Como estabelecer objetivos e metas na gestão dos resíduos?

13/10/2020

 objetivos e metas na gestão dos resíduos

O estabelecimento de objetivos e metas na gestão de resíduos permite que as empresas melhorem continuamente a gestão ambiental da organização. Os objetivos e metas devem estar em acordo com a política ambiental da empresa. É bom que nos seus estabelecimentos sejam considerados os aspectos e impactos ambientais. Neste artigo saberemos como estabelecer os objetivos e metas na gestão de resíduos eficiente. Confira!

Os objetivos e metas na gestão de resíduos servem como orientação para o desenvolvimento de trabalhos voltados no melhor gerenciamento de resíduos estimulando a equipe a se empenhar para alcançar resultados positivos.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • objetivos e metas na gestão de resíduos
  • objetivos na gestão de resíduos
  • metas na gestão dos resíduos sólidos
  • dicas para elaboração dos objetivos e metas na gestão de resíduos
  • roteiro para elaborar a gestão dos resíduos sólidos

Objetivos e metas na gestão de resíduos

Quando um Sistema de Gestão Ambiental é estabelecido dentro de uma empresa, esta deve definir perfeitamente quais são os objetivos e metas de acordo com sua política ambiental.

Todavia, antes de definir esses objetivos e metas, deve-se realizar o levantamento dos aspectos e impactos ambientais. Um exemplo de aspecto e impacto ambiental é a geração de resíduos e a destinação ambientalmente correta dada a eles.

O Sistema de Gestão Ambiental possibilita o controle sobre os resíduos, o acompanhamento do ciclo de vida deles no impacto ambiental, o gerenciamento estruturado e o estabelecimento de objetivos e metas para redução na geração de resíduos.

Os objetivos e metas na gestão de resíduos serão estabelecidos após a empresa verificar todos os pontos em que ela precisa melhorar no aspecto ambiental, ou seja, depois de registrado e delineado todos os aspectos e impactos ambientais que se deseja eliminar ou mitigar.

Para as empresas, a gestão dos resíduos sólidos é uma forma de aumentar a produtividade, reduzir custos e ampliar oportunidades de negócios.

Há vários benefícios em aderir à gestão de resíduos sólidos, um deles é aumentar a produtividade: e assim, aumentar os lucros, pois consumirá menos energia, além de produzir novos materiais como matéria-prima. Além disso, a eficiente gestão de resíduos torna a empresa mais valorizada e com maior credibilidade no mercado, podendo assim, ampliar sua rede de clientes.

Gestão ambiental

Objetivos na gestão de resíduos

A gestão de resíduos sólidos constitui um conjunto de procedimentos de planejamento e implementações com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, uma coleta adequada, armazenamento, tratamento, transporte e destinação final de forma adequada, visando a preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

As definições dos objetivos na gestão dos resíduos sólidos dependem da política, visão e diretrizes da empresa, sempre com o foco: eficiência organizacional e na busca da melhoria do desempenho ambiental.

A gestão dos resíduos sólidos tem como objetivo principal: reduzir o consumo de recursos naturais e geração de resíduos, e assim evitar problemas com multas ambientais ou inadimplência legal, preconizando o respeito a toda legislação vigente.

A ISO 14001 ajuda muito na gestão ambiental, e um dos objetivos oriundos da norma é a gestão dos resíduos sólidos. Os objetivos da norma podem ser alcançados através da gestão ambiental, a saber:

gerir as tarefas da empresa no que diz respeito a políticas, diretrizes e programas relacionados ao meio ambiente e externo da companhia;

manter, em geral, em conjunto com a área de segurança do trabalho, a saúde dos trabalhadores;

produzir, com a colaboração de toda a cúpula dirigente e os trabalhadores, produtos ou serviços ambientalmente compatíveis;

colaborar com setores econômicos, a comunidade e com os órgãos ambientais para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem ou minimizem agressões ao meio ambiente.

Metas na gestão dos resíduos sólidos

A empresa deverá definir em primeiro lugar as estratégias, e depois as metas e seus recursos necessários para implantar o programa de gestão de resíduos sólidos.

No programa deverá ter as metas definidas de forma quantitativa. Para fazer uma boa gestão de metas, deve-se:

planejar: criando metas atingíveis e que estimulem as equipes de trabalho, devendo: ser metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo definido;

implementar: o gestor deve informar sobre as metas e tirar todas as dúvidas para que os trabalhos sejam realizados de forma eficaz;

acompanhar: deverá acompanhar o desempenho de todos os envolvidos, e dar um feedback constante, para ter melhoria continua do desempenho e garantir o sucesso da tarefa.

