reciclagem                    
       
17 Maio
5 min de leitura

Como empreender e lucrar com a reciclagem de resíduos de madeira?

cover image
É possível empreender e lucrar com reciclagem de resíduos de madeira se transformados em pallets, briquetes, adubos orgânicos, lenha. Leia!
reciclagem de resíduos de madeira

É possível empreender e lucrar com reciclagem de resíduos de madeira se transformados em pallets, briquetes, adubos orgânicos, lenha. E, ainda, podem ser utilizados na indústria moveleira. Empreender na reciclagem se torna uma fonte de lucro.

A reciclagem de resíduos de madeira apresenta soluções viáveis e interessantes no âmbito econômico e sustentável. A reciclagem permite a captação de renda e o aumento do lucro da empresa. Além disso, diminui a necessidade do corte de árvores e descarte de madeira no meio ambiente. Confira!

Saiba quais as principais perguntas e respostas sobre reciclagem.

Reciclagem de resíduos de madeira

reciclagem de resíduos de madeira

A reciclagem de resíduos de madeira começa com a coleta do material nos locais que são gerados.  Após recolhidos o resíduo segue para a empresa responsável por aplicar o processo de reciclagem no sentido de transformar os resíduos em outros produtos. Esses produtos podem ser comercializados gerando lucro a tratadora.

O processo de reciclagem pode gerar diversos subprodutos. Logo o processo começa na etapa de separação de impurezas, tais como pregos ou fitas metálicas. Essa separação ocorre através da trituração da madeira.

Um dos subprodutos do processo de reciclagem são as placas aglomeradas. O triturado passa por um processo de aglomeração, transformando a madeira em placas.

As placas aglomeradas podem ser comercializadas a diversas outras empresas, mas o principal consumidor do reciclado são as indústrias de imóveis e fabricantes das caixas e embalagens. Ou indústrias que utilizam o resíduo reciclado no aquecimento dos fornos e caldeiras. Além disso, a madeira pode ser comercializada as empresas fabricantes de papel e celulose.

Outra forma de comercializa o resíduo de madeira é através de lascas e serragem. E há mercado para esse material. As indústrias de fabricação de fertilizantes orgânicos utilizam lascas e serragens na produção do adubo.

O maior consumidor do reciclado de resíduos de madeira é principalmente o setor de construção. O resíduo é reutilizado para acabamentos de arquitetura, pisos, entre outras composições capazes de gerar maior valor ao imóvel.

Saiba o que o tratamento de resíduos agrega à meta de reciclagem.

Mercado consumidor dos resíduos de madeira

reciclagem de resíduos de madeira

Os resíduos de madeiras podem ser comercializados para:

Compostagem: fertilizante orgânico preparado a partir de restos vegetais e animais. Nesse processo é acrescentadas lascas e serragem de madeira.

Resíduo Estruturante: é eficiente para biodegrabilidade do lodo de esgoto proveniente das estações de tratamento de esgotos antes do processo de compostagem.

Produção de energia: utilizado como biomassa para produção de energia;

Uso como lenha: principalmente em fornos de padarias, cerâmicas e olarias.

Carvão vegetal: utilizado em fornos de alvenaria conhecidos como “medas” ou “caieiras” na produção de carvão.

Produção de painéis: o resíduo é utilizado nas fábricas de madeira aglomerada.

Produção de briquetes: o briquete é feito a base de fragmentos de madeira prensada e ressecada.

Produção de Papel: restos de madeira podem ser usados na fabricação de pasta de papel.

Farinha de madeira: a farinha é obtida pelo processo de moagem das diversas aparas de madeira. É uma matéria prima que gera diversos produtos acabados ou semiacabados, para indústrias de plásticos, de fundição, de compensados, de explosivos ou de calçados.

Como a tratadora empreende?

reciclagem de resíduos de madeira

Como dito anteriormente, a reciclagem de resíduos de madeira começa na coleta do material nas geradoras. A adoção de boas práticas na coleta evita penalidades legais, uma vez que a própria Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a responsabilidade do gerador na gestão correta de seus resíduos. Conforme a lei o gerador deve garantir a destinação ambientalmente correta dos resíduos de madeira.

Depois de coletados a empresa transporta o resíduo para os centros de reciclagem para a destinação final ambientalmente correta.

O acondicionamento do resíduo deve ser feito em caçambas ou containers. Já o transporte pode ser realizado através de caminhões poliguindastes ou basculantes.

Principais tipos de resíduos de madeira

Os principais tipos de resíduos de madeira são gerados na indústria madeireira e construção civil.

Na indústria madeireira surgem cascas, cepilhos e serragem.  Já na construção civil, os resíduos de madeira surgem como entulho nos canteiros de obra e podem aparecer em forma de chapas, de ripas e também de assoalhos.

Como empreender?

Para empreender na reciclagem de resíduos de madeira a tratadora deve observar a existência de diversas variáveis. Essas irão influenciar diretamente na viabilidade técnica e econômica de uma central de reciclagem de resíduos de madeira.

A tratadora deve observar:

  • a quantidade e o tipo de resíduos existentes no mercado local;
  • os preços dos produtos reciclados no mercado para lucrar com a sua venda;
  • a eficiência tecnológica do processo de reciclagem.

A melhor forma de gerar renda com a reciclagem de resíduos é optando pela comercialização do material no mercado de resíduos. Através do mercado a empresa também encontra fornecedores de resíduos ideais e mais próximos da recicladora.

Hoje é possível localizar geradores de resíduos a partir de paginas da internet que reúnem não apenas uma ou duas, mas várias empresas que precisam de alguma forma destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta.

Mercado de Resíduos é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de resíduos. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa especializada no tratamento de resíduos aumentar seu lucro.

Utilizar o Mercado de Resíduos da VG Resíduos é fácil e rápido:

- 1º o gerador cria uma oferta do resíduo que deseja vender, sem custo;

- 2º a plataforma dispara a oferta para os tratadores cadastrados e regulares;

- 3º os tratadores de resíduos dão lances nas ofertas;

- 4º é selecionado o melhor comprador para o resíduo com base em alguns critérios: como preço, localização, rating do comprador etc.

O sistema é 100% online, com acesso 24 horas por dia. A plataforma é bem simples e didática.

Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

Assim sendo, em um cenário cada vez mais competitivo, é ideal que a empresa especializada em tratamento de resíduos saiba se posicionar. A reciclagem de resíduos de madeira gera diversos subprodutos que aumenta a chance da empresa lucrar mais com o tratamento dos resíduos. É importante que elas busquem alternativas para localizar geradores de resíduos mais próximos. Além disso, devem se preocupar em encontrar um gerador que forneça uma quantidade mínima necessária para manter o negócio.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Qual a melhor solução para sobras de madeira da construção civil?

reciclagem de resíduos de madeira
seta para cima