residuos solidos                    
       
18 Junho
5 min de leitura

Como evitar os erros mais comuns no tratamento de resíduos cosméticos?

cover image
Para evitar os erros mais comuns no tratamento de resíduos cosméticos as empresas especializadas dispõem de tratamento diferentes.
tratamento de resíduos cosméticos

Para evitar os erros mais comuns no tratamento de resíduos cosméticos as empresas especializadas em soluções ambientais dispõem de algumas formas de tratamento diferentes. Cada tratamento é adequado para cada tipo de resíduo. Dentre os modos mais comuns temos a incineração, o coprocessamento ou a trituração.

É muito importante que ao tratar resíduos cosméticos seja avaliado antes o tipo de produto. Além disso, analisar qual a forma menos agressiva ao meio ambiente. Uma vez que os resíduos cosméticos contem em sua formulação vários produtos químicos. Confira!

Gerenciamento de resíduos

Resíduos Cosméticos: destino correto

tratamento de resíduos cosméticos

Para evitar erros no tratamento de resíduos cosméticos é importante avaliar o tipo de produto e qual a forma menos agressiva para o meio.

Os resíduos cosméticos são formados com componentes químicos variados. Em sua formulação contem substâncias naturais e sintéticas (substâncias químicas) ou suas misturas. Quando descartado de forma incorreta causam problemas gravíssimos ao meio ambiente, como a contaminação das águas e solo.

O Brasil é o quarto maior consumidor de cosméticos no planeta, perdendo para Estados Unidos, China e Japão. Esse alto consumo gera uma dúvida em relação à destinação final ambientalmente correta: como tratar resíduos cosméticos adequadamente?

Os resíduos cosméticos como são considerados resíduos químicos necessitam de um tratamento para neutralizar as substâncias nocivas à saúde humana e impedir impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, as embalagens devem receber algum tipo de tratamento antes de serem descartados. Após o uso ou fim da data de validade o produto e a embalagem devem ser destinados de forma ambientalmente correta.

Ultimamente, várias empresas que fabricam os cosméticos estão realizando o recolhimento das embalagens de cosméticos. Exemplos têm a Avon, que criou um programa para coletar embalagens e resíduos de maquiagem e esmaltes de qualquer marca. Com essa atitude a organização se preocupa com a sustentabilidade e a logística reversa, que deve ser implementada nas indústrias, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Saiba como sua empresa pode lucrar ao reciclar resíduos cosméticos.

Tipos de tratamento de resíduos cosméticos

tratamento de resíduos cosméticos

A escolha do melhor tratamento de resíduos cosméticos dependerá do tipo de produto químico presente. Conheça os principais tratamentos!

Incineração

A incineração de resíduos cosméticos é a alternativa correta para dar o destino adequado aos resíduos que não podem ser reaproveitados.

Esse tratamento tem o intuito de evitar problemas ambientais que os produtos químicos presente nos cosméticos causam quando em contato direto com o ambiente.

A incineração é um processo que realiza a decomposição através da queima. O resíduo é exposto a uma alta temperatura que pode ir além dos 950º C. Desta forma, a fração orgânica do resíduo é destruída através da incineração. Esse tratamento reduz consideravelmente o volume do resíduo. E as cinzas resultantes podem ser comercializadas para serem aplicadas como insumos em outros processos.

Para a realização desse tratamento de resíduos cosméticos é necessário seguir as orientações das normas regulamentadoras e realizar a incineração em ambiente controlado

Coprocessamento

tratamento de resíduos cosméticos

O coprocessamento de resíduos cosméticos é uma técnica que consiste em destruir o resíduo por meio de incineração. Geralmente, esta queima é feita nos fornos de indústrias de fabricação de cimento.

Os resíduos cosméticos são usados como combustíveis para os fornos de clinquerização.

Esse tipo de tratamento de resíduos cosméticos beneficia a indústria cimenteira, uma vez que os resíduos, após passarem pelo processo de queima, transformam-se em matéria-prima para o próprio cimento.

Trituração

Outra opção de tratamento de resíduos cosméticos é a trituração.

A trituração dos resíduos cosméticos ajuda na redução da granulometria do resíduo. Sendo assim são reduzidos gastos com o transporte do resíduo até os centros de destinação final.

Esse tratamento complementa a reciclagem e torna o resíduo mais eficiente para ser reaproveitado.

Como localizar geradores de resíduos cosméticos?

O mercado de tratamento de resíduos cresceu muito nos últimos anos com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com a lei os geradores começaram a se preocupar com as formas de destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta.

A lei determina que o gerador busque alternativas para destinar o resíduo protegendo o meio ambiente. A PNRS através dessas determinações trouxe várias vantagens para que os tratadores aumentassem seus lucros negociando os resíduos de outras organizações. Porém, onde localizar esses geradores?

Atualmente, a popularização da internet para compra e venda de qualquer produto se tornou a melhor opção para a empresa localizar geradores de resíduos mais próximos ao seu negócio.

As vantagens em utilizar a internet são o ganho de tempo e poder maior de negociação, pois é possível realizar uma pesquisa rápida e identificar vários geradores de resíduos.  A internet trouxe um processo de compra e venda rápido acabando com a perda de tempo.

Hoje é possível localizar geradores de resíduos a partir de paginas da internet que reúnem não apenas uma ou duas, mas várias empresas que precisam de alguma forma destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta.

Mercado de Resíduos é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de resíduos. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa especializada no tratamento de resíduos cosméticos aumentar seu lucro.

Utilizar o Mercado de Resíduos da VG Resíduos é fácil e rápido:

- 1º o gerador cria uma oferta do resíduo que deseja vender, sem custo;

- 2º a plataforma dispara a oferta para os tratadores cadastrados e regulares;

- 3º os tratadores de resíduos dão lances nas ofertas;

- 4º é selecionado o melhor comprador para o resíduo com base em alguns critérios: como preço, localização, rating do comprador etc.

O sistema é 100% online, com acesso 24 horas por dia. A plataforma é bem simples e didática.

Assim sendo, para evitar os erros mais comuns no tratamento de resíduos cosméticos as tratadoras devem avaliar antes o tipo de produto que será tratado. Assim, após essa avaliação escolher o tratamento mais adequado para cada tipo de resíduo. Dentre os modos mais comuns temos a incineração, o coprocessamento ou a trituração.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Sistema MTR online: o que é, exigências legais e como emitir?

tratamento de resíduos cosméticos
seta para cima