×

Como estabelecer objetivos e metas na gestão dos resíduos?

Como estabelecer objetivos e metas na gestão dos resíduos?
5 (100%) 1 voto

A gestão de resíduos sólidos constitui um conjunto de procedimentos de planejamento e implementações com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, uma coleta adequada, armazenamento, tratamento, transporte e destinação final de forma adequada, visando a preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

Metas na gestão dos resíduos sólidos

A empresa deverá definir em primeiro lugar as estratégias, e depois as metas e seus recursos necessários para implantar o Programa de gestão de resíduos sólidos.

Nos Programas deverão ter as metas definidas de forma quantitativa. Para fazer uma boa gestão de metas, deve-se:

– planejar: criando metas atingíveis e que estimulem as equipes de trabalho, devendo: ser metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo definido.

– implementar: O gestor deve informar sobre as metas e tirar todas as dúvidas para que os trabalhos sejam realizados de forma eficaz.

– acompanhar: deverá acompanhar o desempenho de todos os envolvidos, e dar um feedback constante, para ter melhoria continua do desempenho e garantir o sucesso da tarefa.

Definição de objetivos

As definições dos objetivos da Gestão dos resíduos sólidos dependem da política, visão e diretrizes da empresa, sempre com o foco: eficiência organizacional e na busca da melhoria do desempenho ambiental.

A gestão dos resíduos sólidos tem como objetivo principal: reduzir o consumo de recursos naturais e geração de resíduos, e assim evitar problemas com multas ambientais ou inadimplência legal, preconizando o respeito a toda legislação vigente.

A ISO 14001 ajuda muito na questão ambiental, e um dos objetivos oriundos da norma é a questão dos resíduos sólidos. Os objetivos da norma podem ser alcançados através da gestão ambiental, a saber:

  • Gerir as tarefas da empresa no que diz respeito a políticas, diretrizes e programas relacionados ao meio ambiente e externo da companhia;
  • Manter, em geral, em conjunto com a área de segurança do trabalho, a saúde dos trabalhadores;
  • Produzir, com a colaboração de toda a cúpula dirigente e os trabalhadores, produtos ou serviços ambientalmente compatíveis;
  • Colaborar com setores econômicos, a comunidade e com os órgãos ambientais para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem ou minimizem agressões ao meio ambiente.

Importância da gestão dos resíduos sólidos

Para as empresas, a gestão dos resíduos sólidos é uma forma de aumentar a produtividade, reduzir custos e ampliar oportunidades de negócios.

Há vários benefícios em aderir à gestão de resíduos sólidos, um deles é aumentar a produtividade: e assim, aumentar os lucros, pois consumirá menos energia, além de produzir novos materiais como matéria-prima. Além disso a eficiente gestão de resíduos torna a empresa mais valorizada e com maior credibilidade no mercado, podendo assim, ampliar sua rede de clientes.

Dicas para elaboração dos objetivos e metas da GRS

Os objetivos e metas da gestão de resíduos sólidos devem estar em acordo com a política ambiental da empresa. É bom que sejam considerados a revisão ambiental, os aspectos e impactos ambientais.

Para determinar os objetivos e metas deverão ser considerados os seguintes pontos:

  • Objetivos e metas devem ser associados à relevância dos aspectos ambientais da empresa. Os objetivos precisam ser coerentes e determinantes para sustentarem a questão ambiental da empresa;
  • Instituir objetivos e metas viáveis, claros e mensuráveis, para que proporcione a minimização dos impactos, leve à melhoria geral dos sistemas, atenda aos requisitos legais e normativos.

Para estabelecer os objetivos e metas deve-se estar de acordo com o planejamento, estabelecendo-se uma escala de prioridades.

  • As metas devem ser quantificáveis, para que possam ser mensuráveis.
  • Também devem ter horizontes temporais, como: metas em curto prazo, médio prazo e longo prazo.

Para ajudar a estabelecer suas metas, pode-se relacionar aos problemas e desafios que a empresa enfrenta, com o objetivo de ajudar a solucionar ou mitigar esses problemas identificados.

Cada programa dentro da Gestão dos resíduos sólidos deverão também ter estimados os prazos e investimentos necessários para a sua implantação.

É importante lembrar também de incluir o cumprimento das normas e condicionantes na questão dos resíduos sólidos.

Roteiro para elaborar a Gestão dos Resíduos Sólidos

Uma forma de alcançar os objetivos ambientais e quantifica-los é através dos indicadores de desempenho ambiental. O monitoramento de indicadores de desempenho é um princípio fundamental da gestão ambiental, pois a medição permite controlar o processo e seguir no caminho da melhoria contínua.

A seguir um bom exemplo para elaborar um bom Plano de Gestão de Resíduos Sólidos:

1 – Introdução

2 – Objetivos

3 – Diagnóstico e plano de ação do PGR

3.1 – Panorama dos resíduos sólidos

3.2 – Levantamento das atividades geradoras dos resíduos sólidos

3.3 – situação dos resíduos

3.4 – áreas favoráveis para a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos

4 – metas, programas e ações para a gestão dos resíduos sólidos

5 – investimentos necessários e fontes de recursos financeiros

6 – monitoramento, acompanhamento, controle e avaliação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

7 – Realização de auditorias com certa frequência

8 – Registros ambientais e das melhorias a serem realizadas

O procedimento de avaliação do desempenho ambiental da GRS é muito importante. É um processo para medir, analisar, estimar e descrever o desempenho ambiental da sua organização.

A implantação da ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental irá ajudar muito na gestão dos resíduos sólidos da sua empresa, no acompanhamento e melhoria da Gestão de Resíduos Sólidos.

A nova versão da ISO 14001 saiu no final de 2015. A Verde Ghaia já está preparada para te dar todo suporte e assistência para a implantação e atualização da Certificação ISO 14001 2015.

A ISO 14001 traz soluções para manter empresa dentro das legislações referentes ao campo de atuação da empresa, oferecendo um eficiente Sistema de Gestão Ambiental, e consequentemente a Gestão dos Resíduos Sólidos.

Entre em contato com os consultores da Verde Ghaia e inicie sua Certificação já! Conheça também a plataforma para Gerenciamento de resíduos.

Caso sua empresa precise gerenciar os resíduos sólidos que ela produz, mas você ainda não sabe a maneira correta de iniciar o processo, entre em contato com a VG Resíduos, empresa do Grupo Verde Ghaia, pelo telefone (31) 2127-9137.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2018