mtr                    
       
29 Janeiro
4 min de leitura

Como garantir a transparência e a rastreabilidade na gestão de resíduos?

cover image
A transparência e a rastreabilidade na gestão de resíduos é fundamental para se ter o máximo de controle e eficiência nos processos. Saiba mais!
rastreabilidade na gestão de resíduos

A transparência e a rastreabilidade na gestão de resíduos é fundamental para se ter o máximo de controle e eficiência nos processos, além de reduzir custos e evitar desperdícios. Por isso, devemos ficar atentos ao controle de resíduos, desde a geração até a sua destinação final.

A gestão de resíduos não é só uma questão estratégica. É, também, uma determinação legal abordada pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Saiba mais!

Rastreabilidade na gestão de resíduos

A rastreabilidade na gestão de resíduos é uma forma estruturada e organizada de obter informações detalhadas e transparentes de todos os resíduos gerados e encaminhados à destinação final.

Ter controle de resíduos e rastrea-los é fundamental para as empresas, uma vez que elas devem cumprir a legislação ambiental e disponibilizar para os órgãos públicos informações referentes ao correto gerenciamento de resíduos.

Através do controle será possível rastrear informações referentes ao gerador, o tipo de resíduo, volume e informações da transportadora que realizou a destinação, bem como a forma de destinação final.

Com a rastreabilidade a empresa poderá acompanhar o destino dos resíduos, avaliar com antecedência o histórico legal de cada fornecedor e gerenciar o banco de dados com informações atualizadas sobre a movimentação dos mesmos.

Para ter rastreabilidade é necessário abandonar o controle feito através de planilhas em Excel, documentos em Word e papéis, pois esses meios dificultam na geração de indicadores eficiente e, em algumas situações pode acontecer de se perder dados quanto à gestão. Outra falha do controle de rastreabilidade através de planilhas é a demora na obtenção de dados importantes, já que muitas vezes as informações estão espalhadas em diversas planilhas, ao invés de estarem centralizadas.

Contudo, o software de gestão de resíduos da VG Resíduos, gerencia desde a geração até a destinação. A plataforma controla qual o resíduo, fonte geradora e a quantidade que foi gerada, os períodos, bem como as formas como foi destinado.

Ter controle da gestão de resíduos através de plataformas online demonstra a transparência das informações, a rastreabilidade dos dados, as evidências coletadas, a necessidade de tomada de ação, entre muitas outras oportunidades eficientes no controle de resíduos.

Transparência e rastreabilidade na gestão de resíduos

rastreabilidade na gestão de resíduos

Para garantir a transparência e rastreabilidade na gestão de resíduos a empresa emite os documentos exigidos por lei e pode contar com auxilio da tecnologia.

Os documentos como MTR, CADRI e CDF são usados para monitorar o destino dos resíduos. Além disso, demonstram que a empresa adota um conjunto de ações adequadas no gerenciamento.

O uso da tecnologia, como softwares de gestão, integra as informações necessárias para controle da coleta, de forma que toda quantidade de resíduo gerado e em qual fonte geradora foram produzidos é armazenado, bem como o destino desses resíduos.

Os sistemas de gestão de resíduos facilitam todo o gerenciamento permitindo localizar e identificar cada resíduo gerado nos processos da organização. Além de facilitar o acesso ao histórico do material até seu destino final. O sistema fornece de modo estruturado e organizado, informações detalhadas referentes à coleta, ao transporte, ao recebimento, ao tratamento e o descarte final.

Uso da tecnologia para rastrear a coleta de resíduos

rastreabilidade na gestão de resíduos

Investir em tecnologia na sua gestão de resíduos otimiza todo processo, além de reduzir significativamente o desperdício e custos dentro da empresa. A tecnologia auxilia no controle total do gerenciamento, a gerar automaticamente os documentos e relatórios exigidos por lei, a encontrar o melhor preço para destinação, a realizar a gestão de seus fornecedores, entre outros benefícios.

A tecnologia na gestão de resíduos busca alternativas para otimizar o trabalho do gestor, evitar erros que podem prejudicar a organização financeiramente e ambientalmente e, ter controle sobre cada etapa da coleta.

Para rastrear a coleta de resíduos, muitas empresas utilizam a plataforma da VG Resíduos para emissão do MTR.

A plataforma MTR é totalmente integrada com os Sistemas de MTR online obrigatórios pelos governos: ou seja, para os Estados que exige a emissão em seus sites a plataforma da VG Resíduos consegue exportar as informações necessárias. Além disso, é totalmente gratuita e altamente customizável, ou seja, a geradora configura todos os campos do MTR como quiser.

VG Resíduos garante a transparência e rastreabilidade

rastreabilidade na gestão de resíduos

Diversos controles para garantir a transparência e a rastreabilidade na gestão de resíduos são possíveis através do software da VG Resíduos, dentre eles:

Controle de documentos

O controle de documentos do software permite a geração automática de diveros documentos exigidos, além de evitar penalidades ambientais.

Também monitora os prazos sobre seus documentos, controla as licenças de fornecedores que prestam serviço de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos gerados.

Emissão de documentos de forma automática

A legislação referente à gestão de resíduos exige a emissão de alguns documentos. Esses documentos podem ser gerados automaticamente através do software.

Controle da geração, armazenamento e destinação de resíduos

Ter controle da geração, armazenamento e destinação de resíduos é muito importante para comprovar aos órgãos ambientais que esta sendo feito de forma ambientalmente correta. Através do software será possível manter todas as informações atualizadas em um ambiente seguro e acessível.

Todos os dados da gestão de resíduos ficam centralizados no software, onde podem ser visualizados e monitorados por meio de relatórios gerenciais e gráficos, servindo de base para tomada de decisões e disponibilização de informações para órgãos ambientais. Com o software a perda de dados é nula.

Assim sendo, garantir a transparência e a rastreabilidade na gestão de resíduos é possível através do software da VG Resíduos que auxilia no controle de documentos importantes exigidos por lei, que garante a destinação final. Além de contribuir para identificação de ineficiências no processo produtivo, redução de custos e desperdícios.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como rastrear seu resíduo e garantir que ele chegue ao destino?

seta para cima