mercado de residuos                    
       
8 Fevereiro
4 min de leitura

Como ganhar dinheiro com vendas de resíduos?

cover image
É possível ganhar dinheiro com vendas de resíduos? Nos últimos anos, as organizações têm buscado aproveitar mais os resíduos de suas operações. Leia!

O tema é um dos desafios da atualidade para as empresas, que têm sofrido cada vez mais pressão para transformar fontes de custos em fontes de receitas

ganhar dinheiro com vendas de resíduos

É possível ganhar dinheiro com vendas de resíduos? Nos últimos anos, as organizações têm buscado otimizar sua relação com os resíduos e, não apenas no sentido ambiental, tem tentando também melhorar sua relação financeira com os materiais que restam de suas operações.

Há um grande movimento de criação de alternativas lucrativas para materiais que antes seriam destinados aos aterros e lixões. A indústria moderna descobriu que bilhões de dólares estavam sendo descartados todos os anos na forma de resíduos não aproveitáveis.

Neste artigo, explicaremos as formas mais comuns de se gerar receitas adicionais com os resíduos das empresas. Acompanhe!

Leia também: Quatro dicas para empreender com reciclagem de óleo de cozinha

Como Funciona o Comércio de Resíduos

ganhar dinheiro com vendas de resíduos

O comércio de resíduos é feito em diferentes frentes. Para fins explicativos, vamos fazer distinção entre resíduos perigosos e não perigosos:

Resíduos Perigosos

Por resíduos perigosos, entendemos que são aqueles que trazem algum tipo de risco ao meio ambiente ou à saúde humana, como por exemplo rejeitos de mineração ou o resíduo hospitalar.

Os resíduos perigosos devem ser comercializados exclusivamente com empresas que detém licenças especiais para tratamento destes materiais, isso porque, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a empresa geradora é responsável pelos seus materiais, desde a recepção da matéria prima até a destinação final.

Isso significa que, caso haja algum incidente envolvendo o resíduo em questão, a empresa pode ser responsabilizada caso não consiga provar que entregou o material à uma firma com as credenciais necessárias ao seu tratamento.

É possível afirmar que, é um pouco mais difícil ganhar dinheiro com esses resíduos, mas essa possibilidade tem ficado cada vez maior, com o avanço das tecnologias de reciclagem.

Resíduos Não Perigosos

Por resíduos não perigosos, entendemos que são aqueles que não trazem risco de contaminação ambiental ou à saúde humana, como por exemplo, sucata metálica ou resíduos de escritório.

Estes resíduos são mais fáceis de serem comercializados porque seus métodos de reciclagem são amplamente difundidos e há uma infinidade de empresas com licença de tratamento destes materiais.

São materiais que, em geral, geram receitas para as empresas que os vendem, ao no mínimo, não geram nenhum custo para sua destinação, pois podem ser doados à associações de catadores e similares.

O comércio de resíduos deve ocorrer entre a empresa geradora e outra empresa que tenha a licença para o tratamento do resíduo em questão. No caso dos resíduos perigosos, quase em 100% dos casos há custo para a empresa geradora, pois provavelmente o tratador irá cobrar para realizar um trabalho de neutralização do risco inerente ao descarte do resíduo.

A única forma de reduzir este gasto é encontrar uma empresa que possua alguma tecnologia em seu processo que empregue o resíduo perigoso como insumo, como é o caso das usinas de co-processamento de cimento, que permite que tanto os geradores, quanto as indústrias cimenteiras possam ganhar dinheiro com seus resíduos.

gestao de compra e venda de residuos

Qualquer empresa pode comprar seus resíduos?

ganhar dinheiro com vendas de resíduos

Não. Como dito no item anterior, a empresa que gera o resíduo deverá ficar atenta à licença ambiental do tratador, pois caso este não possua habilitação para trabalhar com o resíduo que está sendo destinado, o gerador poderá ser responsabilizado por qualquer incidente que o material comercializado, além de configurar não conformidade para o sistema de gestão ambiental baseado na ISO 14001.

Fique Atento ao Frete!

ganhar dinheiro com vendas de resíduos

Um dos fatores mais importantes para quem pretende ganhar dinheiro com resíduos é o frete, ele pode inviabilizar o negócio, caso seu preço somado ao valor do resíduo ultrapasse o ponto mínimo de lucratividade estabelecido pela empresa

O ideal é sempre optar por um tratador que possua frete próprio, ou que tenha o frete por sua conta. Caso contrário, deverá ser feita a conta para ver se ainda compensa vender o resíduo ao invés de simplesmente destiná-lo pelos métodos convencionais.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Vendendo Através do Mercado de Resíduos

ganhar dinheiro com vendas de resíduos

O Mercado de Resíduos, ele veio com o propósito de permitir que as empresas cadastradas no sistema pudessem comercializar entre si os resíduos de suas operações, e principalmente, permitir que empresas geradoras pudessem encontrar tratadores interessados em comprar seus resíduos, ou no mínimo, tratar por valores menores que os até então pagos aos fornecedores convencionais.

O sistema rastreia quais são as empresas na região da oferta cadastrada que possuem as licenças necessárias ao cumprimento do pedido.  Ou seja, apenas as empresas que possuem licenças para tratar o resíduo ofertado receberão as notificações da oferta.

Após selecionar as empresas habilitadas, o sistema realiza um leilão com elas, enviando um e-mail com os dados da oferta para que elas possam dar seus lances.

Os dados das empresas ofertante e compradora não são exibidos até que o negócio seja finalizado. A empresa que fez a melhor oferta, seja de compra ou de destinação, será selecionada automaticamente e então os dados serão enviados por e-mail para que as partes finalizem o negócio.

O sistema de leilão, permite que sempre os melhores valores possíveis sejam colocados para negociação, de forma que as receitas da empresa vendedora sejam sempre maximizadas, fazendo com que ela possa ganhar dinheiro com seus resíduos de forma legalmente segura, pois a empresa selecionada sempre terá as licenças adequadas.

Ganhar dinheiro com resíduos tem sido um dos temas mais estudados pelas empresas, devido à crescente competição por otimização de custos operacionais. A tecnologia tem permitido que vários materiais antes descartados, possam ser agora reciclados e assim gerarem receitas adicionais para seus emissores e compradores.

Gostou desse conteúdo desse artigo foi relevante? Comente abaixo ou compartilhe nas redes sociais.

Se interessa mais pelo assunto, leia também: Como vender resíduos e obter renda com isso?

Gerenciamento de resíduos
seta para cima