia é da empresa mineira de laticínios Embaré.

A empresa resolveu gerar a sua própria energia reaproveitando suas sobras industriais. .

Na cidade de Lagoa da Prata, a 200 quilômetros de Belo Horizonte foi instalado um gerador que permite a queima do gás metano, gerando 1,3 quilowatt (KW) de energia diariamente.

Mediante isso, a empresa economiza R$ 15 mil mensais, que antes eram gastos com a conta de luz.

Através do Mercado de Resíduos é possível encontrar parceiros que desejam aproveitar as tecnologias de tratamento do resíduo que possibilita a transformação em energia.

A plataforma serve para integrar interessados em resíduos e, sobretudo, estruturar uma rede de contatos que garanta o oferecimento de soluções para compra, venda, tratamento e transporte de resíduos em escala nacional.

Concluímos que utilizar tecnologias de reaproveitamento transformando lixo ou resíduos em energia contribui para diminuir os passivos ambientais. Reutilizar resíduos na produção de energia deve ser entendido como uma atividade de destinação. As organizações além de pensar nos ganhos financeiros ao destinar seus resíduos devem, também, pensar na proteção ambiental.

Gostou desse conteúdo ou achou o artigo relevante? Comente abaixo ou compartilhe nas redes sociais.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar
seta para cima