gestao de residuos                    
       
1 Abril
5 min de leitura

Como garantir a gestão de resíduos eficiente em momentos de crise?

cover image
Uma boa alternativa para garantir à gestão de resíduos eficiente em momentos de crise é utilizar a automatização do processo. Saiba mais!
gestão de resíduos eficiente

Uma boa alternativa para garantir à gestão de resíduos eficiente em momentos de crise é utilizar a automatização do processo por meio de algumas plataformas online. Com a crise do coronavírus, o caminho adotado por muitas empresas poderá ser realizar cortes em algumas áreas da empresa. Porém, fazer gestão de resíduos não é apenas uma questão de manter o valor aparente da marca. É uma estratégia inteligente para alcançar o  sucesso, além de ser uma exigência legal.

A falta de gestão de resíduos e a gestão ineficiente podem conduzir a vários problemas, os principais estão associados à poluição ambiental, o aumento dos custos com o seu descarte e os riscos de sofrer sanções pelos órgãos ambientais.

Confira como você garante a gestão de resíduos eficiente em momentos de crise, principalmente a provocada pelo coronavírus!

Crise do coronavírus afeta as empresas

gestão de resíduos eficiente

Desde que a OMS declarou pandemia do coronavírus vemos vários noticiários relatando sobre as mudanças que o vírus tem causado, principalmente sobre os negócios.

A pandemia tem forçado várias empresas, de diversos segmentos, a adotarem novos hábitos, além de modelos de negócios e de gestão. E por que não mudar a forma como sua empresa realiza a gestão de resíduos?

Por recomendação de vários órgãos de saúde, o isolamento é a melhor solução para conter a propagação do vírus. Isso faz com os empresários mude a forma de trabalho. Uns adotaram o home Office e as reuniões por conferência para proteger seus colaboradores. Ou uso de férias e banco de horas. No entanto, o que esses empreendedores não podem esquecer é que certos processos dentro da empresa não pode ser deixados de lado ou cancelados, como a gestão de resíduos.

Os pequenos e microempreendedores serão os que mais sofrerão com o fechamento de vários negócios. Muitos não têm reserva ou capital de giro para manter certas obrigações financeiras. Por isso, é mais que relevante que eles busquem meios de reduzir custos para manter os processos obrigatórios.

Mas como manter esses processos obrigatórios sem descumprir leis e normas e, também, fazer de forma eficiente? É essa a grande dúvida das empresas.

Gestão de resíduos eficiente em momentos de crise

gestão de resíduos eficiente

A gestão de resíduos é um processo obrigatório que as empresas devem realizar mesmo em momentos de crise, conforme Política Nacional de Resíduos Sólidos. Mas como realiza-la de forma eficiente?

Ao realizar a gestão de resíduos a organização esta adotando um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Tais atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento. O objetivo do gerenciamento é minimizar a produção de resíduos, preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

Contudo o isolamento social e a paralisação das atividades de vários empreendimentos tem dificultado a realização de todas essas etapas. A solução para garantir a gestão de resíduos eficiente nesse momento de crise é automatizar o processo. A automatização tem demonstrado ser uma aliada para eliminar os impactos negativos do coronavírus sobre a economia. Isso graças ao desenvolvimento de plataformas de gestão de resíduos.

Com a automatização é possível fazer a gestão de forma online. O gestor pode fazer todo o processo em home Office, não necessitando se deslocar até a empresa. Assim cumprirá com todas as obrigações legais, como a emissão de documentos, relatórios e inventários para disponibilizar aos órgãos públicos dentro dos prazos.

Com as plataformas de gestão é possível realizar a gestão de fornecedores. O gestor monitora se o fornecedor destinou o resíduo em local licenciado para tal. Se seguiu todos as normas de coleta, transporte e destinação ambientalmente correta. Além disso, consegue verificar se os documentos obrigatórios foram emitidos.

Outro benefício da automatização para garantir uma gestão eficiente em momentos de crise é as plataformas de compra e venda de resíduos. Através dessas plataformas, é possível negociar com fornecedores a coleta, transporte, tratamento e disposição final do resíduo. Isso tudo sem ir até eles. Essa negociação pode ser feita de forma online.

Aspectos de uma gestão de resíduos eficiente

A sua gestão de resíduos é eficiente quando ela reduz os impactos ambientais produzidos pelos resíduos, considera sua relação com a saúde humana e o meio ambiente e garante maior e melhor aproveitamento deles.

Para ser uma gestão eficiente é preciso:

  • ter diagnóstico do resíduo gerado: conhecer os tipos de resíduos gerados é fundamental em uma gestão de resíduos eficiente. Para ter o diagnóstico é preciso ter controle dos resíduos gerados. É somente através do software o controle da geração é feito de forma confiável;
  • ter equipe envolvida na gestão de resíduos: através do software de gestão é possível sincronizar os setores que desenvolvem trabalhos de forma conjunta. Quando a equipe compartilha dados referentes à gestão de resíduos tendem a se integrar melhor, e consequentemente, a sua gestão é eficiente. Portanto, a sua empresa precisa garantir que todos tenham o mesmo acesso a informações e arquivos da gestão de resíduos;
  • ter fornecedor qualificado para destinar resíduos: O Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um local onde geradores encontram fornecedores qualificados. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e geradores;
  • ter um sistema de logística reversa;
  • ter monitoramento da gestão de resíduos: o monitoramento e a análise dos dados do gerenciamento faz com que a empresa enxergue o resíduo não como um problema, mas como uma solução estratégica para seu negócio.

Conte com a VG Resíduos para enfrentar esse momento de crise

gestão de resíduos eficiente

Para garantir a gestão de resíduos eficiente em momentos de crise, a forma mais rápida e fácil é ter um software de gestão. São vários benefícios que lhe darão a chance de deixar tarefas burocráticas e focar no que é mais importante para no gerenciamento.

VG Resíduos é uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

As empresas têm aderido ao VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações e possibilitar uma gestão mais estratégica do processo.

Os benefícios em ter o software da VG Resíduos são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos;
  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo;
  • padroniza a comunicação com fornecedores;
  • minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa;
  • permite o controle completo de documentação e licenças;
  • otimiza a elaboração de relatórios e inventários;
  • auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento;
  • sistematiza as informações em gráficos para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Sendo assim, a maneira mais fácil de garantir a gestão de resíduos eficiente em momentos de crise é automatizar o processo. Ao automatizar a gestão de resíduos a empresa terá a chance de promover a qualidade da separação e da comercialização dos materiais, reduzir as possibilidades de danos ao meio ambiente e à saúde pública, promover a redução de custos e de desperdícios. Assim sendo, contribui para o aumento dos lucros do negócio.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gestão ambiental
seta para cima