Dicas para elaboração dos objetivos e metas na gestão de resíduos

 objetivos e metas na gestão dos resíduos

Os objetivos e metas na gestão de resíduos sólidos devem estar em acordo com a política ambiental da empresa. É bom que sejam considerados a gestão ambiental, os aspectos e impactos ambientais.

Para determinar os objetivos e metas deverão ser considerados os seguintes pontos:

os objetivos e metas devem ser associados à relevância dos aspectos ambientais da empresa;

os objetivos precisam ser coerentes e determinantes para sustentarem a questão ambiental da empresa;

instituir objetivos e metas viáveis, claros e mensuráveis, para que proporcione a minimização dos impactos, leve à melhoria geral dos sistemas, atenda aos requisitos legais e normativos;

os objetivos e metas deve-se estar de acordo com o planejamento, estabelecendo-se uma escala de prioridades;

as metas devem ser quantificáveis, para que possam ser mensuráveis; também devem ter horizontes temporais, como: metas em curto prazo, médio prazo e longo prazo.

Para ajudar a estabelecer suas metas, pode-se relacionar aos problemas e desafios que a empresa enfrenta, com o objetivo de ajudar a solucionar ou mitigar esses problemas identificados.

Cada programa dentro da gestão dos resíduos sólidos deverão também ter estimados os prazos e investimentos necessários para a sua implantação.

É importante lembrar, também, de incluir o cumprimento das normas e condicionantes na questão dos resíduos sólidos.

A gestão automatizada permite o estabelecimento de objetivos e metas de forma mais fácil, já que através de sistemas de gestão de resíduos é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word. Com o software a organização realiza a gestão completa em uma única plataforma, totalmente online.

Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão. Os acompanhamentos dos objetivos e metas podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

O software VG Resíduos realiza toda a gestão de resíduos de uma organização. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

Com a tecnologia a empresa possuirá um sistema online com módulos diferenciados conforme a necessidade do seu segmento: gerador, gerenciador, transportador ou tratador.

A solução da VG Resíduos é um software excelente para atender às necessidades da organização relacionadas à gestão dos resíduos gerados, armazenados, transportados, tratados e que recebem a disposição final.

Também, através do software online, são gerados automaticamente formulários para coleta de registros de todos os dados essenciais de cada tipo de resíduo, como: destinadores, transportadores, unidades geradoras, etc.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Roteiro para elaborar a Gestão dos Resíduos Sólidos

Uma forma de alcançar os objetivos ambientais e quantifica-los é através dos indicadores de desempenho ambiental. O monitoramento de indicadores de desempenho é um princípio fundamental da gestão ambiental, pois a medição permite controlar o processo e seguir no caminho da melhoria contínua.

A seguir um bom exemplo para elaborar um bom Plano de Gestão de Resíduos Sólidos:

1 – Introdução 2 – Objetivos 3 – Diagnóstico e plano de ação do PGR 3.1 – Panorama dos resíduos sólidos 3.2 – Levantamento das atividades geradoras dos resíduos sólidos 3.3 – Situação dos resíduos 3.4 – Áreas favoráveis para a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos 4 – Metas, programas e ações para a gestão dos resíduos sólidos 5 – Investimentos necessários e fontes de recursos financeiros 6 – Monitoramento, acompanhamento, controle e avaliação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos 7 – Realização de auditorias com certa frequência 8 – Registros ambientais e das melhorias a serem realizadas

O procedimento de avaliação do desempenho ambiental da GRS é muito importante. É um processo para medir, analisar, estimar e descrever o desempenho ambiental da sua organização.

A implantação da ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental irá ajudar muito na gestão dos resíduos sólidos da sua empresa, no acompanhamento e melhoria da Gestão de Resíduos Sólidos. A nova versão da ISO 14001 saiu no final de 2015. A Verde Ghaia já está preparada para te dar todo suporte e assistência para a implantação e atualização da Certificação ISO 14001 2015.

A ISO 14001 traz soluções para manter empresa dentro das legislações referentes ao campo de atuação da empresa, oferecendo um eficiente Sistema de Gestão Ambiental, e consequentemente a Gestão dos Resíduos Sólidos.

Diante disso, concluímos que estabelecer objetivos e metas na gestão de resíduos permite uma gestão eficiente de resíduos. Para estabelecer os objetivos e metas é preciso fazer o levantamento dos aspectos e impactos ambientais.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!