reciclagem                    
       
16 Novembro
5 min de leitura

Como gerar renda com a reciclagem de pilhas e baterias usadas?

cover image
A reciclagem de pilhas e baterias usadas resolve um dos grandes problemas ambientais do descarte incorreto destes resíduos. Leia!
reciclagem de pilhas e baterias usadas

A reciclagem de pilhas e baterias usadas resolve um dos grandes problemas ambientais do descarte incorreto destes resíduos: que é a poluição do meio ambiente com mercúrio, chumbo, zinco e outros metais pesados.

Após as pilhas e baterias serem utilizadas são necessários cuidados especiais para destiná-los. A melhor opção é o tratamento através da reciclagem. No Brasil, a reciclagem desses resíduos ainda é baixa. Isso devido a alguns fatores, por exemplo, a falta de conscientização da população sobre a maneira correta de descarte.

Através da reciclagem destes resíduos é possível o tratador gerar renda aumentando seu lucro. Quer saber como ganhar dinheiro com a reciclagem de pilhas e baterias? Confira neste texto!

Saiba se é possível reaproveitar resíduos perigosos aqui.

descartar resíduos de cosméticos

O que são resíduos de pilhas e baterias?

reciclagem de pilhas e baterias usadas

As pilhas e baterias são produtos largamente utilizados no cotidiano das pessoas. Encontramo-los em diversos objetos, na residência, comércios e indústrias. De acordo com a NBR 10.004 pilhas e baterias são classificadas como resíduos domésticos especiais.

Por conter metais pesados é extremamente perigoso e que requer cuidados especiais.

Desde 2008 todos os pontos de venda de pilhas e baterias do Brasil devem oferecer aos consumidores postos de coleta para receber as pilhas e baterias descartadas. Após coletado o resíduo é encaminhado aos fabricantes e importadores que, por sua vez, serão responsáveis pela reciclagem ou pelo descarte definitivo em aterros sanitários.

Os limites máximo de chumbo, cádmio e mercúrio nas pilhas e baterias foram estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 401. Nesta resolução, também, são definidos os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos.

descartar resíduos de cosméticos

Tipos e usos de pilhas e baterias

Veja alguns diferentes tipos de pilhas e baterias e seus usos:

  • comuns – são feitas de zinco e manganês. Comumente utilizado em brinquedos, máquinas fotográficas, controles remotos etc.;
  • alcalinas – são feitas de alcalina e manganês. Muito utilizadas em brinquedos, máquinas fotográficas, controles remotos etc.;
  • de níquel-metal-hidreto, de zinco, de lítio, de íon-lítio  – são baterias muito utilizadas em celulares, telefones sem fio, filmadoras e notebooks;
  • de chumbo – são as baterias de carro. Também são usadas em indústrias e em filmadoras;
  • de níquel-cádmio – usadas em telefones sem fio, celulares, barbeadores etc.;
  • de óxido de mercúrio – usadas em instrumentos de navegação e aparelhos de instrumentação e controle.
descartar resíduos de cosméticos

Riscos da destinação inadequada

reciclagem de pilhas e baterias usadas

As pilhas e baterias, quando descartadas de forma ambientalmente incorreto, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d’água e os lençóis freáticos. As consequências são gravíssimas para a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e para o homem, pela cadeia alimentar.

A qualidade do produto obtido na compostagem do resíduo orgânico pode ser afetada devido a componentes tóxicos destes resíduos.

Os componentes tóxicos encontrados nas pilhas são: cádmio, chumbo e mercúrio. Todos afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões, pois eles são bioacumulativos.

A melhor opção de tratamento destes resíduos é através da reciclagem. A incineração pode parecer ser uma alternativa mais econômica, porém que não gera renda como a reciclagem de pilhas e baterias. Através da reciclagem, o tratador pode lucrar com a venda dos componentes.

Além disso, a incineração gera cinzas que contem os resíduos tóxicos. Estes podem volatilizar, contaminando a atmosfera.

Como é realizada a reciclagem de pilhas e baterias?

reciclagem de pilhas e baterias usadas

A reciclagem de pilhas e baterias tem o intuito reaproveitar os metais e outros materiais presentes. Atualmente, são três as tecnologias aplicadas na reciclagem de pilhas e baterias: mineralúrgica, hidrometalúrgica e pirometalúrgica.

Vamos conhecer cada tipo de tecnologia!

Mineralúrgica

A reciclagem mineralúrgica é uma tecnologia aplicada muito para baterias industriais de grande porte. O processo é realizado através da separação ou concentração dos materiais que compõem essas baterias.

O processo se inicia com a remoção do eletrólito da bateria, quando este é líquido. Posteriormente, é realizada a desmontagem do invólucro da bateria para a remoção de plásticos e isolantes. Também são retirados os eletrodos e placas.

É um processo de reciclagem limitado, porém barateia, substancialmente, o custo dos processos subsequentes.

Hidrometalúrgica

Na reciclagem hidrometalúrgica os metais moídos existentes nas pilhas e baterias é dissolvido em solução ácida ou básica.

Esses metais posteriormente são recuperados por:

  • precipitação – neste processo o metal é recuperado variando o pH da variando solução;
  • extração por solventes –neste processo são utilizados diferentes solventes. Esses solventes se ligam com íons metálicos permitindo que os metais sejam recuperados posteriormente por eletrólise ou por precipitação.

A reciclagem hidrometalúrgica tem vantagens, por exemplo, a economia de energia (este é um processo que utiliza menos energia que o processo pirometalúrgico). No entanto, também tem suas desvantagens, pois é um processo que gera resíduos que precisam ser tratados posteriormente.

Pirometalúrgica

Neste processo de reciclagem de pilhas e baterias os metais são recuperados através da aplicação de altas temperaturas. Posteriormente são separados os componentes metálicos e não metálicos.

Os componentes metálicos são aquecidos a temperaturas superiores a 1000ºC. Nesse processo ocorre a destilação de mercúrio, zinco, cádmio e outros. O destilado posteriormente será condensado. O resultado desta tecnologia de reciclagem é material com alto grau de pureza.

A pirometalúrgica é muito mais vantajosa que a hidrometalúrgica, pois não gera resíduos sólidos perigosos. A desvantagem é o alto consumo de energia, uma vez que as temperaturas do processo variam entre 800 e 1500ºC.

Como lucrar com o reciclado?

reciclagem de pilhas e baterias usadas

O material que é recuperado na reciclagem de pilhas e baterias pode ser comercializado gerando lucro para a empresa.

Os componentes não metálicos, como plástico, podem ser vendidos a outras empresas que tem interesse em adquirir o material. Os demais podem ser vendidos como matéria prima para indústria do chumbo, ou podem ser utilizados como pigmentos que dão cor a tintas, cerâmicas e fogos de artifício.

Para ajudar nisso, a plataforma Mercado de Resíduos da VG Resíduos permite ao tratador encontrar empresas que precisam realizar a destinação do resíduo. Após a reciclagem o tratador consegue comercializar os componentes resultantes da reciclagem.

Negociação online de resíduos: como vender e lucrar mais?

Diante disso, concluímos que a reciclagem de pilhas e baterias usadas é a melhor forma de tratamento do resíduo e que gera mais lucro para o tratador. O tratamento de pilhas e baterias deve ser realizado com responsabilidade para recuperar todos os metais tóxicos presentes. Além do mais, o tratador deve respeitar todas as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e CONAMA nº 401.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo em nosso blog: Como demonstrar seus diferenciais como tratador de resíduos perigosos?

descartar resíduos de cosméticos
seta para cima