industria textil                    
       
4 Dezembro
5 min de leitura

Como ganhar dinheiro com resíduos da indústria têxtil?

cover image
Como ganhar dinheiro com resíduos da indústria têxtil? O mercado de empresas que compram resíduos pode representar uma renda atraente para recicladores.Leia!
resíduos da indústria têxtil

Como ganhar dinheiro com resíduos da indústria têxtil? No Brasil somente a Cadeia têxtil e de Confecção faturou US$ 37 bilhões durante o ano de 2015. Ela foi responsável por ocupar o segundo lugar como maior empregador da indústria, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos).  Dados como esses revelam a importância da industrial têxtil no nosso país.

Além da relevância econômica, a indústria têxtil se mostra significativa na geração de resíduos como: retalhos e aparas gerados no processo produtivo, que são os tipos de resíduos mais produzidos no processo produtivo.

O mercado de empresas que compram resíduos tem muito interesse na aquisição das aparas e retalhos, que podem representar uma renda atraente para recicladores.

Retalhos de tecidos

resíduos da indústria têxtil

Em geral, os retalhos de tecidos são gerados devido ao mal planejamento da confecção, criação, modelagem, corte e encaixe ou também à falta de padronização das matérias-primas, mão de obra desqualificada, maquinário impróprio. Esses são alguns dos motivos para a geração desses resíduos da indústria têxtil.

Pela ABNT 10004/2004, esses resíduos estão classificados como: classe II A – Não Inertes devido suas propriedades como combustilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em água, salvo em caso de contato com algum contaminante, como por exemplo, óleo lubrificante de máquinas.

Em caso de contaminação do resíduos, como por exemplo: algum produto tóxico na utilização do processo industrial, o retalho passa a ser classificado como resíduos de classe I – Perigoso. Por isso seu acondicionamento deve ser correto para evitar qualquer tipo de contaminação.

Os retalhos e resíduos de confecções em geral, ocasionam incômodo a população com poluição no aspecto visual da paisagem e entupimento de sistemas de drenagem urbana.  O que provoca enchentes, além da diminuição da vida útil do aterro, mesmo sendo um produto que pode ser reaproveitado de inúmeras formas, grande parte dos retalhos gerados ainda vão parar nos aterros.

Gestão ambiental

Resíduos têxteis podem ser lucrativos

Resíduos têxteis podem ser lucrativos

Se houver qualificação e investimentos por parte das indústrias têxteis ou mesmo do governo para a coleta dos retalhos e demais resíduos da indústria têxtil, é possível provocar uma redução significativa nos aterros sanitários.

Alguns resíduos podem ter muito validade para outras tipologias industriais, como: o jeans pode ser usado na indústria automobilística, as malhas podem ser usadas na fabricação de barbantes, e ainda tecidos sortidos podem ser usados na fabricação de mantas acústicas.

Os Sindicatos das indústrias têxteis relatam ter muitos atendimentos de empresas com interesse em doação dos resíduos e ao mesmo tempo de outras organizações a procura de aquisição de resíduos têxteis.

Medidas produtivas para redução dos resíduos têxteis

Medidas podem ser tomadas, visando diminuir a geração de retalhos. Além da importância ambiental, a gestão de resíduos também tem importância econômica, afinal todo resíduo um dia foi comprado e pago como matéria-prima, aproveitá-los e reaproveitá-los ao máxima é boa medida.

O sistema produtivo adotado em geral por empresas, tende a se preocupar com o que fazer com o resíduo já gerado, esse tipo de sistema produtivo é chamado de “sistema de produção de fim de tubo” (end of pipe).

É muito importante acondicionar os retalhos de maneira correta, separando de outros tipos de resíduos, com a finalidade de evitar todo tipo de contaminação que pode ocorrer por em decorrência do contato com outras substâncias ou outros tipos de resíduos.

Uma vez contaminado, o resíduo que era simples de se reaproveitar, acaba se tornando um resíduo de difícil gestão, além de que muitos resíduos têxteis já têm um mercado comprador, porém estes só adquirem um valor comercial se estiverem separados de outros tipos de resíduos gerados e sem contaminação alguma, retalhos e aparas contaminadas não tem valor nenhum.

Dicas para diminuição dos resíduos têxteis

Dicas para diminuição dos resíduos têxteis

Confira algumas medidas para diminuir a quantidade de resíduos gerados:

  • Redução na fonte, evitando a geração através da otimização no consumo dos tecidos, sendo importante o planejamento do corte, tendo um melhor aproveitamento dos moldes e tecidos. O ideal é que a geração desses resíduos não seja maior que 10%;
  • Reutilização dentro do próprio processo produtivo. Crie produtos alternativos que encaixem nas sobras e possam ser comercializados, como: podem ter valor para peças de coleção, ou retalhos grandes podem ser utilizados na fabricação de outras peças.
  • Venda dos retalhos e aparas para artesãos; comercialize com ONGs para geração de fonte de renda.

É muito difícil existir um processo produtivo que não gere nenhum resíduo, mas é sempre importante que se adote medidas para diminuição, além de evitar desperdícios.

Mercado dos retalhos e aparas

resíduos texteis

O mercado desses resíduos consiste na venda para empresas de reciclagem ou artesãos, que através do processo podem transformar novamente em tecido, ou até mesmo um novo produto.

Outros mercados com interesse em resíduos da indústria têxtil:

  • centros automotivos: utiliza para limpeza de peças. Assim a indústria ou a confecção gera uma aumento de renda, e o centro automotivo economiza na compra de panos, tendo em vista que o retalho a ser descartado tem a mesmo função de um novo. E diminui resíduos nos lixo;
  • outra empresa interessada nos resíduos é a fabricação de produtos esportivos: fazem enchimento dos sacos de pancadas com tecidos descartados;
  • diversos artesãos: podem utilizar para fazerem bijuterias, objetos de decoração, obras de arte, entre outros produtos. A lista é diversa.

Os resíduos descartados podem ficar armazenadas por anos em estoques ou até mesmo ir para o aterro sanitário. O problema agravante é que 70% do material produzido no mundo todo é composto por fibras sintéticas e leva dezenas de anos para se decompor.

ISO 14001 x resíduos da indústria têxtil

Caso seu negócio esteja voltado de alguma maneira para a indústria têxtil, e você precisa de auxílio profissional no que diz respeito ao gerenciamento de resíduos, entre em contato com a VG Resíduos.

Gerenciamento de resíduos

Especialista no ramo, a VG Resíduos auxilia diversas empresas a partir de softwares e ferramentas de gestão que otimizam o processo e permitem que as empresas andem em conformidade com a lei.

A VG Resíduos oferece também o Mercado de Resíduos uma ferramenta que proporciona o encontro entre empresas compradoras e vendedoras de resíduos, é um ótimo método de ganhar dinheiro com materiais que poderiam se tornar um problema.

Outro método relevante, é a certificação da ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental. A norma irá ajudar muito na gestão dos resíduos sólidos da sua empresa, indicando melhorias no processo industrial, indicação de empresas interessadas nos resíduos (aparas e retalhos).

A ISO 14001, focada na gestão ambiental, traz soluções para manter empresa dentro das legislações referentes ao campo de atuação da empresa, oferecendo um eficiente Sistema de Gestão Ambiental, e consequentemente a Gestão dos Resíduos Sólidos.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima